O C.A.M.A. – Centro de Atividades Musicais e Artísticas, com gestão da Cyntilante Produções, promove mais uma edição do Curso de Especialização em Teatro Musical. As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho, terça-feira, e podem ser feitas pelo link www.cyntilante.com.br/cama.
Iniciativa da Cyntilante Produções – desde 2005, uma das principais referências brasileiras na produção de musicais -, o Centro de Atividades Musicais e Artísticas (C.A.M.A.), localizado no bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte (MG), irá abrigar um curso com especialista para o artista profissional que quer ampliar suas habilidades em cena, com foco na atuação, canto e dança. As aulas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h30.
“Serão abordadas técnicas de interpretação, expressão corporal, preparação vocal, improvisação, prática de conjunto e integração cênico-musical, com orientação de profissionais experientes nas áreas do teatro musical”, comenta Fernando Bustamante, diretor artístico da Cyntilante Produções, que assina a coordenação pedagógica do curso.
Também participam do corpo docente do Curso, Leandro Braga (Direção Musical e Arranjos), Glaw Nader (Direção Musical Residente / Professora de Expressão Vocal e Canto), Carlandreia Ribeiro (Direção de Elenco / Professora de Interpretação e Teoria), Tainá Rosa (Iluminação) – Iluminadora cênica e produtora cultural, Camilo Gan (Direção de Movimento / Professor de Corpo Oralidade e Dança), Anderson Ferreira (Figurino) e Cynthia Bustamante (Cenografia) .
Inscrições
Podem se inscrever artistas com idade mínima de 18 anos, potencial artístico comprovado (currículo), histórico de formação, disponibilidade e aderência ao perfil do curso. Os selecionados nesta primeira etapa serão convidados a participar de audições presenciais nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2025, das 9h às 12h. Caso sejam aprovados, a convocação será feita por e-mail, com antecedência mínima de 10 dias.
O curso irá oferecer ainda dez bolsas integrais com ajuda de custo de R$ 45,00 por aula. As aulas acontecerão de 12 de agosto a 4 de dezembro. Como montagem final do curso, está prevista para o dia 6 de dezembro, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, a estreia de “AIDA, A RAINHA DA BATERIA” – uma versão afrocentrada e contemporânea da ópera original, de Giuseppe Verdi, adaptada para o público infantil. A apresentação será realizada na Semana Nacional do Samba.
“Embora o curso proponha uma versão afrocentrada e contemporânea da ópera Aida, com equipe criativa e elenco majoritariamente composto por artistas negros, serão selecionados(as) estudantes para personagens que podem ser interpretadas por pessoas de diferentes gêneros e etnias”, acrescenta Bustamante.
SERVIÇO
C.A.M.A. abre inscrições para Curso de Especialização em Teatro Musical
Inscrições
até 15 de julho, terça-feira, pelo link
Audições Presenciais
5, 6 e 7 de agosto
Curso Gratuito (para selecionados)
12 de agosto a 4 de dezembro
Apresentação final
6 de dezembro
C.A.M.A. – Centro de Atividades Musicais e Artísticas
Local: Rua Monte Azul, 335, Mangabeiras, Belo Horizonte/MG
Terças, Quartas e Quintas: 8h às 12h30 (aulas em dois blocos: 8h-10h e 10h30-12h30)
+Info.: www.cyntilante.com.br/cama
Whatsapp: (31) 98260-4652
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
RIZOMA COMUNICAÇÃO & ARTE
Beatriz França e Renata Rocha – assessora de imprensa
31 9 9733 3127 / beatrizfranca@rizomacomunica.com.br
EXTRAS – MINIBIOS EQUIPE CRIATIVA E DOCENTES
Cynthia Bustamante (Cenografia) – Cenógrafa, arquiteta e pesquisadora. Graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, atualmente é doutoranda em Geografia na mesma instituição. Pesquisa o protagonismo da população negra na produção do espaço. Atua há mais de 15 anos em cenografia para teatro e eventos, com projetos premiados como Romeu & Romeu e A Patinha Feia. É colaboradora da Cyntilante Produções, assinando projetos cenográficos para dezenas de espetáculos infantis e adultos, com destaque para: Eu não sou cachorro não, A Arca de Vinícius, O que você vai ser quando crescer, João e Maria e Os Saltimbancos. Sua formação inclui oficinas de cenografia e iluminação cênica com Raul Belém Machado, Telma Fernandes e Guilherme Bonfanti. Dentre os parceiros de trabalho, destacam-se as parcerias com os cenotécnicos Felício Alves (in memoriam), Gastão e Helvécio Alves.
Anderson Ferreira (Figurino) – Figurinista, cenógrafo, ator e pesquisador, com destacada atuação no Carnaval e nas artes da cena. Mestre em Artes da Cena pela UFMG, onde atualmente cursa doutorado, também é graduado em Interpretação Teatral e Licenciado em Teatro pela mesma universidade. Atua como jurado do quesito Fantasias nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Série Ouro) desde 2023 e integra o júri da Corte Momesca de Belo Horizonte. Sua trajetória inclui criações marcantes em espetáculos como Matias e a Estrada Infinita do Tempo; A Árvore do Pai Boi; Querença; Bonita; e ƎX – Magination. Com um olhar atento à cultura popular e à estética afro-brasileira, desenvolve figurinos e adereços que atravessam teatro, performance e rua, sempre com sensibilidade e potência visual.
Tainá Rosa (Iluminação) – Iluminadora cênica e produtora cultural, com mais de 20 anos de experiência em iluminação. Licenciada em História pela PUC Minas, Mestra em Artes pela UFOP. Entre seus principais trabalhos como iluminadora destacam-se Eras (Coletivo Negras Autoras), Marku Musical. Prelúdio a Ismael Ivo, além de colaborações com diversos artistas e coletivos da cena contemporânea.
Camilo Gan (Direção de Movimento / Professor de Corpo Oralidade e Dança) – artista plural, dançarino, músico, compositor, educador, produtor e liderança cultural. Licenciado em Música e Doutor Honoris Causa, atua há mais de 25 anos com ênfase na cultura afro-brasileira. Fundador de projetos como Samba de Terreiro, Bloco Afro Magia Negra, Corpo Oralidade e Perconcertos, desenvolve ações afrobetizadoras e pretagógicas, unindo arte, ancestralidade e educação. Atua também como percussionista, arranjador e diretor musical, com passagens por importantes companhias e festivais de dança, música e teatro no Brasil e no exterior.
Carlandreia Ribeiro (Direção de Elenco / Professora de Interpretação e Teoria) – Arte-educadora, atriz, produtora cultural e contadora de histórias. Fundadora do Circo Teatro Olho da Rua e coordenadora do FAN – Festival de Arte Negra de BH, desenvolve trabalhos ligados à cultura popular, arte negra e teatro de rua desde os anos 1980. Premiada por sua trajetória artística, atua também na formação de educadores e na valorização das tradições afro-brasileiras e circenses. Seu mais recente trabalho de direção e dramaturgia foi o espetáculo Corpo Preto Surdo: nós estamos aqui (2024)
Glaw Nader (Direção Musical Residente / Professora de Expressão Vocal e Canto) – Cantora, pianista, compositora, arranjadora, produtora musical e pesquisadora. Doutora em Música pela UFMG (2025), possui mestrado e bacharelado na mesma instituição, além de especialização em Gestão e Produção Cultural (SENAC, 2023). Foi professora na Licenciatura em Música da UFOP (2024) e lecionou no Bacharelado em Música Popular da UFMG (2021–2023). Como artista, destaca-se pela pesquisa e releitura da obra de Baden Powell em álbuns como Tempo de Amor, Canto de Xangô, Cai Dentro e Samba em Prelúdio. Em 2024, lançou o single Papaloko, inspirado na tradição vodun haitiana. É idealizadora do Urban Afro Jazz, festival de protagonismo negro em Belo Horizonte, e da residência artística TRAMA, voltada à formação de mulheres na música. Atuou como curadora do FAN BH (2023) e participou de importantes festivais como Savassi Festival, Tudo é Jazz, Sons do Brasil, Obá Festival, Mulheres na Música Instrumental e Festival Internacional SESC Palladium. Tem colaborações com artistas como Maíra Baldaia, Iza Sabino, Sérgio Pererê, Pedro Santos e Djonga, integrando turnês, gravações e produções audiovisuais. Sua trajetória une excelência acadêmica e potência criativa em projetos que articulam música, ancestralidade e inovação.
Leandro Braga (Direção Musical e Arranjos) – pianista, compositor, arranjador e educador musical. Com mais de 60 anos dedicados à música, tem oito CDs autorais — entre eles Pé na Cozinha, vencedor de 3 Prêmios Sharp — e já trabalhou com grandes nomes como Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Simone e Elba Ramalho. Foi indicado ao Grammy Latino, dirigiu projetos sociais e educacionais de grande alcance e é referência em música brasileira e arranjo orquestral. Desde 2021, apresenta-se em duo com Ney Matogrosso e mantém o canal A Esquerda do Piano, além do curso RBP – Ritmos Brasileiros ao Piano.
Fernando Bustamante (Direção Geral e Coordenação Pedagógica) – Ator, diretor, produtor e coreógrafo formado em Artes Cênicas pela UFMG (2004). Dirige e produz espetáculos principalmente na área de teatro musical, com destaque para trabalhos voltados à infância e juventude, por meio da Cyntilante Produções, empresa que fundou para promover o gênero. Em 2009, dirigiu o Projeto Teatro Musical da UFMG e realizou o 1º Festival de Teatro Musical de Belo Horizonte. Seu trabalho na direção já foi premiado diversas vezes, incluindo o espetáculo A Arca de Vinicius (Prêmios USIMINAS/SINPARC e SESC/SATED). Também é reconhecido por projetos como O Casamento da Ararinha Azul, A Pequena Sereia e Lampiãozinho e Maria Bonitinha. Atua ainda como coreógrafo e preparador corporal, com vasta experiência em montagem, produção e direção de espetáculos teatrais e musicais.