O Sebrae Minas deu início nesta quarta-feira (1º/10), ao projeto-piloto para apoiar pequenos negócios da moda circular da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Programa Integra Moda Circular busca reduzir desperdícios ambientais e financeiros na indústria da moda, ao mesmo tempo em que oferece suporte técnico e criativo para aprimorar o posicionamento estratégico das marcas, ampliando o impacto positivo dos negócios por meio de ações como reaproveitamento de recursos, produção local e iniciativas socioambientais.
O lançamento aconteceu no Sebrae Living Hub, no P7 Criativo, reunindo dez marcas selecionadas para participar da primeira turma. As empresas receberão suporte técnico e criativo para consolidar sua identidade, ampliar o impacto positivo de suas ações e se preparar para competir em um mercado cada vez mais orientado ao consumo consciente.
Durante o evento, as consultoras Sarah Almeida, empreendedora, pesquisadora e fundadora da Florent, uma consultoria e laboratório de moda sustentável pioneiro no Brasil, e Larissa Botter Ortiz, profissional com mais de 30 anos de experiência multissetorial, tendo ao longo de sua trajetória, ocupado posições executivas em veículos renomados do mercado de moda, incluindo Elle e Vogue – apresentaram conceitos básicos da economia circular e exemplos práticos de aplicação no setor.
Segundo a analista do Sebrae Minas Kenia Cardoso, o programa é direcionado a micro e pequenas empresas que desejam consolidar sua identidade e fortalecer práticas sustentáveis. “O programa vai abordar princípios da economia circular — como o reaproveitamento de materiais, o redesenho de processos, a redução de desperdícios e a extensão do ciclo de vida dos produtos, temas tão atuais”, afirma.
Minas como polo da moda sustentável
No lançamento, as consultoras apresentaram os conceitos básicos da economia circular, com ênfase na redução de desperdícios, nos impactos ambientais e econômicos e exemplos práticos de aplicação. O objetivo foi orientar os participantes e fornecer referências que possam ser aplicadas em seus negócios ou atividades profissionais.
Durante o programa, que comtempla 40 horas de atividades, os empreendedores passarão por diferentes fases: Diagnóstico, para a avaliação de ESG e de circularidade, definição de metas e diretrizes; Implementação, para o apoio prático com fornecedores sustentáveis, logística reversa e certificações; Acompanhamento, com monitoramento, ajustes e análise de impactos; e Certificação, com entrega de selos verdes e reconhecimentos ambientais.
A ação faz parte do Integra Moda, uma iniciativa estratégica do Sebrae Minas que visa fortalecer a cadeia produtiva da moda no estado, promovendo o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor e reafirmando Minas Gerais como estado-polo da moda. Por meio de capacitações, consultorias especializadas e acesso a mercados, o programa busca aprimorar a gestão, inovação e competitividade dos empreendimentos mineiros.
Entre as participantes está Carla Rocha, estilista à frente do Ateliê Carla Rocha Couture e da marca Use Carla Rocha. Já inserida em outras ações do Sebrae Minas desde 2024, como o Empretec, o Modelação e o Moda Autoral, ela reconhece a necessidade de adotar novos processos em seu ateliê. “No ateliê ainda há muito desperdício. Quero aprender a reaproveitar tecidos e ressignificar insumos. Já saí do primeiro encontro com várias ideias para melhorar o consumo, economizar material e reduzir perdas”, destaca.
Sinônimo de consciência e inovação
Um levantamento recente do Sebrae Minas aponta que a moda circular é uma das principais tendências para o setor, com previsão de representar 23% do mercado global até 2030, movimentando cerca de US$ 700 bilhões. Hoje, 30% das roupas produzidas no mundo nunca chegam a ser vendidas, e 15% dos tecidos são descartados ainda na etapa de corte, muitas vezes em aterros e lixões.
Nesse contexto, a economia circular se apresenta como alternativa para prolongar o ciclo de vida das peças, incentivar o uso de tecidos sustentáveis, customizações, brechós, aluguel de roupas e produções conscientes.
Mais informações sobre o Programa Integra Moda Circular podem ser acessadas em: caminhosdamoda.sebraemg.com.br/sebrae-na-moda/13.