MAMU – Morro Arte Mural é um projeto de arte único em Minas Gerais que cria macro murais com as casas de vilas e comunidades vulneráveis. O MAMU almeja fomentar a arte e ajudar a formar novos artistas em regiões que pulsam e vivem arte, mas que carecem de oportunidades. E quatro anos depois da primeira edição na comunidade do Cruzeirinho no Alto Vera Cruz, finalmente o projeto acontece novamente. Com patrocínio da Cemig e Localiza e apoio a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, por meio do Movimento Tudo de Cor, o projeto desta vez acontece na comunidade Vila Nova Cachoeirinha.
“A escolha da comunidade se deu por dois motivos: trazer visibilidade para uma comunidade onde os moradores reclamam que se sentem esquecidos e invisíveis e também criar um macro mural visto numa das avenidas mais movimentadas de BH: a Av. Antônio Carlos” explica Juliana Flores, fundadora da Pública, agência por trás do projeto.
A obra, que engloba 37 casas, será criada por Criola, artista de Belo Horizonte e um dos maiores nomes do graffiti do Brasil. Criola é conhecida por seu trabalho que tem como fundamento as subjetividades da mulher preta e os grafismos de matrizes afro-brasileiras. Para o MAMU, pensou em um mural com formas geométricas e cores fortes, que promete causar impacto e embelezar a região da Nova Cachoeirinha.
“É uma honra ter com a gente essa artista visual que reflete em sua arte a ancestralidade, espiritualidade e a natureza, e que traduz em cores vibrantes suas vivências enquanto artista afro-diaspórica” fala Jana Macruz, coordenadora do projeto e que também assina a direção artística do MAMU junto com Juliana Flores. Criola já pintou murais de larga escala ao redor do Brasil e do mundo.
Inclusive, em parceria com a Coral, no ano de 2021, em São Paulo, a artista realizou a pintura de uma empena nomeada Carolina Maria de Jesus para Instituto Moreira Salles, como parte da exposição exclusiva sobre a famosa escritora mineira, no próprio Instituto.
No MAMU, além do grande mural, o projeto, que acontece durante todo o mês de julho, ainda vai revitalizar a quadra da comunidade e oferecer 4 oficinas*: costura, empreendedorismo criativo, graffiti e dança. O objetivo do projeto é movimentar a comunidade, incentivar os moradores a se articularem e também colocar em prática sonhos e projetos.
Serão utilizados mais de 600 litros de Tintas Coral, nos produtos S&C Acrilico Total e Pinta Piso, para transformar a impactar a vida de mais de XX pessoas.
O público pode acompanhar o MAMU através das redes da Pública: @publica.art A previsão é que o mural fique pronto no dia 30 de julho. E em 07 de agosto acontece a festa de encerramento na comunidade, das 14h às 20h.
1ª edição
Realizado pela primeira vez em 2018 na comunidade do Cruzeirinho no Alto Vera Cruz, o projeto realizou uma grande obra de arte pública criada pelos artistas Rimon Guimarães (PR) e Zeh Palito (SP) com 36 casas da comunidade. Além da pintura, o MAMU também realizou oficinas de graffiti para os jovens. Mais da metade da equipe foi composta por moradores da comunidade.
Ficha técnica
@cemigenergia apresenta MAMU
Patrocínio: @cemigenergia e @localiza
Apoio: @tintascoral @akzonobel
Direção artística: @janamacruz e @jujuflores
Coordenação executiva: @janamacruz
Produção de campo: @surtoreal e Juquinha
Comunicação: @area.de.servico
Realização: @publica.art
*OFICINAS MAMU – INSCRIÇÕES GRATUITAS
Local de inscrições: Galpão NC – Avenida Antônio Carlos, 3157. Ao lado do Alugerais.
Inscrições: info@publica.art e (31) 99078-9168
Costurando ideias, com Juliana Porfírio
Data e horário: 25 a 29 de julho – segunda a sexta, das 14h00 às 17h00.
Vagas: 20
Público de interesse: Pessoas acima de 16 anos que tenham interesse em aprender a costurar
Sobre a oficina: Costurando ideias é uma oficina para pessoas que desejam aprender a costurar de forma descomplicada e criativa. Transitando entre os universos da moda e da arte, a oficina ministrada por Juliana Porfírio introduz vários recursos simples de costura, estamparia caseira e customização com eletrônica – estimulando a imaginação do participante para elaboração de protótipos têxteis. Então, se você nunca pregou um botão e acha que costurar é coisa de outro mundo, esta oficina é pra você.
