domingo, abril 13, 2025
HomeNoticiasEmpresasAtletas de Betim conquistam 12 medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico...

Atletas de Betim conquistam 12 medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico e garantem 4º lugar geral

A equipe de atletismo paraolímpico do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura de Betim, se destacou no último final de semana no Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), realizado neste fim de semana em São Paulo. Com uma atuação impecável, a equipe conquistou 12 medalhas, sendo 5 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze, e garantiu o 4º lugar geral entre todas as equipes participantes.

A competição foi dividida em três etapas, com provas individuais e coletivas ao longo de dois dias intensos de disputa. Os atletas enfrentaram desafios em provas de corrida (100m, 400m, 800m e 1.500m), salto em distância, lançamento de dardo, lançamento de disco, arremesso de peso e revezamento 4x100m.

Entre os grandes destaques está a atleta Raysa Mendonça, que subiu ao pódio cinco vezes, levando para casa três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Raysa venceu no lançamento de disco e arremesso de peso no sábado, e no lançamento de dardo no domingo. Ela também conquistou a prata nos 100m e o bronze no revezamento 4x100m feminino.

“Cada competição é uma emoção diferente. Subir ao pódio é o resultado de muito treino, dedicação e apoio de todos. Tenho muito orgulho de representar minha cidade”, destacou Raysa Mendonça, que já acumula títulos nacionais e internacionais na modalidade.

Outro grande nome da competição foi Brunielle Torres Pereira, que também se destacou com três medalhas: prata nos 1.500m, bronze no 800m e no revezamento 4x100m. A atleta ainda garantiu a 4ª colocação nos 400m. “Eu estou muito emocionada com os resultados, gosto muito de ser atleta. Fico muito feliz a cada competição, cada medalha é um símbolo de superação e evolução. Poder representar Betim a nível nacional e ainda conhecer todos estes lugares e fazer tantas amizades é muito bom, só tenho a agradecer”, conta.

Além das conquistas no pódio, esta competição trouxe uma nova e emocionante experiência pessoal a atleta. “Essa foi a minha primeira viagem de avião, e tudo isso graças ao projeto, foi muito emocionante”, conta Brunielle que já acumula vários títulos nacionais e, recentemente, foi contemplada pelo programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, pelo seu alto desempenho.

Além de Raysa e Brunielle, outros atletas da equipe também garantiram pódio, como Lucas Ribeiro, ouro no lançamento de disco e prata no lançamento de dardo; Juliana da Silva, bronze no revezamento e no dardo; Franciele dos Santos e Clara Brant, que contribuíram para o desempenho da equipe. Richard Maffia e Richard Gabriel também obtiveram importantes colocações nas suas respectivas provas.

Para a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, os resultados são motivo de grande orgulho. “O desempenho dos nossos atletas é uma prova concreta do poder transformador do esporte. O projeto Viva o Esporte não apenas revela talentos, mas promove a inclusão, autoestima e cidadania. Ver nossos jovens alcançando o pódio em um campeonato nacional reforça a importância de continuarmos investindo em iniciativas como essa, que fazem a diferença na vida de tantas pessoas e na sociedade como um todo. ”, afirma.

Sobre o Viva o Esporte

O Projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, promove o acesso gratuito a atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer para diversas comunidades da cidade. A iniciativa atende crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com e sem deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade de vida.

Em 2024, o projeto alcançou 5.866 participantes, totalizando 70.991 atendimentos em atividades esportivas – um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Com essa expansão, o Viva o Esporte reafirma seu papel essencial na promoção da saúde, bem-estar e cidadania para a população de Betim.

 

Sobre o Instituto Ramacrisna

Com 65 anos de atuação, o Instituto Ramacrisna é uma referência nacional no desenvolvimento social, impactando a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 12 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Fundado em 1959 pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva e sediado em Betim/MG, o Instituto se destaca pela inovação e eficácia de seus projetos, que abrangem aprendizagem, profissionalização, cultura, geração de trabalho e renda, tecnologia, esporte e lazer.

Reconhecido por sua credibilidade e modelo de autossustentabilidade, o Ramacrisna mantém uma fábrica de cercas de arame, cuja receita contribui com cerca de 40% das despesas básicas da instituição, garantindo maior autonomia e continuidade das suas ações sociais.

Em 2024, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao se tornar signatário do Pacto Global da ONU no Brasil, alinhando-se aos princípios de direitos humanos, trabalho digno, preservação ambiental e combate à corrupção.

A excelência na gestão do Ramacrisna é amplamente reconhecida nacional e internacionalmente. Figura no ranking Thedotgood (2022 a 2024), e por 7 anos consecutivos (2017-2023) esteve entre as 100 Melhores ONGs do país, em 2018, foi eleita a Melhor Organização de Assistência Social do país. Além disso, detém certificações que atestam sua transparência e boas práticas, como o Selo ONG Transparente conceito A+ desde 2019 e o Selo ONG Verificada desde 2024.

Com um histórico sólido e um compromisso inabalável com a transformação social, o Ramacrisna segue inovando e promovendo oportunidades para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments