segunda-feira, junho 30, 2025
HomeRelacionadosAumente as vendas em 2024 com a sua própria base de clientes

Aumente as vendas em 2024 com a sua própria base de clientes

Especialista explica quais são os cinco passos para fidelizar os consumidores

Muitos empreendedores caem na armadilha de pensar que o sucesso está na aquisição de novos clientes, porém a realidade é outra. A manutenção de um cliente existente pode ser até 5 vezes mais econômica do que conquistar um novo cliente. Por isso, é fundamental focar na retenção e fidelização desse consumidor. A atração de novos clientes demanda um grande investimento de energia, tempo e recursos financeiros. Converter um desconhecido em cliente do negócio é consideravelmente mais desafiador do que vender novamente para quem já fez compras na empresa.

Investir em novos clientes sem um processo eficaz de retenção é desperdiçar dinheiro. Fabricia Maia, administradora de empresas e especialista na área comercial ressalta que conquistar um novo cliente é uma tarefa custosa e, muitas vezes, pode resultar em apenas uma única venda, deixando o empreendedor sem lucro real. “Por outro lado, vender novamente para clientes existentes maximiza o retorno do investimento inicial feito para atrair esses consumidores”, afirma.

Ao direcionar o foco para sua base de clientes, você aproveita o relacionamento já estabelecido, a confiança conquistada e as oportunidades de vendas identificadas. “Além disso, o cliente já está familiarizado com seu trabalho e sua entrega. Não é necessário convencê-lo da qualidade nem da seriedade e segurança de sua empresa. Da mesma forma, ocorre o aumento do LTV, que representa o tempo durante o qual o cliente continua comprando de você. Ao cuidarmos de nossos clientes, esse período tende a se estender e, se sua oferta permitir, pode até se tornar duradouro”, complementa a especialista na área comercial.

Como investir na base de clientes?

O primeiro passo é fazer o levantamento, é através dele que é possível mensurar o tamanho do tesouro que o empreendedor tem em mãos e não usa;
Qualificação que tem como objetivo entender o comportamento de consumo dos consumidores. E as oportunidades são: saber o momento exato para iniciar o processo de uma nova venda e identificar possíveis gargalos na sua esteira de produtos;
Afinidade é conhecer as preferências e gostos dos clientes. E as oportunidades são: abordar o cliente oferecendo soluções mais assertivas e identificar qual produto tem maior rotatividade de estoque;
O fluxo tem como objetivo desenhar todas as possibilidades do processo e do andamento de cada uma delas. E como oportunidades o passo a passo completo e descomplicado para facilitar a execução e controle sobre todas as ações realizadas durante o processo;
E por último, os indicadores que acompanham diariamente a evolução dos clientes em cada etapa do funil. As oportunidades dele são: criar ações estratégicas para cada etapa e identificar em qual delas o cliente está parado, para traçar um plano de reativação.

Fonte: Fabricia Maia, 45 anos, casada, administradora de empresas e atuo há quase 20 anos na área comercial, 12 deles no mundo corporativo em uma multinacional. @fabriciamaiavaz

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Contatos da assessoria

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments