sexta-feira, fevereiro 21, 2025
HomeRelacionadosBaianas Ozadas recebe Fabiana Cozza para cantar na Lavagem em cortejo no...

Baianas Ozadas recebe Fabiana Cozza para cantar na Lavagem em cortejo no Carnaval de BH

Fabiana Cozza – Marcos Hermes.

 

Bloco sai na segunda-feira de folia, 03 de março, com a presença da premiada cantora no trio elétrico, levantando a bandeira do respeito à mulher, com músicas inéditas e homenagem aos 40 anos de axé music

O bloco de carnaval Baianas Ozadas anuncia a participação mais que especial de uma das maiores vozes do samba contemporâneo: a cantora Fabiana Cozza, que estará em cima do trio elétrico com a banda Ozada para a abertura do cortejo, que será realizado na segunda-feira de carnaval, 03 de março, com concentração a partir das 08h, na Avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José. O tema do desfile este ano é “Mulher, você gera o mundo: mais respeito, mais amor”, uma celebração da força feminina e um chamado ao respeito e à igualdade.
Geo Ozado, fundador, mentor e líder do bloco, revela que estava ansioso para anunciar a novidade. “É uma alegria muito grande receber a talentosa e querida Fabiana Cozza em nosso cortejo. Fabiana e uma das vozes mais lindas que conheço e a considero a maior cantora da minha geração. Com o tema especial que trazemos do carnaval deste ano de respeito e valorização das mulheres, não haveria melhor escolha para cantar conosco para o sagrado feminino na Lavagem da escadaria da Igreja de São José”, disse. O momento ainda contará com o toque inicial do ogã baiano Betho Wilson, também cantor e compositor, que vem de Salvador para participar do cortejo e, na ocasião, lança o single autoral “Mais Fiel”.
Duas novas canções serão apresentadas na avenida. A música tema “Mais respeito, mais amor” reforça a mensagem do bloco às causas femininas e contra o assédio e violências contra as mulheres. Já “Yayá Marabô,” uma parceria entre Geo Ozado e os baianos Pablo Moraes e Priscila Magalhães, aparece como uma cantiga de amor em homenagem a Iemanjá, grande mãe e figura feminina, também para celebrar 40 anos de Axé Music; esta última mistura no arranjo o ijexá e o samba reggae, dois dos ritmos mais tradicionais da Bahia.
Para o cortejo de 2025, o Baianas Ozadas promete desfilar na avenida com integrantes usando mamães-sacodes, adereços de mãos muito lembrados e utilizados nas folias baianas entre os anos 70 e 90. “O Baianas é um bloco que respeita muito a ancestralidade, tudo aquilo que veio antes e abriu os caminhos nesta imensa alegria chamada carnaval. ‘Yayá Marabô’ foi uma música composta em dia de maré cheia na Bahia, diante do mar da Ilha de Itaparica. Celebra a paixão, amor e fé em Iemanjá, esta grande mãe. E no arranjo trazemos o ijexá, ritmo inaugural das primeiras manifestações carnavalescas da Bahia há mais de um século com os afoxé, e o samba reggae, o ritmo baiano mais conhecido no mundo, criado por Neguinho do Samba no Olodum e que encantou Paul Simon e Michael Jackson. É a força da banalidade presente!”, acredita Geo Ozado.
Sobre Fabiana Cozza
Reconhecida como uma das grandes vozes de sua geração, Fabiana Cozza é elogiada por sua técnica impecável e sua capacidade dramática no palco, sendo comparada a ícones como Elis Regina, Elizeth Cardoso e Clara Nunes. Seu talento notável foi coroado com troféus no Prêmio da Música Brasileira, onde foi premiada como “Melhor Cantora de Samba” em 2012 e pelo seu “Melhor Álbum em Língua Estrangeira” em 2018, demonstrando sua versatilidade e excelência em diferentes estilos musicais. Os álbuns mais recentes de Fabiana Cozza, “Dos Santos” (2020) e “Urucungo” (2023), são o testemunho vivo de sua posição como herdeira das ricas tradições afro-brasileiras. Com sua voz poderosa e interpretações emotivas, ela não apenas celebra as influências africanas no panorama musical brasileiro, mas também as reinscreve no cenário contemporâneo, revitalizando e renovando sua importância para as gerações presentes e futuras.
Mais respeito, mais amor 
Reconhecendo-se como um bloco de forte presença feminina, o Baianas Ozadas entende que a valorização e defesa dos direitos das mulheres é um “fundamento” que deve ser conscientemente trabalhado no Carnaval. O bloco, que historicamente celebra a força da mulher baiana, empregará sua tradicional música e dança para amplificar mensagens de respeito e equidade.
Com a música tema “Mais respeito, mais amor”, de autoria do fundador do bloco, Geo Ozado, e interpretada pelas talentosas Lizza Freitas e Mirela Saad, o Baianas Ozadas incorpora em sua performance uma crítica à cultura do machismo estrutural. O tema ganha espaço nas redes sociais do bloco com uma série de vídeos e conteúdos, elaborados sob a orientação da consultora Maíra Fernandes, especialista em equidade de gênero e interseccionalidades, que já esteve à frente da equipe do programa estadual “Fale Agora” e atualmente desenvolve trabalhos junto à ONU Brasil sobre a temática.
Serviço
Cortejo do Baianas Ozadas:
• Data: Segunda-feira de Carnaval, 03 de março de 2025
• Horário: Concentração a partir das 8h, com início às 9h
• Local: Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte, com concentração próximo à Igreja São José.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments