A banda que nasceu na Bahia e conquistou o Brasil, Maglore, chega no dia 11 de julho no Distrital para celebrar o marco de 15 anos de carreira. Com uma longa história com a capital mineira, o quarteto promete um show que passeia por toda a sua trajetória, de “Veroz” (2011) a “V” (2022). O show de abertura fica por conta da banda donaclara. e DJ Crase mantém o clima de festa com sets especiais. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.
Originada em 2009 como quarteto em Salvador, baseada em São Paulo desde 2012 e formada, hoje, por Teago Oliveira (voz e guitarra), Lelo Brandão (guitarra e teclado), Lucas Gonçalves (baixo e voz) e Felipe Dieder (bateria), Maglore é reconhecida por uma sonoridade autêntica que navega por ambientes que atualizam tons de décadas passadas.
Artistas como Erasmo Carlos, Gal Costa e Pitty já regravaram canções do grupo, reforçando a força de suas composições. A banda realizou turnês por todas as regiões do país e se apresentou em importantes palcos, como Lollapalooza Brasil, SXSW, em Austin; Summerfest, em Nova Iorque, Rock in Rio e Primavera Sound.
Em Belo Horizonte, Maglore acumula amigos e desenvolveu uma relação próxima com os fãs. “Os shows em BH são sempre especiais. Desde a época do primeiro disco já íamos muito para a cidade e isso se manteve ao longo de todos os discos. Talvez ela seja, junto com Salvador e São Paulo, onde a banda reside, uma das cidades onde a gente mais se sente em casa. Fizemos muitos amigos também, é um povo queridíssimo e os shows têm essa energia de cumplicidade”, comenta Felipe Dieder, baterista da banda.
Além do histórico de apresentações, foi em Belo Horizonte que o grupo gravou seu penúltimo disco “V”, que contou com coprodução de Leonardo Marques, do Estúdio Ilha do Corvo, um dos principais produtores musicais do Brasil. Elogiado pela crítica e querido pelo público, o disco mistura dor e alegria, com faixas que vão da celebração à crítica, do amor à homenagem.
O quarteto retorna a Belo Horizonte para celebrar essa trajetória junto ao público apaixonado e engajado que construiu na cidade. O Distrital garante a estrutura completa para receber essa festa histórica, que promete marcar a memória dos fãs.
15 ANOS DE HITS, PALCOS E REINVENÇÃO
Em seus primeiros anos, em Salvador, Maglore lançou os CDs independentes “Veroz” (2011) e “Vamos pra Rua” (2013). Neste último, Carlinhos Brown e Wado emprestam suas vozes em participações especiais. Os discos destacaram a banda, que passou a ser vista como aposta e representante de peso do circuito baiano.
Em 2015, é lançado “III” (Deck), que trouxe mudança na formação: o quarteto virou um trio. Como resultado, a sonoridade da banda também se modificou, tornando-se mais direta e simples, mas não menos inventiva. As referências abraçam o tropicalismo e o folk, passando pelas cores da Bahia e pela rotina da vida na capital paulista.
Inegavelmente, “III” mudou a história do grupo. Trazendo hits como “Mantra” (indicado à categoria “nova canção” do Prêmio Multishow 2015), “Dança Diferente” e “Ai Ai” (que passa a integrar a trilha sonora da premiada temporada de “Malhação – Viva A Diferença), o álbum foi considerado um dos melhores de 2015 por veículos como Rolling Stone, Billboard, MTV e UOL Entretenimento. A Folha de São Paulo elegeu o show da banda entre os destaques do ano.
Ainda em 2015, a banda abre o show do Muse no Allianz Parque, em São Paulo. O disco levou também a Maglore ao 27º Prêmio da Música Brasileira, que reconheceu o grupo como um dos melhores daquele ano, além de ter rendido convites para o Lollapalooza Brasil 2016 – onde os baianos se apresentaram no palco principal – e para o festival SXSW, em Austin (EUA), no começo de 2017.
No segundo semestre do mesmo ano, a Maglore lança “Todas As Bandeiras”, quarto e elogiado trabalho, eleito novamente pela crítica especializada um dos melhores do ano (Rolling Stone, UOL, Tenho Mais Discos Que Amigos, Scream Yell, Gazeta do Sul, etc.) e integrante também de listas internacionais (La Tundra, BeeHype, etc.).
É simbólico do lugar alcançado pelo álbum a pesquisa realizada por Pena Schmidt sobre artistas que lançaram discos em 2017. Ao examinar um amplo leque de listas que se propunham a eleger os “melhores do ano”, o produtor constatou que a Maglore ficou em 8º lugar entre as mais citadas.
Em 2018, o grupo toca no festival Summerfest, em Nova Iorque, e em trio no Carnaval de Salvador. No mesmo ano, Erasmo Carlos lança como single de seu então novo trabalho “Não Existe Saudade no Cosmos”, composição de Teago Oliveira gravada pelo quarteto em meio aos registros do “Todas As Bandeiras”.
Em 2019, é lançado nas plataformas de streaming registro audiovisual de show no Cine Joia, em São Paulo, com set que celebra os dez anos de banda, intitulado “Maglore Ao Vivo”. No mesmo ano, o quarteto faz o Circuito Sesc SP, se apresenta no Rock in Rio e vê Gal Costa e Pitty regravarem “Motor”, música assinada por Teago Oliveira e que integra o “Vamos pra Rua”.
Entre o final de 2019 e o início de 2020, o grupo começa a trabalhar no material do que viria a ser o “V”, com planos de ser gravado e lançado ainda em 2020. A pandemia, infelizmente, interrompe o planejamento, mas apenas brevemente.
A banda dá continuidade ao trabalho em cima do material novo, à distância, e, em paralelo, lança dois singles: “Liberta”, com a participação de Josyara, e “Não Existe Saudade no Cosmos”, em versão da própria Maglore, junto a Fernanda Takai e John Ulhoa.
Em 2022, o disco é lançado e o quarteto faz uma série de shows pelo país em casas e festivais emblemáticos, a exemplo do Sesc Pompeia (em São Paulo), Opinião (Porto Alegre), Circo Voador e Fundição Progresso (Rio de Janeiro) e Festival Primavera Sound (também em São Paulo).
Em 2024, a banda traz uma nova forma do público ouvir suas canções e lança o álbum acústico que reflete fases distintas da discografia da banda, o álbum apresenta uma sequência de hits e canções “lado b” numa roupagem acústica e mais minimalista, o que confere novas perspectivas estéticas para letras já conhecidas dos fãs, tais como “Invejosa”, “Não Existe Saudade no Cosmos” e “Calma”, entre outras.
SERVIÇO
Show Maglore – Turnê 15 anos
Sexta-feira, 11 de julho
Horário: a partir das 21h
Local: Distrital
Rua Opala, s/n – Cruzeiro
Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Sympla