quinta-feira, outubro 9, 2025
HomeAgência Grupo ConteúdoBrasilProjeta Cultura lança jornada de formação 100% digital e gratuita para quem...

Projeta Cultura lança jornada de formação 100% digital e gratuita para quem deseja criar projetos culturais e tirar do papel ideias inovadoras

Projeta Cultura – Divulgação

Lançamento do Governo de Minas e do Instituto Vivas conta com websérie, material didático e inteligência artificial ROBOZIN para auxiliar agentes culturais na elaboração e inscrição de projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

 

O Projeta Cultura lança, nesta terça-feira (18/03), um conjunto de novidades para auxiliar quem deseja desenvolver projetos culturais transformadores em Minas Gerais. A iniciativa estreia uma jornada de formação com conteúdos digitais e gratuitos para facilitar o processo de elaboração e inscrição de projetos culturais na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A jornada inclui uma websérie, material didático detalhado e o ROBOZIN, inteligência artificial que funciona como assistente virtual.

Realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e do Instituto Vivas, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o Projeta Cultura desenvolve ações focadas em formação no setor cultural. Entre novembro de 2024 a fevereiro de 2025, foram promovidas oficinas presenciais em diversas cidades mineiras, também focadas na elaboração de projetos culturais. O projeto passou por Nova Lima, Santa Luzia, Sabará, Lagoa Santa, Betim, Juiz de Fora, Divinópolis, Uberaba, Araguari, Três Marias e Pirapora.

Nos novos lançamentos, a aprendizagem é gratuita e ocorre de forma digital, possibilitando maior flexibilidade, como também que pessoas de diferentes localidades acessem os conteúdos. Assim, o Projeta Cultura reforça seu propósito de contribuir para a formação de agentes culturais em diversas partes de Minas Gerais, que, amparados com os conteúdos, poderão tirar sonhos e ideias do papel.

“O Projeta Cultura é uma iniciativa inovadora que auxilia de forma muito potente, didática e criativa os agentes culturais de todo o estado. Capacitar o setor e ampliar, modernizar e descentralizar o acesso aos mecanismos de fomento é um compromisso da Secult e do Governo de Minas”, destaca a subsecretária de Cultura de Minas Gerais, Maristela Rangel.

Conteúdo diverso

A websérie tem dez episódios e é apresentada por Fernanda Vianna, atriz, diretora de teatro e produtora cultural. Os episódios percorrem temas como planejamento, orçamento, etapas de produção e público-alvo, oferecendo um passo-a-passo prático. Cada episódio conta ainda com uma dica valiosa de profissionais experientes e renomados do setor cultural. Participam Leônidas de Oliveira, Cristiana Kumaira, David César, Felipe Amado, Gilma Oliveira, Maximira de Jesus, Paulo Victor Magalhães, Victor Diniz, Vitor Ribeiro e Solanda Steckelberg.

O material didático trabalha o tema de forma detalhada, servindo como uma apostila de consulta completa durante o processo. O agente cultural pode acessá-lo ao fazer o cadastro no link disponibilizado em todos os capítulos da websérie. Já o ROBOZIN, com acesso via material didático, funciona como um grande aliado e facilitador, auxiliando tanto na organização quanto na produção dos textos dos projetos. Ele é um assistente virtual que utiliza tecnologia chatbot — programa de computador projetado para simular uma conversa humana. Por meio da inteligência artificial GPT (Generative Pre-Trained Transformer) da OpenAI, o ROBOZIN entende as perguntas dos usuários e fornece respostas relevantes.

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destacou a importância da realização da iniciativa para o aumento da elaboração e aprovação de projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura nas diferentes regiões de Minas. “A Cemig tem um compromisso com a democratização do acesso às práticas culturais e essa iniciativa dialoga com essa proposta. Interiorizar o fazer cultural, disponibilizando todo esse material, é contribuir para a profissionalização dos agentes e para o fomento do setor cultural no estado em sua totalidade”, enfatizou.

“A proposta do Projeta Cultura parte da necessidade de ampliação de acesso ao conhecimento sobre elaboração e gestão de projetos culturais. O Instituto Vivas, em parceria com a Cemig, identificou a necessidade de criar conteúdos de fácil acesso aos agentes culturais como forma a permitir que estes tenham informações e dicas sobre instrumentos de fomento, como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Vale destacar que o acesso aos conteúdos é gratuito e 100% on-line”, explica Felipe Amado, um dos professores.

Trajetória do projeto

Na primeira etapa do Projeta, que aconteceu em maio e junho de 2024, em Belo Horizonte, foram realizadas seis oficinas gratuitas nas áreas de Fotografia, Poesia e Design, Dança e Audiovisual. Ao final, 52 participantes foram certificados e a iniciativa promoveu um evento para prestigiar as obras produzidas pelos alunos. Em outubro de 2024, o projeto iniciou uma nova etapa, expandindo suas atividades e focando na formação de produtores culturais, com oficinas que aconteceram em 11 cidades do interior de Minas Gerais e com o lançamento da websérie educativa, juntamente com material didático e assistente virtual.

Projeta Cultura é uma ação formativa que conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus mais de 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural em Minas, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

SERVIÇO

Projeta Cultura lança websérie, material didático e assistente virtual para agentes culturais

Conteúdo disponível gratuitamente em  www.projetacultura.art.br,  a partir de 18 de março de 2025.

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments