Maior evento dedicado à cultura DEF no país, o Festival Acessa BH oferece quatro oficinas gratuitas na programação da sua 5ª edição. As atividades formativas tem como temas “Cultura e Acesso: A Acessibilidade como Criação no Cinema e na Arte”, “Veja com outros olhos”, “DanceAbility” e “Ponto(s) de Encontro(s)”. Para participar, as inscrições devem ser feitas no site do festival www.acessabh.com.br e a lista de selecionados será divulgada sempre no dia seguinte ao término das inscrições, também no site do evento. O Acessa BH, que será realizado de 5 a 28 de setembro de 2025, reúne mais de 30 atrações gratuitas com artistas de nove estados e do Reino Unido em espaços como Sesc Palladium, Palácio das Artes, Funarte MG e Centro Cultural Unimed-BH Minas.
A primeira das oficinas, “Cultura e Acesso: A Acessibilidade como Criação no Cinema e na Arte”, com Ademar Alves Jr. e Sara Paoliello, convida estudantes de comunicação e produtores culturais a investigar recursos como legendagem, audiodescrição e Libras como camadas criativas de linguagem. Ademar é surdo sinalizante, mestrando em Comunicação Social pela UFMG, com trajetória em cultura surda, acessibilidade e memória no audiovisual, enquanto Sara é doutoranda em Comunicação Social (UFMG), produtora de acessibilidade no Cine Humberto Mauro e realizadora de mostras e curtas sobre deficiência. As aulas acontecem em 9 e 10 de setembro, das 14h às 17h, na Funarte MG, com 30 vagas e inscrições abertas até 3 de setembro.
Já “Veja com outros olhos”, com Dudu Melo e Junior Dias, promove a criação de cenas audiodescritivas em diálogo entre pessoas que enxergam e não enxergam, reunindo pessoas com deficiência, artistas convidados e público em geral. Dudu tem formação no Galpão Cine Horto e experiências no teatro e no audiovisual, e Junior, formado pela Pigmentar Companhia, atua como assistente de acessibilidade, atuação e produção. A oficina será em 16 e 17 de setembro, das 14h às 17h, também na Funarte MG, com 25 vagas e inscrições de 19 de agosto até 11 de setembro.
Em “DanceAbility”, a performer e videoartista Estela Lapponi apresenta o método internacional de improvisação em dança criado por Alito Alessi, que parte das singularidades físicas de cada pessoa para construir uma dança autônoma, trabalhando princípios de sensação, relação, tempo e composição. Estela, idealizadora do solo CAPENGÁ! e autora do livro “Corpo Intruso”, pesquisa o discurso cênico do corpo DEF e o trânsito entre linguagens. O workshop acontece em 19 e 20 de setembro, das 10h às 13h, na Funarte MG, com 30 vagas e inscrições de 21 de agosto até 15 de setembro.
Encerrando o ciclo formativo, “Ponto(s) de Encontro(s)”, com Oscar Capucho e Bruno Pimenta, propõe o teatro como espaço seguro para que corpos com e sem deficiência acessem suas singularidades e criem coletivamente. Bruno é formado em Teatro pela UFMG e desenvolve práticas pedagógicas inclusivas, enquanto Oscar, artista com atuação nas Paralimpíadas Rio 2016, compartilha pesquisas em diversidade, inclusão e acessibilidade. As atividades serão em 23 e 24 de setembro, das 14h às 17h, na Funarte MG, com 20 vagas e inscrições de 26 de agosto até 18 de setembro.
Quem patrocina o Festival Acessa BH
O Festival Acessa BH conta com o patrocínio master da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio do Instituto Unimed-BH, Itaú Unibanco e Laranjinha Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo. Conta, ainda, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, Funarte MG, Centro Cultural Unimed-BH Minas, Sesc Palladium e Mercure. Uma realização da Vitral Bureau Cultural, Lais Vitral, Governo de Minas Gerais — Governo Diferente, Estado Eficiente e Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Cemig: a energia da cultura
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
O Instituto Unimed-BH patrocina o Acessa BH desde a segunda edição, reafirmando seu compromisso em promover a inclusão e a formação da cidadania. Conheça mais em: @institutounimedbh
O Itaú Unibanco, por meio do Itaú Cultural – instituição com sólida trajetória nos campos da arte e da cultura– , reforça o seu compromisso com o incentivo à criatividade, à produção de conhecimento e com experiências que inspiram novos olhares para a nossa realidade. A parceria com o Festival Acessa BH, programação consolidada no calendário do país, dialoga com a constante atuação do banco e da instituição visando a valorização da produção artística de pessoas com deficiência e ampliando o acesso à cultura para todos os públicos.
Serviço – Oficinas do Festival Acessa BH 2025
Inscrições gratuitas pelo site: www.acessabh.com.br
Divulgação dos selecionados: sempre no dia seguinte ao encerramento das inscrições, no site do festival
Cultura e Acesso: A Acessibilidade como Criação no Cinema e na Arte
Com: Ademar Alves Jr. e Sara Paoliello
Data: 9 e 10 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Funarte MG
Vagas: 30
Inscrições: 12 de agosto a 3 de setembro
Público-alvo: Estudantes de comunicação social e produtores culturais a partir de 16 anos
Veja com outros olhos
Com: Dudu Melo e Junior Dias
Data: 16 e 17 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Funarte MG
Vagas: 25
Inscrições: 19 de agosto a 11 de setembro
Público-alvo: Pessoas com deficiência, artistas convidados e público em geral a partir de 16 anos
DanceAbility
Com: Estela Lapponi
Data: 19 e 20 de setembro
Horário: 10h às 13h
Local: Funarte MG
Vagas: 30
Inscrições: 21 de agosto a 15 de setembro
Público-alvo: Pessoas com e sem deficiência; estudantes e profissionais da dança, teatro e performance a partir de 18 anos
Ponto(s) de Encontro(s)
Com: Oscar Capucho e Bruno Pimenta
Data: 23 e 24 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Funarte MG
Vagas: 20
Inscrições: 26 de agosto a 18 de setembro
Público-alvo: Pessoas com e sem deficiência a partir de 16 anos