sexta-feira, dezembro 26, 2025
HomeNoticiasEmpresasFranquias em Minas Gerais faturam mais de R$ 6 bilhões no 3º...

Franquias em Minas Gerais faturam mais de R$ 6 bilhões no 3º trimestre e reforçam força do setor no País

Estado acompanha ritmo nacional, cresce 8,9% no período e consolida Minas como um dos principais polos do franchising brasileiro

Belo Horizonte, dezembro de 2025 – O mercado de franquias em Minas Gerais manteve trajetória de crescimento no terceiro trimestre de 2025, acompanhando o bom desempenho do setor em nível nacional. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising brasileiro movimentou R$ 76,6 bilhões entre julho e setembro, alta de 9,1% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 10,8%, com faturamento superior a R$ 293 bilhões, evidenciando a expansão consistente do modelo no País.
Em Minas Gerais, o setor registrou crescimento de 8,9% no 3º trimestre de 2025, com faturamento acima de R$ 6 bilhões no período. Em número de operações, o franchising mineiro avançou 1,7%, alcançando 18.246 unidades entre junho e setembro, o que reforça a estabilidade e a maturidade do mercado estadual, hoje o terceiro maior do Brasil em quantidade de franquias em operação.
O desempenho positivo foi impulsionado especialmente pelos segmentos de Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação e Alimentação (comércio e distribuição). No período, o aumento da busca por experiências acessíveis, o fortalecimento do consumo local, a retomada de atividades presenciais e a maior preocupação das famílias e empresas com higiene e bem-estar favoreceram redes desses setores. Já o crescimento da alimentação está ligado à capilaridade das franquias, à conveniência dos formatos e à adaptação dos modelos de negócio às novas rotinas de consumo, tanto no varejo quanto na distribuição.
Para Antônio Bortoletto, diretor regional da ABF Minas Gerais e Espírito Santo, os números refletem a relevância econômica do Estado para o franchising nacional. “Minas Gerais tem um papel estratégico no desenvolvimento do setor no Brasil. O crescimento do faturamento e a estabilidade no número de operações mostram a força do mercado mineiro, que combina diversidade econômica, empreendedorismo e um consumidor cada vez mais atento a marcas consolidadas. Esse cenário reforça a atratividade do Estado para novos investimentos e a importância do franchising como gerador de emprego, renda e desenvolvimento regional”, avalia.
Com presença expressiva em diferentes segmentos e um ambiente favorável aos negócios, Minas Gerais segue como um dos motores do franchising brasileiro, contribuindo de forma decisiva para a expansão do setor e para o fortalecimento da economia regional e nacional.

 

 

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. Atualmente, a Associação conta com mais de 1.700 associados, cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, São Paulo Capital e Grande SP, Interior de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, Norte e Nordeste, e Sul) e reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e online, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter quinzenal e gratuita.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments