Nesta quinta-feira, 23 de novembro, o curso de Odontologia do UniBH, realiza ação social para orientar 130 estudantes de 13 a 17 anos do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias – CICALT sobre a importância de uma higiene bucal bem feita para a manutenção da saúde. No encontro com os alunos da escola, professores e estudantes do curso de Odontologia apresentarão um teatro educativo, uma palestra sobre o tema e distribuirão kits para saúde bucal a todos os alunos participantes.
Para realizar o projeto, 15 estudantes e dois professores do UniBH se organizaram para arrecadar doações de kits para higiene bucal e planejar as ações com os adolescentes. De acordo com Bella Heback, estudante do curso de Odontologia do UniBH e uma das idealizadoras do projeto, “surgiu um convite do CICALT para a realização essa ação social na escola, que é integral e os alunos passar todo o dia dentro da instituição. Lá, os funcionários e professores perceberam que a higiene bucal de muitos dos alunos não é adequada e eles não têm noção da importância dos cuidados com a saúde bucal”.
“Antes da instrução sobre higiene bucal, apresentaremos uma peça teatral sobre o tema e realizaremos uma palestra com os alunos. O teatro demonstrará, na prática, o que acontece quando não cuidamos bem da nossa saúde bucal. Vamos tratar do uso de vape, do cigarro e do uso indiscriminado das lentes de contato (lentes de resina) para mostrar como alguns hábitos podem ser prejudiciais”, diz Heback.
Daniela Roland, pedagoga do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias, foi a responsável pelo convite ao UniBH para a realização da ação, por sentir que os alunos do centro educacional não possuíam o hábito da escovação de dentes após o almoço: “esse projeto surgiu pela combinação de dois fatores. Primeiro, pelo fato de minha filha estar estudando Odontologia na mesma faculdade que estudei, o UniBH; segundo, por trabalhar em uma escola de tempo integral do ensino médio do estado e perceber, que na hora do almoço, os alunos não tinham o hábito de fazer a escovação. Então, resolvi unir o útil com o agradável, propondo essa ação de saúde bocal para conscientizar os alunos da importância da escovação e da higiene oral”.
Para Matheus Carazza, professor de Odontologia do UniBH e um dos organizadores do projeto, a ação é uma grande oportunidade de aprendizagem, tanto para os alunos do CICALT, quanto para os universitários que participarão do evento: “acredito que essa iniciativa fundamental para levar informação sobre saúde bucal e higiene oral para esses adolescentes, que nem sempre recebem a orientação correta sobre esses cuidados. Costumo dizer aos nossos alunos do UniBH que essa é uma de nossas funções como dentista. O projeto é fundamental para essas crianças e adolescentes, para seus familiares, porque o ensino da higiene bucal é passado pra frente, e para nossos alunos, que por vezes não estão inseridos nessa realidade e passam a compreender as necessidades desses garotos”.