segunda-feira, agosto 25, 2025
HomeNoticiasCulturaGAL recebe exposição individual de Clara Valente: Montanha Nascente Flora

GAL recebe exposição individual de Clara Valente: Montanha Nascente Flora

A GAL Arte & Pesquisa inaugura no domingo, 31 de agosto, a exposição Montanha Nascente Flora, individual da artista Clara Valente. A mostra apresenta pinturas, cerâmicas e uma instalação inédita que traduzem a relação íntima da artista com as serras mineiras e o cerrado, em um percurso poético e político que segue em cartaz até 10 de outubro.

No texto crítico da exposição, Uiara Azevedo aproxima a prática de Clara Valente à de uma “construtora de jardins”, capaz de cultivar acontecimentos silenciosos, ritmados por um tempo ancestral e feminino. Inspirada no poema A arte de ser feliz, de Cecília Meireles, Uiara destaca a potência do gesto artístico como ritual cotidiano de preservação e beleza em meio a tempos de degradação.

Essa leitura se conecta diretamente à vivência da artista. “As criações nasceram das minhas caminhadas solitárias pelas serras — Cipó, Lapinha, Serra da Moeda, Espinhaço. Foi esse contato com a flora, as nascentes e as montanhas que me levou a morar diante delas, como quem vai atrás do mar. Eu vim atrás da montanha”, afirma Clara. Suas obras traduzem essa experiência de contemplação: a neblina que se dissipa, o vento que transforma o dia, as cores do pôr do sol.

O diálogo com as curadoras Uiara Azevedo e Laura Barbi também trouxe uma dimensão política à mostra. Ao abordar o cerrado e as nascentes, Clara aponta a urgência de preservar o quadrilátero ferrífero e aquífero ameaçado pela mineração e pela exploração industrial da água. “O que vem das montanhas é o que sustenta a vida futura. Quero falar da beleza, mas também da necessidade de olhar com atenção para essas paisagens.”

Na GAL, Clara apresenta pinturas em tela elaboradas com técnicas variadas — colagem, spray, resina e acrílica — além de peças de cerâmica realizadas em parceria com o ceramista Benedikt Wiertz, e uma instalação que dialoga com o clima da serra. Sua trajetória, marcada pelo grafite, pela pintura mural e pela escultura, encontra nesta exposição um novo desdobramento, mas permanece conectada à investigação constante da paisagem e da natureza.

O público é convidado a uma experiência de contemplação acessível a todos, inclusive às crianças, que segundo a artista, sempre se encantam com as formas simples e comunicativas de suas obras. “Espero que cada visitante sinta paz, uma plenitude diante da natureza e das cores. Que desperte a alma para o olhar atento aos detalhes”, resume Clara.

Ao receber Montanha Nascente Flora, a GAL reafirma seu compromisso ao refletir sobre o papel das mulheres e sobre o etarismo nas artes visuais.

 

Serviço

Exposição: Montanha Nascente Flora, individual de Clara Valente
Texto crítico: Uiara Azevedo
Curadoria: Uiara Azevedo e Laura Barbi
Abertura: domingo, 31 de agosto
Encerramento: 10 de outubro
Local: GAL Arte & Pesquisa – Rua Sinval de Sá, 586 – 2º andar, Cidade Jardim, Belo Horizonte
Visitação: sob agendamento
Entrada gratuita
Instagram: @gal.art.br

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments