domingo, janeiro 5, 2025
HomeNoticiasCidadeAlunos do Colégio Arnaldo visitam asilo para entregar doações

Alunos do Colégio Arnaldo visitam asilo para entregar doações

Materiais de higiene pessoal foram doados por crianças do Colégio e entregues por elas às idosas do Lar Santa Tereza, em BH, seguindo o mote da campanha Páscoa Compartilhada

Por meio do Projeto Institucional Páscoa Compartilhada, alunos do Colégio Arnaldo Unidade Anchieta doaram materiais de higiene pessoal à instituição de acolhimento Lar Santa Tereza (@larsantatereza), localizada no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, no dia 28 de março. Foram entregues escovas e pentes de cabelo, sabonetes, lenços umedecidos, cremes hidratantes e toalhas, recolhidos pelas crianças da Educação Infantil. O objetivo é vivenciar a solidariedade por meio da participação em ações sociais e compreendê-la como exercício de cidadania e um processo contínuo, demonstrando atitudes de cuidado na interação entre crianças e adultos

 

“Pensando na formação integral de nossos estudantes elaboramos as matrizes das habilidades socioemocionais e ensino religioso e a partir da competência consciência social, trabalhamos a habilidade solidariedade/humanidade durante todo o ano. Falar sobre solidariedade é dizer sobre pequenos gestos do dia a dia, como dividir o lanche com o colega que esqueceu ou abraçar o amigo que está chateado. E também gestos que precisam de planejamento e organização, como doações de roupas e alimentos e trabalhos voluntários. Por meio do nosso Projeto, realizado em todas as escolas da Rede Verbita, aproveitamos para promover uma ação solidária com as crianças, conscientizando-as sobre a importância do cuidado com o próximo. As primeiras práticas solidárias, certamente, são um marco na vida delas, que jamais serão esquecidas e incentivam o protagonismo infantil“, explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Arnaldo Unidade Anchieta, Adiene Carvalho.

 

Essa atividade é a terceira etapa do projeto Páscoa Compartilhada. Na fase 1, ao chegarem à escola, as crianças visualizaram algumas pegadas na entrada, que levaram até um local onde estava escondido um mapa. O mapa levou até o tesouro: o livro O Coelhinho Que Não Era De Páscoa, da autora Ruth Rocha, barras de chocolate, formas e receitas de ovos de páscoa, para as crianças produzirem os produtos e presentearem cada funcionário administrativo e da limpeza do Colégio. “Usamos a cozinha experimental para fazer os ovos com as crianças, uma atividade lúdica e proveitosa, na qual se divertem e exploram novas texturas e formas. Ainda trabalhamos gênero textual da receita, que contribui para alfabetização e letramento”, acrescenta a coordenadora.

 

Os alunos compartilharam os ovos que fizeram com os funcionários da limpeza da escola. “O ato de compartilhar é uma competência que a criança aprende socialmente. Nesse sentido, é importante incentivar esse valor, além da doação e do repartir. Exercitando esses valores conseguimos passar o real significado da Páscoa e mostrar na prática como exercê-los, contribuindo para a formação de jovens e adultos mais preocupados com a vida em sociedade”, afirma Adiene.

 

Já na etapa 2, foi trabalhado “o verdadeiro sentido da Páscoa”, mostrando aos alunos que a data não é apenas um dia para comer guloseimas. “Esse esclarecimento é uma função importante no ambiente escolar, uma vez que as crianças vêm sendo bombardeadas, há semanas, com comerciais de ovos de chocolate. Portanto, deve-se entender que a Páscoa não é simplesmente consumismo e sim a ressurreição de Jesus Cristo, que foi morto, sepultado e viveu novamente”.

 

Também houve exibição do filme A História da Páscoa (O Verdadeiro Sentido) e realização de ceia com as crianças para contribuir com a reflexão da Páscoa Compartilhada e trabalhar a espiritualidade. “Elaboramos as atividades com muito cuidado, num espaço lúdico-pedagógico, onde praticamos uma pedagogia de afetos e voltada para a cidadania, elementos que podem contribuir para a formação de nossos alunos. Realizando ações solidárias e conversando sobre o tema, temos a oportunidade de conscientizar todos à nossa volta, principalmente os pequenos, sobre a importância do cuidado com o próximo e a necessidade de fazermos a nossa parte para construir um mundo mais justo e digno de se viver”, finaliza a coordenadora.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments