sábado, agosto 2, 2025
HomeEntretenimentoExposição revela olhares dos moradores do Barreiro

Exposição revela olhares dos moradores do Barreiro

Representação sensível das fotografias é resultado da Oficina "Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica"

O  Centro Cultural Vila Santa Rita recebe, a partir do dia 1º de agosto, a exposição coletiva “Que história meu bairro conta?”.  A mostra é resultado do trabalho desenvolvido durante o mês de julho, quando participantes exploraram a fotografia como forma de expressão, valorização do território e construção de identidade.

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital Multilinguagens – Fundo Municipal de Cultura/2024, o programa oferece uma formação gratuita com foco no uso artístico e profissional da imagem a partir do celular.

A exposição é aberta ao público e propõe um mergulho nas histórias contadas por quem vive na região. São fotos que revelam a sensibilidade de novos olhares e a força de quem escolhe narrar sua própria história. Para Isac Barbosa, o curso foi surpreendente. “Não imaginava que a fotografia narrativa me daria oportunidade de contar histórias pelas fotos. Um clique transformou um momento em algo para sempre”, diz.

Para a coordenadora geral, Mônica Veiga, a proposta do programa vai além da formação técnica, “pois reafirma o compromisso com uma arte acessível, que promove a escuta, a diversidade e o protagonismo de cada aluno. A fotografia é usada como ferramenta de reflexão, expressão e conexão com o território e consigo mesmo.”

A produtora e proponente do projeto, Dalila Pires, destaca o aspecto afetivo da proposta. “Cada participante pôde perceber que o território onde vive é mais do que um espaço físico. É um campo simbólico, carregado de memórias e afetos. Ver o Barreiro e Venda Nova retratados com tanta sensibilidade é motivo de orgulho.”

A fotografia e o mercado de trabalho

A participante Anelise Alvarenga afirma que a oficina foi novidade. “Ter contato com outras pessoas que pensam de forma diferente e enxergam a arte como forma de se inserir no mercado de trabalho é transformador. É o que pretendo fazer: aproveitar o conhecimento e trabalhar com fotografia”.

O aluno João Paulo Martins também pretende trabalhar com fotografia. “Agora vou incrementar meu currículo e buscar um emprego formal no mercado. Recomendo o curso, pois é rápido e traz muito conhecimento”, ressalta.

A próxima edição da oficina já está com inscrições abertas até o dia 01 de agosto e será realizada no Centro Cultural Padre Eustáquio. As aulas acontecem no mês de agosto, e as vagas são prioritárias para moradores de periferias, pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência física.

Serviço

Abertura da exposição “Que história meu bairro conta?”

Período: 1º de agosto a 1º de setembro

Local: Centro Cultural Vila Santa Rita (R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita)

Gratuito

Instagram: @fotoetalartevisual

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments