sábado, setembro 7, 2024
HomeNoticiasCulturaBelo Horizonte ganha mural do artista italiano Millo, obra fica em rua...

Belo Horizonte ganha mural do artista italiano Millo, obra fica em rua histórica do bairro Lagoinha

Um dos principais nomes da arte urbana mundial veio a convite do Consulado da Itália em Belo Horizonte

Ficou pronto no domingo (22/10) um mural de 200m2 no Bairro Lagoinha, feito pelo artista italiano Millo. O mural, que faz parte da programação da Giornata del Contemporaneo, que acontece durante todo o mês de Outubro é uma ação do Consulado da Itália em Belo Horizonte em parceria com a Pública, agência de arte de Juliana Flores, uma das idealizadoras de importantes projetos de arte pública da cidade como o CURA, MAMU – Morro Arte Mural e Festa da Luz. A pintura tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e do Viva Lagoinha.

“Quando veio o convite do Consulado, logo nós pensamos que teria que ser na Lagoinha, pela ligação do bairro com a Itália e também porque já havia acontecido uma ação do Consulado em 2018, quando trouxeram a Alice Pasquini, uma artista italiana que pintou o viaduto da Lagoinha” conta Juliana Flores. “Chamamos então o Felipe Thales, do Viva Lagoinha, um parceiro com quem já havia trabalhado no CURA Lagoinha e que, por coincidência, tinha o sonho de ter um mural do Millo no bairro. Ele mapeou todas as empenadas disponíveis e nossa escolha foi por estar numa rua histórica, que é a Rua Itapecerica, onde rolavam as pedras da pedreira Prado Lopes, fundação de Belo Horizonte. É uma rua que merece toda a nossa atenção, o mural é também um convite, um estímulo para uma ocupação criativa e cultural” finaliza.

A obra de Millo está na rua Itapecerica, nº 508, na empena do galpão de mercadorias apreendidas da Receita Federal. É a primeira vez que o artista pinta no Brasil e a obra condensa várias camadas de significado do bairro como a população que vive de coleta e venda de sucatas, esse coração grande que une toda a população que luta pela requalificação do bairro e também articula com a temática de sustentabilidade da Giornata del contemporaneoao trazer o tema da reciclagem. “Sabia que a Lagoinha foi o primeiro bairro onde chegaram os imigrantes italianos no início do século passado. E que também hoje enfrenta desafios ao mesmo tempo em que é conhecida por parte da população que realiza a coleta. O mural é uma homenagem a tudo isso, onde mostro um personagem que arrasta pela cidade objetos que tomam a forma de um coração. É uma vontade de fazer este coração voltar a bater forte.”

Millo, nome artístico de Francesco Camillo Giorgino, pinta murais em grande escala que mostram habitantes amigáveis explorando seu ambiente urbano. Ele usa linhas simples em preto e branco com traços de cor quando necessário, e muitas vezes incorpora elementos de arquitetura em suas pinturas. O artista participou dos principais festivais de arte urbana do mundo e é um dos principais nomes da arte contemporânea urbana mundial.

 

Giornata del Contemporaneo

 

O Consulado da Itália em Belo Horizonte traz a 19ª Giornata del Contemporaneo, iniciativa promovida pela AMACI, Associação dos Museus de arte contemporânea italianos, para o bairro Lagoinha em Belo Horizonte.  A Giornata del Contemporaneo abre espaço para refletirmos sobre a natureza e as interações, interseções possíveis sobre arte, design, ciência sobre visões de mundo e futuros possíveis. Para a Ocasião o Consulado da Itália traz o artista Italiano Millo, um dos principais nomes da artes contemporânea urbana mundial!  A iniciativa tem o apoio da Direção Geral de Criatividade Contemporânea do Ministério da Cultura italiana.

 

SERVIÇO

Data: 18 a 22/10 – pintura mural Lagoinha

Local: Rua Itapecerica, 508. Lagoinha

Artista: Millo

Realização: Consulado da Itália em Belo Horizonte – Giornata del Contemporaneo/ AMACI – Associação dos Museus de arte contemporânea italianos

Produção e curadoria: Pública/Juliana Flores

Parceria: Viva Lagoinha/Filipe Thales

Apoio: Prefeitura de Belo Horizonte

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments