Sempre buscando novos desafios e repertórios, marcados pela excelência e pela versatilidade, a Orquestra Ouro Preto mergulha no universo do jazz. O público poderá conferir a mistura requintada do piano e dos trompetes com os acordes de violinos e violoncelos no tributo a Duke Ellington, uma celebração à vida e à obra sem fronteiras de um dos maiores nomes do gênero.
O espetáculo, que terá única apresentação em Belo Horizonte no dia 20 de novembro, às 11h, no Sesc Palladium, promete uma experiência diferenciada que vai transportar o público para o clima intimista, típico da época áurea do ritmo nos Estados Unidos.
Com mais de 200 álbuns gravados, o artista nova-iorquino, cuja história se confunde com a história do jazz. Além de compositor, pianista e multi-instrumentista, Duke Ellington era também um maestro, visto que liderava Duke Ellington Orchestra, que o acompanhava em suas apresentações. Juntos, fizeram imenso sucesso entre 1920 e 1960, mas sua influência resiste até os dias atuais.
Famoso por sua enorme contribuição à música americana, Duke criou a combinação do jazz com o blues e o som das grandes orquestras de swing, tornando-se um dos músicos mais influentes do seu tempo. No concerto, o público irá apreciar sucessos como “Take the ‘A’ train”, “In a sentimental mood” e “Sophisticated Lady”, entre outros clássicos que já foram interpretados também por grandes nomes do jazz como Billie Holliday e Ella Fitzgerald.
“O concerto é um convite para o público viajar conosco ao mundo do jazz e conhecer a música de excelência de Duke Ellington, um artista gigante, referência por sua criatividade ímpar”, afirma. “É uma satisfação para a Orquestra entrar nesse mundo do jazz. A música de Duke tem todo um refinamento próprio. Quando fomos buscar essa base sólida encontramos o que há de mais clássico nesse gênero tão rico”, completa o maestro.
Para a apresentação, além dos tradicionais pianos, baixo e bateria, a Orquestra Ouro Preto terá a companhia no palco de um sexteto de metais, numa atmosfera jazz sinfônica que irá surpreender a plateia.
Com arranjos assinados por Maurício de Souza, a apresentação traz como convidado especial o renomado pianista brasileiro Cristian Budu, um dos mais importantes artistas do mundo dedicados ao instrumento, além de parceiro da Orquestra em outros concertos, tendo gravado recentemente o 17º disco do grupo, que em breve deve ganhar todas as plataformas de áudio.
O concerto tem ingressos a preços populares e integra a programação da série Domingos Clássicos, do Sesc Palladium.
SERVIÇO
Orquestra Ouro Preto – Duke Ellington, A Lenda do Jazz
Data: 20 de novembro, domingo
Horário: 11 horas
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro)
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/77569/d/163439
Informações: https://www.orquestraouropreto.com.br/site/
Classificação: Livre para todas as idades.