O bloco de carnaval Baianas Ozadas anuncia a participação mais que especial de uma das maiores vozes do samba contemporâneo: a cantora Fabiana Cozza, que estará em cima do trio elétrico com a banda Ozada para a abertura do cortejo, que será realizado na segunda-feira de carnaval, 03 de março, com concentração a partir das 08h, na Avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José. O tema do desfile este ano é “Mulher, você gera o mundo: mais respeito, mais amor”, uma celebração da força feminina e um chamado ao respeito e à igualdade.

Geo Ozado, fundador, mentor e líder do bloco, revela que estava ansioso para anunciar a novidade. “É uma alegria muito grande receber a talentosa e querida Fabiana Cozza em nosso cortejo. Fabiana e uma das vozes mais lindas que conheço e a considero a maior cantora da minha geração. Com o tema especial que trazemos do carnaval deste ano de respeito e valorização das mulheres, não haveria melhor escolha para cantar conosco para o sagrado feminino na Lavagem da escadaria da Igreja de São José”, disse. O momento ainda contará com o toque inicial do ogã baiano Betho Wilson, também cantor e compositor, que vem de Salvador para participar do cortejo e, na ocasião, lança o single autoral “Mais Fiel”.
Duas novas canções serão apresentadas na avenida. A música tema “Mais respeito, mais amor” reforça a mensagem do bloco às causas femininas e contra o assédio e violências contra as mulheres. Já “Yayá Marabô,” uma parceria entre Geo Ozado e os baianos Pablo Moraes e Priscila Magalhães, aparece como uma cantiga de amor em homenagem a Iemanjá, grande mãe e figura feminina, também para celebrar 40 anos de Axé Music; esta última mistura no arranjo o ijexá e o samba reggae, dois dos ritmos mais tradicionais da Bahia.
Para o cortejo de 2025, o Baianas Ozadas promete desfilar na avenida com integrantes usando mamães-sacodes, adereços de mãos muito lembrados e utilizados nas folias baianas entre os anos 70 e 90. “O Baianas é um bloco que respeita muito a ancestralidade, tudo aquilo que veio antes e abriu os caminhos nesta imensa alegria chamada carnaval. ‘Yayá Marabô’ foi uma música composta em dia de maré cheia na Bahia, diante do mar da Ilha de Itaparica. Celebra a paixão, amor e fé em Iemanjá, esta grande mãe. E no arranjo trazemos o ijexá, ritmo inaugural das primeiras manifestações carnavalescas da Bahia há mais de um século com os afoxé, e o samba reggae, o ritmo baiano mais conhecido no mundo, criado por Neguinho do Samba no Olodum e que encantou Paul Simon e Michael Jackson. É a força da banalidade presente!”, acredita Geo Ozado.
Sobre Fabiana Cozza
Reconhecida como uma das grandes vozes de sua geração, Fabiana Cozza é elogiada por sua técnica impecável e sua capacidade dramática no palco, sendo comparada a ícones como Elis Regina, Elizeth Cardoso e Clara Nunes. Seu talento notável foi coroado com troféus no Prêmio da Música Brasileira, onde foi premiada como “Melhor Cantora de Samba” em 2012 e pelo seu “Melhor Álbum em Língua Estrangeira” em 2018, demonstrando sua versatilidade e excelência em diferentes estilos musicais. Os álbuns mais recentes de Fabiana Cozza, “Dos Santos” (2020) e “Urucungo” (2023), são o testemunho vivo de sua posição como herdeira das ricas tradições afro-brasileiras. Com sua voz poderosa e interpretações emotivas, ela não apenas celebra as influências africanas no panorama musical brasileiro, mas também as reinscreve no cenário contemporâneo, revitalizando e renovando sua importância para as gerações presentes e futuras.
Mais respeito, mais amor
Reconhecendo-se como um bloco de forte presença feminina, o Baianas Ozadas entende que a valorização e defesa dos direitos das mulheres é um “fundamento” que deve ser conscientemente trabalhado no Carnaval. O bloco, que historicamente celebra a força da mulher baiana, empregará sua tradicional música e dança para amplificar mensagens de respeito e equidade.
Com a música tema “Mais respeito, mais amor”, de autoria do fundador do bloco, Geo Ozado, e interpretada pelas talentosas Lizza Freitas e Mirela Saad, o Baianas Ozadas incorpora em sua performance uma crítica à cultura do machismo estrutural. O tema ganha espaço nas redes sociais do bloco com uma série de vídeos e conteúdos, elaborados sob a orientação da consultora Maíra Fernandes, especialista em equidade de gênero e interseccionalidades, que já esteve à frente da equipe do programa estadual “Fale Agora” e atualmente desenvolve trabalhos junto à ONU Brasil sobre a temática.
Serviço
Cortejo do Baianas Ozadas:
• Data: Segunda-feira de Carnaval, 03 de março de 2025
• Horário: Concentração a partir das 8h, com início às 9h
• Local: Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte, com concentração próximo à Igreja São José.