A 19ª edição da CineBH foi aberta na noite desta terça-feira com uma celebração ao cinema brasileiro e latino-americano, em um Cine-Theatro Brasil com mais de mil pessoas. O público assistiu à performance audiovisual que antecedeu a sessão do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, marcando o início da programação do festival em Belo Horizonte.
Na abertura, a coordenadora da CineBH, Raquel Hallak, destacou os desafios e transformações que atravessam o audiovisual, em especial diante das novas tecnologias e do impacto da inteligência artificial. Ela defendeu a importância de regulamentar o streaming no Brasil e ressaltou: “A CineBH é esse território de encontro, formação e visibilidade para promover diálogos entre culturas e fortalecer redes de afeto e de trabalho”.
Raquel também chamou atenção para a necessidade de cooperação entre os países latino-americanos na construção de políticas para o setor. “Somos 20 países autônomos, mas com desafios que só podem ser enfrentados em conjunto. As telas são espaços de memória e de sonhos. Não há futuro sem política pública ou investimento audiovisual. O audiovisual é parte da soberania de um país e uma força de desenvolvimento”, afirmou.
A noite foi marcada pela homenagem ao ator mineiro Carlos Francisco, nome em destaque no cinema brasileiro contemporâneo. A artista Josy.Anne apresentou uma leitura musical inspirada em sua trajetória, com referências à ancestralidade e aos personagens que o ator levou às telas.
Em seguida, a atriz Rejane Faria, parceira de cena de Carlos em “Marte Um”, emocionou o público ao relembrar a relação artística entre os dois. “Minha história com Carlos é uma história de olhares. A gente conversa pelo olhar e aprendemos juntos a fazer audiovisual. Carlos é raridade: uma pessoa que você não acredita que vai encontrar”, disse.
O cineasta Maurílio Martins, representando a produtora Filmes de Plástico, também exaltou a carreira do homenageado. Segundo ele, Carlos Francisco é um exemplo de dedicação e talento que, mesmo tendo iniciado no cinema apenas em 2013, já acumula experiência e reconhecimento após longa trajetória no teatro.
Visivelmente emocionado, o homenageado agradeceu à família, aos parceiros de trabalho e à CineBH pela celebração. “Sou um quilombola de formação oral e uma homenagem dessas me mostra que deu pra aprender direitinho”, disse Carlos, às lágrimas. Ele lembrou ainda da tia que o levou ao teatro pela primeira vez, experiência que despertou seu desejo de se tornar ator. “Isso é um estímulo a continuar fazendo”, completou.
O encerramento da cerimônia ficou por conta da exibição de “O Agente Secreto”, em que Carlos Francisco interpreta um projecionista de cinema envolvido na trama protagonizada por Wagner Moura. O filme, que integra a programação da mostra, coroou uma noite em que arte, emoção e política se encontraram para reafirmar a força do cinema brasileiro e latino-americano.
***
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2025 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).
***
SERVIÇO
19a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
16º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO
23 a 28 de setembro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno e Jardim do Parque); Cine Theatro Brasil (Grande-Teatro e o Teatro de Câmara), Sala de cinema do Minas Tênis Clube, Cine Belas Artes, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Praça da Liberdade e Casa da Mostra
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE
Patrocínio Master: Petrobras
Patrocínio: Caixa, Rede Mater Dei de Saúde, Itaú, Prefeitura de Belo Horizonte, Codemge/Governo de Minas Gerais
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL DO LADO DO POVO BRASILEIRO
***
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Site oficial do evento: www.cinebh.com.br
Link para fotos |https://www.flickr.com/photos/universoproducao/