Juliana Porfírio é mestre em artes, especialista em moda e graduada em comunicação social. Tem se dedicado à investigação das tecnologias vestíveis em trabalhos que transitam entre desenho, bordado, costura, escrita, gambiarras têxteis e eletrônica. Atua como artista visual, pesquisadora e arte educadora, ministrando oficinas de costura criativa em projetos sociais.
Graffiti para iniciantes, com Alexandre Rato
Data e horário: 25 a 29 de julho – segunda a sexta, das 14h00 às 17h00.
Vagas: 20
Público de interesse: Crianças e jovens acima de 13 a 24 * RATO SUGERE DE 10 A 15 anos que tenham interesse em aprender a pintar em grande escala
Sobre a oficina: Graffiti para iniciantes vai ensinar crianças e jovens sem experiência em pintura a criar arte nos muros. Os alunos vão aprender a usar tinta spray e técnicas simples da arte urbana como o estêncil. A oficina tem teoria e prática.
Alexandre Rato é artista plástico, músico, produtor multimídia e poeta urbano formado pela Escola Guignard (UEMG), Alexandre Rato produz arte compulsivamente. Por onde passa deixa ruídos, rastros e pistas para os transeuntes atentos das cidades. Utiliza literalmente tudo como suporte para a criação artística, trabalhando com estêncil, colagem, pintura, assemblage e técnicas experimentais.
Aprendendo o Passinho, com Samara Japa e Dudu Sorriso (Favelinha Dance)
Data e horário: 27 e 29 de julho – quarta, sexta e domingo, das 9h às 11h
Vagas: 20
Público de interesse: Crianças e jovens acima de 6 anos que tenham interesse em aprender o passinho
Sobre a oficina: Aprendendo o passinho é a oficina de passinho para iniciantes. A Oficina de Passinho tem como objetivo mostrar aos interessados pelo funk tanto ritmo como dança, suas diversas modalidades: Passinho Foda, Passinho do Romano, dancinha e montagem. Introduzindo princípios básicos de ritmo e movimento dentro do estilo, a oficina vai propor uma construção conjunta de coreografia que será apresentada na festa de encerramento do projeto.
Samara Japa e Dudu Sorriso são dançarinos do coletivo Favelinha Dance, grupo de dança voltado para estudos e difusão do funk do Aglomerado da Serra que já se apresentou em diversas cidades do Brasil e do mundo.
Rolezin – o que existe além do óbvio na Cachoeirinha?, com Filipe Thales (Viva Lagoinha)
Data e horário: 28 e 29 de julho, quinta e sexta, das 19h às 22h
Vagas: 20
Público de interesse: pessoas acima de 18 anos que tenham interesse em empreender na região da Cachoeirinha e Nova Cachoeirinha
Sobre a oficina: Rolezin – o que existe além do óbvio na Cachoeirinha? convida moradores para redescobrir sua comunidade e pensar nas potencialidades para criar um circuito cultural, gastronômico e artístico a partir da realização do MAMU – Morro Arte Mural. Na oficina os participantes vão aprender como articular saberes e ferramentas para tirar do papel ideias que podem se transformar em empreendimentos que colaborem pro desenvolvimento da comunidade. Usando a metodologia “toma bença”, Filipe demonstra a importância de conhecer, pedir licença e desenvolver economicamente a comunidade.
Filipe Thales é morador da Lagoinha, fundador do Viva Lagoinha (@vivalagoinha) – uma iniciativa que há dez anos conecta pessoas que acreditam na resiliência da região por meio de ações ligadas à economia criativa. À frente do Rolezin Lagoinha, um passeio turístico guiado, Filipe convida moradores e viajantes a redescobrir, com olhares frescos, a história e o presente do bairro. Filipe é publicitário autodidata, empreendedor social, modelo fotográfico e Embaixador da Cervejaria Wals e do Copo Lagoinha. Membro da Rede Mobiliza RMBH (@movimentonossabh) e da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (@recriabrasil), ele insere a Lagoinha nas pautas da cidade e no mapa criativo do Brasil.
Serviço
MAMU – Morro Arte Mural
Local: Vila Nova Cachoeirinha
Quando: durante todo o mês de julho
Festa de encerramento: 07 de agosto