Para abrir a semana em que retorna à apresentação do Sem Censura depois das férias, Cissa Guimarães recebe convidados especiais na tradicional roda de conversa da TV Brasil nesta segunda (13), ao vivo, às 16h, no estúdio da emissora pública.
No especial, a anfitriã reúne o ator Eduardo Moscovis, a atriz Maria Clara Gueiros e o cantor Pretinho da Serrinha. O programa tem a presença do produtor de conteúdo Muka como debatedor. Durante a ausência da titular na telinha, a jornalista Katy Navarro comandou a atração.
O Sem Censura comemora 40 anos de estreia em 2025. O formato foi idealizado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima em 1985 na extinta TV Educativa do Rio de Janeiro. Recentemente, a produção vespertina conquistou o Prêmio APCA, organizado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de Melhor Programa de Televisão. Desde 2024, Cissa conduz o papo na famosa bancada.
No ar de segunda a sexta, às 16h, o Sem Censura pode ser acompanhado pelo app TV Brasil Play e no YouTube da emissora. O conteúdo ainda fica disponível em formato de podcast no Spotify. A exibição das entrevistas tem horário alternativo na programação do canal mais tarde no mesmo dia, às 23h30.
Papo com trio de artistas
O ator Du Moscovis destaca o monólogo “O Motociclista no Globo da Morte”. A montagem expõe a violência humana na trama em cartaz no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro. O texto conta a história de Antônio, um matemático, um homem racional e sensato que, numa tarde de um dia qualquer, se vê̂ envolvido numa espiral de violência quando almoçava em um bar.
Já Maria Clara Gueiros fala sobre a nova temporada da peça “Agora É Que São Elas”, no Teatro Miguel Falabella, também na capital fluminense. No espetáculo, a atriz divide o palco com Júlia Rabello e Priscila Castello Branco. O trio interpreta a narrativa escrita por Fábio Porchat.
Completa o time de convidados um artista que tem trajetória consolidada no universo musical. Cantor e compositor, o sambista aborda a turnê do projeto “Batuke do Pretinho” e comenta as apresentações da performance no Rio de Janeiro e em São Paulo com diversas participações especiais.
Próximos programas
Na edição ao vivo desta terça (14), às 16h, a produção do canal público traz a cantora Luiza Possi, a atriz Suzana Pires e a fotógrafa Edineia Guimarães para um papo na telinha. A campanha Outubro Rosa é a pauta principal da conversa apresentada por Cissa Guimarães. A jornalista Marília Arrigoni participa como debatedora da mesa de entrevistas da TV Brasil.
Para falar sobre a carreira e antecipar os preparativos para a estreia do novo show “Romântica – Todas as Canções de Amor”, a atração recebe a cantora Luiza Possi. Em abril, a diva lançou o single “Coração tem gente”. Nos últimos meses, ela fez várias palestras pelo país e no exterior.
A atriz Suzana Pires revela detalhes sobre a versão brasileira de “Charlie’s Angels” (As Panteras), projeto em que será showrunner. Ela explica a proposta da recém-encerrada jornada Dona de Si. Ainda fala da experiência de filmar a comédia “Câncer com Ascendente em Virgem”, longa em que é protagonista.
Já na quarta (15), durante o programa Sem Censura, ao vivo, às 16h, a apresentadora Cissa Guimarães entrevista a cantora Laila Garin, o ator Herson Capri e o escritor André Carvalhal.
A atriz e cantora Laila Garin recorda passagens marcantes de sua trajetória artística, fala sobre trabalhos recentes e revela novos projetos no bate-papo vespertino da emissora pública. Ela estreia o espetáculo “Músicas que fiz em seu nome”, comédia que estreia no Rio de Janeiro e depois segue para Belo Horizonte. Na obra, ela vive a personagem Leide Milene na peça sobre identidade e memória.
O experiente ator Herson Capri comenta a peça “A Sabedoria dos Pais”, comédia romântica escrita e dirigida por Miguel Falabella em que divide a cena com a atriz Natália do Vale. O veterano conta bastidores da produção e aborda curiosidades presentes no enredo da trama.
A bancada ainda tem a participação do escritor André Carvalhal que explica como equilibrar a presença pessoal e profissional no mundo digital, para se reconectar consigo mesmo, as pessoas e a natureza. O assunto sobre o verdadeiro bem-estar pauta seu novo livro “A Alegria em Ficar de Fora”.
Sobre o programa
O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo vespertino criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.
Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Em 2025, o programa da TV Brasil comemora 40 anos no ar.
A interatividade está presente na produção com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, sempre na mesma faixa, o Sem Censura é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo fica disponível em formato de podcast no Spotify. A atração diária ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
TV Brasil na internet e nas redes sociais