terça-feira, novembro 18, 2025
HomeEntretenimentoNesta sexta (21), Festival Chacoalha leva Yago Opróprio para Autêntica

Nesta sexta (21), Festival Chacoalha leva Yago Opróprio para Autêntica

Dia 21 de novembro programação recebe Yago Opróprio

Criado pela Híbrido Comunicação e Cultura, o Chacoalha celebra 10 anos de trajetória em 2025 com quatro datas especiais na Autêntica. Depois de Seun Kuti e Bonde do Dub convida Núbia abrindo a programação; o projeto continua com Yago Opróprio e Mac Júlia convida Afronta, dia 21 de novembro; O Kanalha e Swing Safafo convida Augusta Barna, dia 29 de novembro, e fechando a programação, dia 6 de dezembro, Evinha e Luiza Brina convida Julia Guedes.

Nesta edição, o Chacoalha reitera a proposta que seguiu ao longo dos 10 anos: movimentar a cena cultural criando conexões entre bandas e artistas de Belo Horizonte, do Brasil e do mundo. A seleção de atrações de diferentes locais, alcances e propostas musicais guia a curadoria do projeto e cria uma programação plural que conversa com diferentes públicos.

O Chacoalha tem patrocínio da Vivo, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Trace.

PROGRAMAÇÃO

Sexta, 21 de novembro

A poesia urbana de Yago Opróprio também é atração do Chacoalha. O artista apresenta um som que mistura a música periférica de São Paulo com a latino-americana, que imprime ritmo e singularidade às suas criações.

Quem abre a noite é a rapper e funkeira de BH Mac Júlia com seu som carregado de versos marcantes. Com passagens por grandes festivais, como Primavera Sound e REP Festival, a artista é reconhecida por cantar sobre liberdade do corpo, desejo e força da mulher periférica. Ela recebe AFRONTA, que chega representando o hip hop do Espírito Santo e a comunidade LGBTQIAPN+.

Sábado, 29 de novembro

Revelação da nova geração do pagode baiano, O Kanalha traz seu swing que vem conquistando o Brasil com hits como “O Baiano tem o Molho” e “Fraquinha”. Para completar a vibe dançante da noite, a banda do bloco Swing Safado completa o line-up com a energia que faz arrastar multidões no Carnaval de Belo Horizonte. O grupo representa o pagodão “à mineira”, trazendo ainda muito funk e axé à Autêntica. Quem se junta à trupe belo-horizontina é a cantora e compositora Augusta Barna, que se destaca na cena atual mineira com sua voz e performances marcantes.

Sábado, 6 de dezembro

Evinha fecha a programação de 10 anos do Chacoalha, com sucessos que embalaram os anos 1960 e 1970 no Brasil. A cantora ganhou notoriedade na Jovem Guarda, como vocalista do Trio Esperança, e agora acaba de ser indicada ao Grammy com a canção “Só Quero Ver”, em parceria com BK, reconectando-se com as novas gerações.

Quem completa o line-up é a mineira Luiza Brina, que alcança reconhecimento internacional com seu novo disco “Prece”, o único brasileiro a integrar a lista dos 50 Melhores do Ano pela NPR. A artista recebe outra mineira no palco, Julia Guedes, multiartista neta de Beto Guedes, vencedora do BDMG Jovem Instrumentista 2023 e uma das promessas da nova música de Minas Gerais.

TRAJETÓRIA

O primeiro Chacoalha foi realizado em 2015 e recebeu Karol Conka, Hypnotic Brass Ensemble, Zimun, Boogarins, entre outros. Na ocasião, ocupou casas de show e promoveu debates e workshops. Em 2017, foi a vez do primeiro Trio Chacoalha, que juntou grupos como Eddie, Família de Rua e BNegão durante o pré-carnaval. Já em fevereiro de 2018, o trio elétrico apresentou shows como Liniker e os Caramelows e Marcelo Veronez na terça-feira de Carnaval.

Em setembro de 2018, na primeira etapa da sua quarta edição, o festival apresentou 12 shows gratuitos no centro de BH. Quem esteve presente, pode curtir bandas como Samuca e a Selva, Tamara Franklin, Gato Feio, Luiz Gabriel Lopes, Academia da Berlinda, Negras Autoras, Bala da Palavra, A Outra da Banda Lua.  Em novembro de 2018, a diversidade guiou a programação, com 6 dias de festa com perfis diferentes. Ocorrendo em vários pontos da cidade, o Chacoalha se uniu com produtores culturais como Cura, Quente, e Masterplano. A programação contou com Deskareggae com Marina Peralta, Monkey Jhayam, Teach me Tiger, Masterplano + Blackat, MC Mistica, FBC, Gabii Nas, Violentango, Pata, Miêtta, entre outros.

Em 2022, o Chacoalha ocupou o Sula em oito encontros gratuitos com artistas que representam a nova cena cultural da cidade. A programação trouxe nomes como Ogoin e Linguini, RuaDois, Ablusadas convida Tamara Franklin e festas como @bsurda e Baile a Bôta.

SERVIÇO

Festival Chacoalha – 10 anos

21 de novembro

Yago Opróprio + Mac Julia convida Afronta

Ingressos: Sympla

29 de novembro

O Kannalha + Swing Safado convida Augusta Barna

Ingressos: Sympla

Dia 6 de dezembro

Evinha + Luiza Brina convida Julia Guedes

Ingressos: Sympla

Horário: sempre às 21h

Local: A Autêntica

Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia

Mais informações: @chacoalhabh

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments