Economista reforça a importância do planejamento para aproveitar ao máximo as oportunidades da data
A Black Friday é realizada, oficialmente, na última sexta-feira do mês de novembro, mas as marcas costumam prolongar o período de promoções por mais dias. As promessas de grandes descontos, muitas vezes de até 70%, mexem com o desejo de compra do público, mas é preciso ser “racional” para não entrar em dívidas e fazer o seu dinheiro render mais.
A economista Cecília Perini, líder regional da XP Investimentos em Minas Gerais e no Espírito Santo, preparou cinco dicas práticas que podem te ajudar a fazer bons negócios nesta data:
- Faça uma lista de desejos: anote tudo que você quer comprar na data e organize por necessidade. Pode seguir esse modelo: o que eu realmente preciso (uma demanda urgente e inegociável); aquilo que não preciso agora, mas são coisas do dia a dia que vão gerar economia a médio e longo prazo; quero e está valendo a pena. Isso vai te ajudar a tomar as decisões;
- Defina um orçamento: analise suas contas pessoais dos próximos meses e estipule um limite de gastos. Lembre-se, que em janeiro os gastos aumentam com as despesas fixas de início de ano, como pagamento de impostos, matrícula e material escolar, seguro, entre outros;
- Seja racional: promessas de descontos muito significativos mexem com a nossa emoção. Mas, é preciso ser racional para não se endividar. Sempre que possível, faça uma pesquisa de valor – o ideal é monitorar os preços com antecedência para ter certeza se realmente está valendo a pena. Se não fez o dever de casa, pesquise o mesmo produto em várias lojas, pode haver grande variação de uma pra outra. E antes de finalizar a compra, se pergunte, mais uma vez: a compra deste produto é essencial neste momento ou posso me organizar melhor e adiá-la?;
- Não faça dívidas: avalie as melhores condições em cada forma de pagamento. Algumas marcas oferecem um desconto extra para pagamento no PIX ou boleto, se você tem recursos em caixa é uma boa. Já muitos cartões de crédito tem a opção de cashback ou InvestBack, como é o caso do cartão da XP. É uma forma de também ter retorno sobre o valor gasto. Analise qual fará mais sentido neste momento e evite fazer parcelamentos muito longos, pois eles podem acumular com outras despesas e gerar o endividamento;
- Não comprometa sua reserva de segurança: a Black Friday oferece boas oportunidades, mas as compras devem ser planejadas dentro da sua realidade. Não gaste mais do que você tem e não mexa em sua reserva financeira, se tiver. É importante criar essa consciência de pensar no amanhã. Se você ainda não tem uma reserva, que tal aproveitar a economia que fará nesta data e o pagamento do 13º salário para iniciar uma. Existem diversos produtos de investimento com rendimento fixo, seguro e liquidez diária. Tudo dependerá do seu perfil e objetivo. Você pode começar a planejar hoje a compra de um bem de alto valor agregado no médio prazo e, quem sabe, aproveitar as oportunidades das próximas liquidações para realizar esse sonho.
A especialista também alerta os consumidores sobre os riscos das compras por impulso e sobre a importância do planejamento. “Evitar dívidas é uma lição de casa importante. É preciso saber exatamente o que você realmente precisa e se planejar para não deixar as finanças descontroladas, principalmente porque os primeiros meses do ano são marcados por despesas fixas e onerosas, como os impostos municipais. Aproveitar com consciência é o mais importante”, afirma a economista, que deixa algumas sugestões valiosas. “Faça uma lista dos produtos que deseja adquirir e uma análise do seu orçamento pessoal para os próximos meses; isso ajudará a definir quanto pode ser comprometido e qual a melhor forma de pagamento”, explica.
Segundo a pesquisa, entre os itens mais desejados pelos clientes estão Eletrônicos e Informática (26,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (23,4%), Moda e Acessórios (20,4%) e Beleza e Cosméticos (18,2%). Já os meios de pagamento mais utilizados pelos entrevistados na Black Friday serão o cartão de crédito parcelado (38,3%), seguido pelo pagamento à vista no cartão de crédito (24%) e pelo Pix (22,6%).
A pesquisa também apontou que 66,5% dos consumidores têm o hábito de economizar dinheiro para gastar nas compras durante as 24 horas de promoção. Do total, 23,5% já economizam desde o Dia dos Pais, 19,6% começam cerca de um mês antes e 17,7% reservam ao longo do ano.
“Esse comportamento demonstra a preocupação dos consumidores em se preparar financeiramente para adquirir produtos de seu interesse, muitos deles de alto valor agregado, sem comprometer o orçamento pessoal. A educação financeira é uma habilidade que precisamos desenvolver para ter mais tranquilidade na gestão dos nossos gastos. É preciso planejar, entender o valor disponível e, sempre que possível, formar uma reserva de emergência. Atualmente, há vários produtos de investimento disponíveis no mercado, ideais para cada renda e objetivo”, reforça Cecília Perini.