O Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo, bloco carnavalesco que festeja a diversidade e a inclusão, vai animar a manhã de domingo, dia 28 de janeiro, na Escadaria do Memorial Vale com apresentação marcada para às 10h30 (com intérprete de Libras). Idealizado pelo artista plástico Marcelo Xavier, a proposta do grupo é promover a inclusão das pessoas com deficiência no carnaval e massificar a mensagem de combate ao preconceito.
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .
Desde 2016, o bloco tem arrastado milhares de foliões pelas ruas do bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte durante o carnaval, em cortejos inclusivos que reúnem pessoas com deficiências. “Todo mundo cabe no mundo” acolhe interessados com qualquer tipo de limitação, não apenas como foliões, mas em todas as esferas do bloco. A bateria, por exemplo, é aberta. Ela é composta por uma base de ritmistas mais profissionais, e o restante é para qualquer um que quiser tocar.
A ideia de criação do Bloco surgiu em 2012, a partir da iniciativa “Preconceito Zero – Todo Mundo Cabe no Mundo”, do artista plástico Marcelo Xavier e de um grupo interessado em tornar o mundo um lugar aberto e diverso. Sob a bandeira da inclusão, o objetivo é proporcionar a participação de pessoas com deficiência na programação da folia.
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.