O Memorial Vale Itinerante leva ao Parque Municipal o grupo Makamba Brincante para uma manhã de diversão e cultura com o espetáculo “Menineça Sabi: o sabor da infância”. A apresentação, voltada para o público infantil e para toda a família, acontece no sábado dia 18 de janeiro, às 10h, no Parque Municipal, como parte da programação da exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento”. Através da palhaçaria, cantoria, brincadeiras e contação de histórias, as Makambas Brincantes prometem um espetáculo que mistura elementos de dança, circo, teatro e música, com fortes referências na cultura afro-brasileira. A apresentação gratuita integra o projeto “Eu, Criança, no Museu” do Memorial Vale.
O Makamba Brincante, que em bantu significa “amigos”, foi idealizado por Roniza Santiago e Rita Aragão, moradoras da Vila Acaba Mundo. Há mais de 10 anos, elas promovem o ato de brincar como forma de estimular a criatividade, o desenvolvimento lúdico e o convívio social. O grupo, com ampla formação artística em diversas áreas, já recebeu o Prêmio de Inovação Comunitária, realizado pela Associação Querubins e a Brazil Foundation. Durante a pandemia, o Makamba Brincante realizou ações importantes na comunidade, distribuindo kits de brincadeiras com materiais criativos para as crianças e suas famílias. O projeto também participou de mostras como o FAN (Festival de Arte Negra), Solo Negro da Cia Burlantins e Mostra Negras Autoras com o espetáculo “Menineça Sabi”.
Rita explica que o trabalho do grupo envolve o resgate de brincadeiras dos idosos da vila, que são apresentadas para as crianças mais novas, em festas e outros eventos. “A gente junta forças, cada um colabora com alguma coisa e todo mundo volta a ser criança”, afirma. Roniza relembra a infância livre que tiveram, com brincadeiras na rua, e destaca a importância de oferecer um contraponto à influência do mundo tecnológico. “São trabalhados temas como uso de telas, presença, companheirismo, amizade e cultura africana. As crianças são conduzidas por diversas brincadeiras, como pula corda, amarelinha africana e outras que envolvem ritmo, atenção, parceria e imaginação”, explica.
Um convite à brincadeira e à reflexão
As fundadoras do Makamba Brincante enfatizam a importância das brincadeiras tradicionais para as crianças, especialmente em um contexto em que o brincar coletivamente se torna cada vez mais raro. Elas reforçam o convite para que toda a cidade participe das atividades do grupo, que são abertas, gratuitas e marcadas pela diversidade cultural e o fortalecimento étnico-racial, contribuindo para a formação crítica e reflexiva e o protagonismo infantil.
Roniza finaliza destacando a importância do trabalho do Makamba: “A cultura da criança é uma forma lúdica de reinventar a vida, uma oportunidade de leitura de mundo e reflexão sobre a identidade e a maneira individual de agir como cidadão”.
“Oriará – Arte e Educação em Movimento”
A exposição itinerante Oriará, também levará ao Parque Municipal uma programação diversificada que inclui atividades culturais e educativas gratuitas para todos os públicos. A mostra traz obras de seis artistas negros e indígenas, representantes de diversas regiões de Minas, propondo reflexões sobre temas como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver. A mostra, que integra o projeto Memorial Vale Itinerante, levará arte contemporânea e reflexões sobre as heranças culturais indígenas e afro-brasileiras a 10 cidades mineiras em uma carreta de 15 metros de comprimento, especialmente adaptada para o transporte e a exibição das obras. Além da exposição, cada localidade receberá diversas atividades culturais e educativas durante o período que a mostra permanecerá na cidade. A primeira parada de “Oriará” será no Parque Municipal, em Belo Horizonte, de 15 de janeiro até 08 de fevereiro com visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 17h.
Memorial Vale Itinerante
“Oriará – Arte e Educação em Movimento” integra uma etapa da renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com exposições como esta, estamos cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.
Além da mostra “Oriará”, o Memorial Vale Itinerante conta com outras iniciativas. Entre elas, o Quintal do Memorial que leva à Praça da Liberdade uma série de atividades culturais e educativas aos domingos.
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.
SERVIÇO
Espetáculo Menineça Sabi, com Makamba Brincante
Data: 18/01
Horário: 10h
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Grande Gramado) – Av. Afonso Pena, 1377, Belo Horizonte
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre para toda a família
Mais informações: www.memorialvale.com.br / @memorialvale