A Prefeitura de Itabirito conquistou o Selo Gestão Sustentável – Nível Safira, concedido pela Caixa Econômica Federal. O reconhecimento atesta a qualidade e a eficiência da Administração Pública municipal, com destaque para as práticas de governança e de responsabilidade socioambiental.
A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades municipais e representantes da Caixa. “Essa conquista reafirma o compromisso com a responsabilidade fiscal, a transparência e o desenvolvimento sustentável. Itabirito vem se consolidando como referência em gestão pública eficiente e moderna, voltada para o bem-estar da população e para o futuro”, afirmou o prefeito Elio da Mata.
O selo reconhece os municípios que apresentam indicadores de boas práticas em governança, responsabilidade social, ambiental e climática, refletindo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a transparência.
“É uma honra para a Caixa reconhecer esse grande parceiro que é o município de Itabirito. Estamos valorizando uma gestão que transforma ideias em atitudes. É o momento de reconhecer todo o trabalho voltado à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável”, destacou o superintendente de rede da Caixa, João Maurício Rezende.
Avaliação de 20 indicadores
O Selo Gestão Sustentável avalia 20 indicadores distribuídos em quatro categorias: ambiental, social, governança e climática. Os indicadores têm pesos específicos, conforme a relevância, e a pontuação obtida representa o nível de maturidade alcançado pelo município em cada dimensão avaliada.
Itabirito já havia recebido o selo, na categoria Safira, em 2023. A nova certificação reafirma o compromisso permanente de Itabirito com a sustentabilidade, a transparência e a boa gestão dos recursos públicos, cumprindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).





