Home Noticias Arte em Cores Minas inaugurou seis murais de arte urbana em cidades...

Arte em Cores Minas inaugurou seis murais de arte urbana em cidades do interior mineiro

0
4

AeCMinas – Lagoa Santa – Artista Guilherme Lourenço – Foto Ivan Abreu.

A iniciativa envolveu 32 artistas visuais de Uberaba, Pirapora, Três Marias, Lagoa Santa, Santa Luzia e Divinópolis, e mais de 170 participantes em oficinas gratuitas

 

De maio a junho, Uberaba, Pirapora, Três Marias, Lagoa Santa, Santa Luzia e Divinópolis ganharam murais de arte urbana inéditos em espaços públicos, uma ação do Arte em Cores Minas, projeto que viajou pelo interior de Minas Gerais promovendo imersão artística e formativa. Ao todo, mais de 2 mil metros quadrados foram pintados nas seis cidades. Além dos artistas locais que trabalharam coletivamente nas pinturas, a iniciativa também envolveu a comunidade em oficinas gratuitas de luminárias criativas. O Arte em Cores Minas é uma realização do Instituto Vivas e Governo do Estado de Minas Gerais, com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 

As pinturas são resultado da criação coletiva de 32 artistas visuais que participaram do Arte em Cores Minas em suas respectivas cidades (30 deles selecionados por chamada pública e 2 convidados). Cada um dos seis municípios recebeu um mural de arte urbana inédito, celebrando a identidade cultural local, e cada artista teve um segmento próprio nos murais, onde pôde exercer livremente a criatividade e expressar sua originalidade. Todo o processo foi marcado pela troca constante entre os participantes, acompanhados de perto pelo curador do projeto, Gilberto Scarpa, e pelos instrutores artísticos Fhero e Davi DMS, nomes de referência na arte urbana com destaque nacional e internacional.

 

O projeto também estimulou o envolvimento da comunidade por meio da Oficina de Luminárias Criativas, em que foram confeccionadas peças cheias de personalidade a partir de materiais recicláveis e objetos esquecidos em casa. Nos seis municípios, a atividade reuniu mais de 170 pessoas. Gilberto Scarpa, que conduziu a oficina, comenta: “Foi incrível ver as pessoas envolvidas em uma atividade que faz sair do automático e exercita a criatividade. Na nossa sociedade, fazer arte é um ato transformador, que pode ser, inclusive, uma forma de geração de renda. Buscamos sempre fomentar essa economia criativa, que pode transformar a vida das pessoas e de toda uma sociedade”.

 

O Arte em Cores Minas contribuiu, ainda, para a movimentação de diferentes segmentos da economia local nas seis cidades, engajando aproximadamente 70 empreendedores e estabelecimentos comerciais que prestaram serviços de apoio, limpeza, segurança, gestão de resíduos, hotelaria e alimentação, além do fornecimento de materiais de pintura e elétrica utilizados nas atividades.

 

SUPORTE PARA NOVOS CAMINHOS

O Arte em Cores Minas busca abrir perspectivas e impulsionar talentos locais. Os artistas tiveram suporte em todas as etapas: além da orientação dos instrutores artísticos, receberam premiação, certificado e os materiais necessários para o trabalho. O artista Guilherme Lourenço, de Lagoa Santa, destacou esse apoio: “Meu trabalho costuma acontecer sempre em cadernos ou pinturas pequenas e poder participar de algo assim, trabalhando nessa escala gigantesca, é realmente um sonho. Ainda mais contando com toda a estrutura que o projeto nos ofereceu, a produção super atenciosa não nos deixou faltar nada. Isso que nem mencionei a orientação do Davi DMS, nos incentivando, aconselhando e nos deixando mais confortáveis para criar”, relatou.

 

Para a artista Bruna Raphaela, de Três Marias, a experiência foi um ponto de partida para novos caminhos: “É quase utópico para quem é de cidade pequena uma oportunidade dessas, uma semana de pinturas, muita troca de ideias e aprendizado. Acho que é o empurrão que Três Marias estava precisando; aqui não falta artista, só falta a oportunidade de expor a arte que a gente faz. Ver como a população reagiu vendo a gente pintar me dá esperança de que mais oportunidades vão surgir!”, afirmou.

 

ALCANCE

Para além do espaço urbano e do público local, o trabalho dos artistas se expande para uma galeria virtual. No caso do Arte em Cores Minas, as obras serão expostas no Instagram @arteemcoresminas, onde qualquer pessoa pode ter acesso às imagens dos murais e informações sobre os artistas. E como celebração do encerramento desta edição do projeto, será realizado, em breve, um encontro com convidados especiais, para compartilhar os resultados da iniciativa e promover diálogos sobre a arte contemporânea e sua relação com os espaços públicos.

 

HISTÓRICO DO PROJETO

O Arte em Cores Minas faz parte do legado do Arte em Cores, iniciativa que já realizou edições em mais de 20 cidades dos estados do Pará e do Maranhão, desde 2020, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. No ano de 2023, o projeto realizou o Arte em Cores BH, uma edição em Belo Horizonte (MG) com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. E, em 2024, teve sua edição em Imperatriz, no Maranhão, com o patrocínio do Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

 

Ao todo, são mais de 330 obras produzidas, 29 localidades contempladas e 351 premiações distribuídas, deixando um legado de cultura, identidade e pertencimento por meio da arte urbana e transformando espaços públicos em galerias de arte a céu aberto. As obras são expostas também em plataformas digitais, possibilitando que os trabalhos e seus autores e autoras ganhem ainda mais visibilidade, superando as barreiras geográficas.

 

Por falar em barreiras, o Arte em Cores, ao longo de suas edições, tem se empenhado em promover a equidade de gênero, diminuir as desigualdades de representatividade e incentivar a inclusão. Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência são disponibilizados conforme demanda dos participantes e nos canais de comunicação, com legendas, tradução em Libras, entre outros.

 

O Arte em Cores é a experiência viva do poder da arte e da cultura como ferramentas de crescimento social e econômico. Por onde circula, o projeto cria transformações duradouras nos territórios, construindo um futuro mais próspero, criativo e inclusivo – dando asas às imaginações individuais e coletivas.  O Arte em Cores Minas conta com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio das Prefeituras de Divinópolis, Lagoa Santa, Pirapora, Santa Luzia, Três Marias e Uberaba, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente.

 

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus mais de 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

 

ARTE EM CORES MINAS

Acesse instagram.com/arteemcoresminas

Previous articleDelacruz volta a Belo Horizonte com turnê “Vinho”
Next article​Belo Horizonte recebe Rachel Reis com “Divina Tour”
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here