Belo Horizonte voltou a celebrar a arte de botecar em grande estilo. Após um mês de muita criatividade, sabor e confraternização, o Festival Botecar 2025 revelou, na última segunda-feira, os bares vencedores da sua 9ª edição em uma grande festa que reuniu público e amantes da boa comida. O Bar do Kxote foi o campeão desta 9ª edição com o prato Lombo Barroco, uma homenagem à arte e ao artesanato mineiro.

A receita vencedora combina fatias suculentas de lombo recheado com banana-da-terra, cozido lentamente no molho da casa, acompanhadas de purê rústico de mandioca recheado com requeijão e mussarela. O toque final fica por conta da farofa crocante de torresmo mineiro, que traz textura e sabor a essa verdadeira escultura gastronômica.

Localizado na região do Barreiro, o bar se transformou em uma galeria de arte temporária, com pinturas e esculturas espalhadas pelo salão. O proprietário Fabrício Silva, ao lado da esposa e sócia Aline, explica que o prato foi inspirado na riqueza dos traços do barroco mineiro e na parceria com a Casa Atelier BH, que reúne artesãos locais.

“Este tira-gosto foi pensado como uma verdadeira obra de arte. Em parceria com a Casa Atelier BH, onde conhecemos artesãos de talento singular e dedicação ao artesanato 100% mineiro, criamos um prato que traduz em sabores a alma do barroco mineiro. É uma homenagem à arte feita à mão, com camadas de tradição, afeto e muita criatividade”, destaca Fabrício.

Emocionado com a conquista, Fabrício agradeceu ao público e à equipe: “Foi muita dedicação, muito trabalho, muita luta, muita correria, para no final dar tudo certo. A gente está muito feliz. Não tenho palavras para descrever essa emoção”, disse.

Na edição anterior, o Bar do Kxote havia conquistado o terceiro lugar.

 

Conheça os outros vencedores do Botecar 2025

2º lugar – The Bulltique Vino Bar – Duo de Língua do Bola

Carpaccio de língua de boi defumada com molho pesto + brochete de língua de boi marinada ao vinho (língua, pimentões, cebola e bacon) na brasa com molho agridoce especial da casa, acompanhada de farofa e finalizada com molho chimichurri.

3º lugar – Bar Laminense – Jeitin de Vó Cupim marinado na cerveja preta e cozido lentamente, servido com farofa de castanha-do-pará e banana-da-terra, batatas rústicas e geleia artesanal de pimenta-biquinho, produzida no próprio bar.

4º lugar – Bistrô Garagem do Gunda – Segredos de Yara

Costelinha suína suculenta servida com purê cremoso de abóbora cabotiá, goiabada cascão e queijo mussarela gratinado.

5º lugar – Peixinho da Ju – Pastel de Rede

Pastel crocante recheado com moqueca de tilápia, servido com pirão cremoso que realça o sabor do recheio.

 

Botecar: sabor, arte e expansão

Com o tema “Sabores Artesanais – Feito à Mão, Feito com o Coração”, o Festival Botecar 2025 celebrou o encontro entre a arte, o artesanato e a cozinha mineira. Em sua 9ª edição, o evento segue em plena expansão nacional: após Belo Horizonte, novas edições serão realizadas no Rio de Janeiro e em Brasília, além de chegarem, nos próximos meses, a Divinópolis, Goiânia, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberlândia. Com isso, o Botecar reforça seu compromisso de valorizar a cultura dos botecos e a gastronomia regional, levando seu sabor autêntico e clima descontraído a ainda mais brasileiros.

Para o idealizador do festival, Antônio Lúcio Martins, o Botecar vai muito além da gastronomia: “O Botecar é uma celebração da identidade mineira. Cada prato, cada história e cada participante ajudam a contar um pouco do que somos: criativos, acolhedores e apaixonados por reunir pessoas em torno da boa mesa. Ver o festival crescer e conquistar outras cidades mostra a força dessa cultura que é feita à mão e com o coração”, afirma.

 

Parcerias e patrocínios

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil, Del Maipo

Apoio: Cachaça Decisão

Promoção: Encontro, Estado de Minas, TV Alterosa e Rádio Mix

Realização: AL2 Eventos

Cerveja oficial – Petra Puro Malte

 

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here