Um dos principais nomes do Modernismo brasileiro, cujas obras paisagísticas se integram à paisagem e à arquitetura, Burle Marx (1909-1994) é celebrado na programação de agosto dos Museus da Pampulha. No mês em que o artista plástico e paisagista faria aniversário, oficina nos jardins e pílulas audiovisuais para as redes sociais dos museus celebram seu legado. A agenda de atividades oferece ainda uma diversidade de opções com aula coletiva de zumba, mostra itinerante pelos centros culturais e uma caminhada especial pela Orla da Lagoa.
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.
O mês já começa com um convite para colocar o corpo em movimento. Dando sequência às ações do projeto “Bem-Estar na Pampulha”, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design realiza no dia 2 de agosto, às 9h, a atividade “Zumba para todos”, com Kassandra Assis. A zumba é uma aula de dança que combina elementos de ginástica aeróbica com ritmos e coreografias inspiradas em danças latinas, como salsa, merengue e reggaeton. É uma atividade divertida e dinâmica que pode ser praticada por pessoas de todas as idades.
Os jardins concebidos pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) preenchem de natureza, beleza e brasilidade as curvas arquitetônicas da Pampulha. No dia 4 de agosto, em que celebraria seu 116º aniversário, o ícone do Modernismo brasileiro será enaltecido nas redes sociais dos museus. Serão quatro pílulas audiovisuais, uma por semana, com depoimentos e homenagens a partir do tema “Burle Marx e o patrimônio”.
O Museu Casa Kubitschek se inspira no legado do paisagista e convida o público para uma experiência de produção artística usando técnicas de impressão e pigmentação com plantas na oficina “Brota no Jardim: Oficina de impressão e pigmentação com plantas”, que acontece no dia 9 de agosto, das 10h30 às 12h30. Após uma investigação no jardim para a seleção de elementos, os participantes terão a oportunidade de celebrar a vida e obra de Burle Marx com a montagem de obras em cianotipia, além da experimentação de produção de tintas naturais a partir do ambiente natural e suas possibilidades. A atividade tem classificação livre e sem necessidade de inscrição prévia (sujeita à lotação).
Outro destaque da programação do mês de agosto é a sequência da exposição “MAP Itinerante nos Centros Culturais”, que convida o espectador a refletir sobre o Museu de Arte da Pampulha como um patrimônio vivo e tem o intuito de levar, para diferentes públicos de diversas regionais, um pouco de sua importante história. A mostra é composta por painéis móveis que narram a trajetória do Museu e destacam seus momentos mais significativos, ajudando a entender seu importante papel no cenário das artes local e nacional. A próxima parada é no Centro Cultural Padre Eustáquio, onde a mostra poderá ser visitada de 5 a 28 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h.
No dia 14 de agosto, às 14h, está programada mais uma edição da “Visita vertical”, projeto educativo da Casa do Baile que promove visitas mediadas à edificações icônicas na paisagem da cidade, promovendo uma oportunidade única de vivenciar arquiteturas emblemáticas, em uma imersão corporal. Nesta edição, a visita acontece na Cidade Administrativa, um dos últimos projetos de Niemeyer na cidade. A atividade contará com transporte para os participantes e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.
O mês ainda reserva a caminhada “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico – Jornada Nacional do Patrimônio”, que acontece no dia 16 de agosto, das 9h às 12h. A ação propõe um passeio pela orla da Lagoa, saindo do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha) até o Museu Casa Kubitschek. No percurso, os educadores do MCK irão abordar questões sobre a história da Pampulha e da cidade e compartilhar curiosidades sobre algumas figuras históricas importantes que dão nomes a ruas e avenidas de Belo Horizonte.
No dia 30 de agosto, das 10h30 às 12h30, o Museu Casa Kubitschek realiza a atividade “Ouvindo as paredes: oficina de contos do cotidiano”, que convida o público ao exercício de fabulação a partir da produção de escritas poéticas. A atividade, alinhada à data comemorativa do Dia do Artista, contará com a declamação do conto “Uma mulher e seus pincéis” de Cris Guerra, neta de Dona Juracy, que foi a moradora da casa e artista autodidata. Nesta ação, serão apresentados elementos literários e recursos de escrita criativa para a produção de narrativas envolvendo modos de morar, descrição afetiva e a poética do habitar. A atividade tem classificação livre e sem necessidade de inscrição prévia (sujeita à lotação).
_______________________________________________________________________________________________
Serviço – Programação de agosto no Museus Pampulha
2/8 (sábado) – 9h às 10h
Bem-estar na Pampulha: Zumba para todos, com Kassandra Assis
Classificação: Livre / Sem inscrição prévia
Local: Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
5/8 a 28/8 – Terça a sexta, das 9h às 19h, sábados, das 9h às 17h
Exposição “MAP Itinerante nos Centros Culturais”
Classificação: livre
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio – R. Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio
9/8 (sábado) – 10h30 às 12h30
Programação Especial Burle Marx – “Brota no Jardim: Oficina de impressão e pigmentação com plantas”
Local: Museu Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes
Classificação: livre
Não é necessário inscrição prévia
14/8 (quinta-feira) – 14h
Visita vertical – Cidade Administrativa
Classificação: livre / Vagas limitadas
Local: Cidade Administrativa – Atividade contará com disponibilização de van para transporte dos participantes
Inscrição prévia: cb.fmc@pbh.gov.br
16/8 (sábado) – 9h às 12h
Caminhada “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico – Jornada Nacional do Patrimônio”
Classificação: livre
Local: Museu Casa Kubitschek
30/8 (sábado) – 10h30 às 12h30
Ouvindo as paredes: oficina de contos do cotidiano
Classificação: livre
Local: Museu Casa Kubitschek
Não é necessário inscrição prévia.
___________________________________________________________________________
Endereços:
Museu Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Pampulha
Museu de Arte da Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha
Centro Cultural Padre Eustáquio – R. Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio