Belo Horizonte consolida seu compromisso com a valorização das culturas urbanas por meio do diálogo com artistas e produtores culturais e a criação de políticas públicas. A Prefeitura tem trabalhado em um Plano Municipal para o setor com foco nos seguintes eixos: Memória, Mapeamento e Salvaguarda; Fomento artístico e cultural; Formação; Institucionalização e Divulgação. Para resguardar as atividades do Hip-Hop em Belo Horizonte e manter esta política pública como um patrimônio cultural, a PBH instituiu o Fórum Permanente de discussão das políticas públicas do Hip-Hop, com encontros que visam promover o diálogo do poder público com os atores e coletivos da Cultura Hip-Hop e das Culturas Urbanas da nossa cidade.
Demonstrando que Belo Horizonte é a Capital Nacional do Hip-Hop, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura, tem apoiado a realização de várias atividades da Cultura Hip-Hop na cidade:- Comemoração dos 50 anos do Hip-Hop no mundo e os 40 anos no Brasil- Acompanhamento contínuo das reuniões do Fórum do Hip-Hop, por meio da Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais, facilitando o diálogo entre a sociedade civil e o poder público- Realização de rodas de conversas
– Criação de Selo comemorativo para demarcar e evidenciar como a cultura Hip-Hop vem ocupando a cidade
– Apoio às iniciativas do Duelo de MC’s Nacional e ao Palco Hip-Hop
– Inclusão das atividades do Hip-Hop também nos grandes Festivais da cidade: Virada Cultura, Festival de Arte Negra e Festival Internacional de Literatura de Belo Horizonte – Promoção, em parceria o Projeto Arte Em Cores, da pintura de 27 painéis nas 9 Regionais de Belo Horizonte
– Assinatura de Decreto que institui o “Programa Municipal de Incentivo à Batalha de Rimas e de MCs, ao Sarau e ao Slam” e a criação do “Centro de Referência das Culturas Urbanas – Viaduto Santa Tereza”.
– Ações permanentes de apoio ao Hip-Hop e às Culturas Urbanas nos vários equipamentos culturais públicos
– Apoio ao fortalecimento da cadeia produtiva do Hip-Hop e das culturas urbanas, gerando oportunidades e ampliando o acesso e participação na vida cultural da cidade.
Estas iniciativas, entre outras, reforçam o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a construção de políticas públicas que reconhecem, preservam e promovem a rica diversidade cultural da cidade.
TERÇA DA DANÇA
Projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura desde 2019, o Terça da Dança tem como proposta oferecer uma programação contínua com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, além de ações formativas e reflexivas. A programação acontece sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Marília.
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Terça da Dança | “Hip-Hop em Ação”
Quando. Dia 19 de novembro (terça-feira), às 19h
Onde. Teatro Marília – Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia
Quanto. Os ingressos podem ser retirados on-line neste link
Classificação. Livre
Duração. 3h
Evento com acessibilidade em Libras
Programação – “Hip-Hop em Ação”
19h – abertura com Dj Eddy Alves e Dj Mano Pim
19h às 20h – Cyphers (roda dança livre)
20h às 20h10 – Batalha show de Breaking, com B.Boy Faguel x B.Boy Pixa-in
20h10 às 20h30 – Cyphers (roda dança livre)
20h30 às 20h40 – Batalha show de Popping – Corinto Popper x Joel Popper
20h40 às 20h45 – Pocket Show Locking – Black-A
20h45 às 21h – Cyphers (roda dança livre)
21h às 21h10 – Apresentação Rap MC Magu
21h10 às 21h20 – Batalha show de Waacking, com Chris Portes x Bianca Boa
21h20 às 21h30 – Batalha show de Hip-Hop Dance, com Djessy x Joice
21h30 às 22h – Cyphers (roda dança livre)
Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook