Nos corredores da Una Contagem, André Felipe Xavier e Paloma Xavier não são apenas professores. São uma história viva de amor, propósito e pertencimento. Unidos pela docência e pela vontade de transformar vidas por meio da educação, o casal representa com orgulho o verdadeiro significado de uma família de aula.
O caminho dos dois não começou na instituição, mas foi dentro dela que encontraram a chance de realizar um sonho antigo: o de ensinar. Formados em áreas distintas, ele em Administração e ela em Economia, descobriram que tinham uma afinidade: a sala de aula. “A docência sempre foi um sonho, mas um sonho guardado. Quando nos conhecemos, percebemos que um fortalecia o desejo do outro, e juntos tivemos coragem de seguir esse caminho”, conta Paloma Xavier.
Vieram, então, a licenciatura em Matemática, o mestrado, o doutorado e uma carreira sólida. “A Una abriu as portas para a gente em todos os sentidos. Foi onde nossa história se consolidou como professores, mas também como pessoas. Tudo o que temos nossa casa, nossos amigos e até nossos alunos que se tornaram parte da nossa vida veio de alguma forma pela universidade”, completa.
E não é força de expressão. Muitos dos ex-alunos de André e Paloma hoje são parceiros próximos do casal. “Tivemos alunos que ajudaram a montar a parte elétrica da nossa casa, outros que fizeram a reforma da garagem, uma empresa de energia solar criada por ex-alunos instalou nosso sistema. É muito bonito ver como esses laços continuam. A Una é mais que um local de trabalho, é uma extensão da nossa casa”, diz André.
O amor pela docência e pela instituição se mistura com lembranças marcantes. Durante a pandemia, com o campus fechado, o casal sentiu tanta saudade que decidiu dar um passeio por lá. “Eu estava grávida e mesmo de máscara e com tudo fechado, fomos ao campus de Contagem só para andar pelos corredores. Queríamos sentir aquele lugar de novo, porque ele faz parte da nossa vida”, relembra Paloma.
A relação é, de fato, um laço de família. Além de André e Paloma, o irmão e a cunhada dela também já foram professores da instituição. “A Una faz parte da nossa história em todos os sentidos. Meu irmão e minha cunhada também lecionaram lá por muitos anos. Quando ela engravidou, acabou se afastando das aulas, e meu irmão se mudou para o interior, mas ambos também viveram essa experiência linda de ensinar. Então, realmente, é uma família de docentes que nasceu e cresceu dentro de sala de aula”, reforça Paloma.
Com 15 e 14 anos de trajetória, respectivamente, o casal continua expandindo horizontes. Hoje, além de professores, são também alunos da casa: cursam Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância, para aprofundar o domínio sobre tecnologias que impulsionam o ensino. “Ser professor ao lado da Paloma é uma extensão natural da nossa história. A docência nos uniu e continua sendo o que nos move. Cada turma é um novo capítulo que escrevemos juntos”, resume André.

 

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, a Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação. 

 

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here