O “Agosto das Deusas: Preciosa” chega para mais uma edição com programação cultural gratuita que gira em torno do protagonismo de mulheres negras, indígenas e periféricas. Este ano com o tema “Preciosas”, o projeto enfatiza as danças urbanas, além de promover debates sobre violências de gênero e impulsionar vozes femininas. Com o apoio do Memorial Minas Gerais Vale, a programação acontece nos dias 7 e 14, às 19h30, e dia 17 às 13h, na Avenida dos Andradas, 302, e se encerra no dia 30 de agosto, às 10h, na Praça Rui Barbosa, 600, ambas no Centro de Belo Horizonte.
À frente de exibições de danças urbanas, workshops e batalhas open style estarão exclusivamente mulheres de Belo Horizonte e região metropolitana. O “Agosto das Deusas: Preciosa” apresenta também outras performances artísticas em uma programação que busca estimular meninas e mulheres a seguirem seus caminhos com autonomia e auto-estima, ampliando sua participação na sociedade.
Totalmente produzido e protagonizado por mulheres de diferentes vertentes da cultura hip-hop, o evento conta com o apoio do Memorial Minas Gerais Vale, por meio do projeto Memorial Vale Itinerante, que mantém vivos os programas do museu enquanto o edifício-sede passa por obras de renovação. O “Agosto das Deusas” também integra o projeto Diversidade Periférica, reafirmando o compromisso do Memorial Vale com a inclusão e a democratização da cultura.
O projeto acontece em agostocel ebrando o feminino e o Agosto Lilás – campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A cada edição, uma palavra-chave orienta as ações e, em 2025, “Preciosas” destaca o valor simbólico, político e afetivo das trajetórias femininas e propõe o questionamento: o que é precioso para você?
Criado em 2021 pela Crew UBDI – Conexão Urbana, o projeto surgiu como uma resposta coletiva à invisibilidade e aos desafios enfrentados por mulheres dentro da cena hip-hop. Com direção da multiartista Guidá e integrantes da Região Metropolitana de BH, a Crew tem como missão fortalecer, conectar, impulsionar e criar oportunidades para as mulheres diante da cena predominantemente masculina do hip-hop.
Memorial Vale Itinerante
Enquanto o edifício-sede do Memorial Vale passa por um processo de renovação e revitalização, o Museu continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda.
O Memorial Vale Itinerante conta com diversas iniciativas como exposições, eventos culturais e ações educativas em todo o estado. A programação completa pode ser acessada pelo: site www.memorialvale.org.
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.