A Liga Forte União (LFU) realizou, no final da semana passada, uma reunião com seus clubes filiados para apresentar os resultados financeiros da venda dos direitos de transmissão da temporada 2025, consolidando um dos ciclos mais relevantes da história recente do futebol brasileiro.
O processo de comercialização resultou, somente nos direitos de tv, em um incremento de R$ 460 milhões em relação a 2024. Além do crescimento absoluto, houve um aumento de 55% por clube na receita média de direitos de TV, evidenciando a eficiência do modelo coletivo adotado.
Durante o encontro, foram apresentadas todas as contas, revelando a menor diferença da história entre os clubes que mais e menos arrecadaram, ficando em 1,97x, contra 6,25x no ano de 2024.
“Os resultados apresentados mostram uma transformação concreta. Avançamos em equilíbrio, com uma distribuição mais justa e sustentável alinhado às melhores práticas do futebol mundial”, afirmou o Presidente da LFU, Marcelo Paz.
Os clubes também ressaltaram os impactos positivos do novo modelo para o fortalecimento do ambiente competitivo.
“O crescimento médio nas receitas de TV e a redução das diferenças entre os clubes representam um marco para o futebol brasileiro. Esse novo momento da LFU nos dá mais previsibilidade, capacidade de planejamento e força coletiva”, analisou Alessandro Barcelos, presidente do Internacional.
A Liga Forte União (LFU) reafirma seu compromisso com a construção de um futebol cada vez mais profissional, transparente e competitivo, tendo os clubes como protagonistas e a modernização como pilar central de sua atuação.
Aqui um complemento importante:
• Diferença entre 1ª e último de 1,97x – Mais perto de Premiere League (1,7x) do que da LaLiga (3,5x)
• Todos os clubes da LFU tiveram incremento de receita
• 10 dos 11 clubes faturaram 100M ou mais
• 5 dos 11 clubes com 150M ou mais
• Todos os clubes crescem de valor mesmo se for considerado o % vendido pelo investidor, o que comprova o conceito de investidor estratégico que permitiu a profissionalização de vendas e crescimento real dos valores







