O mercado da construção civil segue a todo vapor e a expectativa segue alta para o próximo ano. A Emccamp Residencial —prestes a completar 45 anos no setor da construção civil em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro— é um dos destaques nesse mercado. Para se despontar ainda mais como referência na Região Sudeste, a companhia reforçou seu time operacional e André Alves Avelar chegou para ser o novo diretor financeiro e relações com investidores da Emccamp.
O executivo possui experiência em posições de diretoria (CFO) e gerência administrativa, financeira, operações e controladoria com atuação nos setores da construção pesada, mineração, óleo e gás, energia, agronegócio, loteadoras e incorporadoras. Tem experiência na reestruturação e profissionalização de empresas, mudança de cultura gerencial, formação de lideranças, implantação de governança corporativa, compliance, planejamento estratégico e participações em conselhos administrativos. Já atuou em empresas como o Grupo Fazendão Agronegócio e o Grupo Cem Participações S/A.
“Ao ingressar para o time da Emccamp, meu principal objetivo é contribuir ativamente para o crescimento sustentável da empresa, colaboradores e seus stakeholders através de um excelente planejamento estratégico e ações voltadas para o Meio Ambiente, Sociedade e Governança (ESG)”, destaca André Alves Avelar.
45 anos de história
A Emccamp foi fundada em 1977, tendo como principal diretriz a qualidade dos serviços e o respeito ao cliente. Desde o início, trabalha para construir histórias de vida. São mais de 44 anos construindo sonhos e surpreendendo o mercado. O seu potencial construtivo foi alcançado em função dos diferenciais na gestão e execução das obras.
Presente em mais de 16 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Emccamp Residencial é uma das maiores construtoras do segmento de residenciais econômicos. A cada projeto, amplia sua atuação, diversificando as soluções em moradia e reforçando o seu compromisso com a qualidade e inovação dos produtos.
Em maio de 2021, a Emccamp se tornou uma companhia de capital aberto, quando obteve o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para emissão de valores mobiliários categoria B. “Com a mudança em nosso planejamento estratégico, iniciada em 2017 e que aumentou a atuação da companhia em incorporação em vez de uma atuação direcionada ao Faixa 1 do antigo programa Minha Casa Minha Vida, a empresa se tornou um player relevante nacionalmente. A abertura de capital é mais uma ação que tem como objetivo garantir um crescimento sólido e sustentável com a captação de recursos para aquisição de terrenos e aceleração de obras”, observa Avelar.
Com isso, a companhia pode acessar o mercado por meio da emissão de dívida antes de necessariamente realizar seu IPO (oferta inicial de ações). “O registro na CVM é essencial para emissão de uma dívida corporativa, como uma debênture. Além disso, estruturamos nossos padrões de governança aos critérios de mercado e regulamentações cabíveis. Com o registro, estamos colocando em prática as atividades que são esperadas de uma companhia aberta, com maior eficiência em nossa governança e compliance, transparência e confiança nos resultados alcançados.”