A banda mineira Bistrô disponibiliza seu mais recente álbum “A Banda Que Canta o Amor”, que reúne cinco músicas inéditas e duas releituras, em uma mistura única de Pop, Samba Rock e MPB. E pra lançar este novo trabalho, nada mais apropriado e prazeroso que combinar música e gastronomia. O show de lançamento de “A Banda Que Canta o Amor”, que acontece no dia 7 de dezembro, a partir de 17 horas, no palco do Sam Car Club, em Nova Lima (MG), além de um repertório musical dançante e cheio de energia, contará com open food recheado de mineiridade.
O álbum “A Banda Que Canta o Amor” traz cinco músicas inéditas de autoria dos integrantes do grupo: “Copacabana” e “Lençóis”, compostas e interpretadas por Peterson Soares, “Sabe Eu” e “Teu lar”, de Vinny Soares e cantadas por ele, e “Lua”, que Wallace Laender compôs e interpreta. As releituras incluídas no álbum são “Morena”, de Gonzaguinha, e “Lua e Estrela”, de Vinícius Cantuária (lançada por Caetano Veloso).
Como adianta o título do álbum, o repertório de “A Banda Que Canta o Amor” é composto por canções românticas e intimistas. Como é o caso dos dois primeiros singles do álbum, já aprovados pelo público: “Lua e Estrela”, que ficou conhecida na voz de Caetano Veloso, uma das principais referências musicais do grupo, e “Lençóis”, de Peterson Soares e interpretada pelo autor, uma balada pop com elementos de rock e reggae.
O grupo surgiu em 2012, quando os irmãos Wallace Laender (voz e violão), Peterson Soares (baixo e vocal) e Winny Soares (guitarra e vocal) e o amigo Leo Brito (bateria) resolveram iniciar uma série de encontros gastronômicos temperados com música, como forma de unir esses dois talentos que eles compartilhavam.
Batizado Bistrô – numa alusão direta aos seus dotes culinários (Peterson e Leo são chefs de cozinha), o grupo lançou em 2022 o EP “Minha preta”, com a chancela da Sony Music. Antes de “Minha preta”, o grupo já contabilizava alguns registros fonográficos: o álbum “Por que não?”, de 2018, os EPs “Eternos namorados” e “Bistrô de Natal”, ambos de 2020, e alguns singles, lançados a partir de 2017.
“A gente está na música há muito tempo, desde pequenos eu e meu irmão já apresentávamos na igreja. Depois começamos a fazer shows amadores, tocando cover de sucessos da MPB”, diz o vocalista Wallace.
Em 2018, ele mostra ao grupo a composição “Te Amando Calado”, dando início à produção autoral do Bistrô. Com esta canção a banda viu seu raio de alcance se ampliar: ela estourou na internet, chegando a receber comentários elogiosos de músicos e artistas. Outro ponto de virada determinante na trajetória do Bistrô veio no final de 2020, com o lançamento de “Bistrô de Natal”.
Em 2023, o grupo encarou o desafio de enveredar-se pelo universo de Moraes Moreira e Luiz Galvão, dois grandes nomes da MPB que integraram a banda Novos Baianos, sucesso nos anos 70, gravando a inédita “Amigo Joel”.
O repertório de influências e preferências dos integrantes do Bistrô é amplo e variado, segundo Wallace. “Da MPB, a gente bebe em Djavan, Caetano, Chico Buarque e outros, como também nas bandas de pop rock que surgiram nos anos 1990. Da música norte-americana, podemos citar Michael Jackson, entre outros grandes nomes da black music. E pelo fato de sermos negros, tem também uma herança africana no nosso som, um suingue natural, que é nosso,” diz.
Compositor e líder natural do grupo, Wallace frisa que seus irmãos também têm a verve lírica e melódica afiada. “Nosso processo sempre foi muito coletivo. Desde o início, todo mundo compunha, e o que passava no crivo dos quatro era levado para os shows e para o estúdio. Temos sintonia para compor, falamos do que nossa música carrega: ela é sonhadora, tem esperança, tem dor, tem sofrimento, mas também é cheia de alegria e inclusiva”, comenta.
Bistrô – Show de lançamento do álbum “A Banda Que Canta o Amor”
Bailinho Vila da Serra com open food comida de boteco
Data: 7 de dezembro de 2024.
Horário: 17 horas.
Local: Sam Car Club (Serena Mall)
Rod. Januário Carneiro, 8625 – Vale do Sereno, Nova Lima – MG