O 4º Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, continua em seu terceiro dia com uma programação repleta de atividades para todos os públicos neste terceiro dia de evento, trazendo escritores, artistas, poetas e atrações locais, nacionais e internacionais que dialogam com o público em torno de suas obras e o tema do evento Amor, Literatura e Ancestralidade”. A sexta-feira, 1 de novembro, promete experiências únicas que celebram a literatura infantojuvenil, com destaque para a mesa com o premiado autor e músico Tino Freitas e a homenageada desta edição, Miriam Leitão, que além de jornalista e escrever para adultos, também tem publicações para as crianças. Entre os autores que se apresentam nesta sexta na programação infantojuvenil estão também Estevão Ribeiro, Madu Costa, Rubem Filho, Alessandra Roscoe, Debora Tomé, Tia Di e Rafael Nolli.
Para o público adulto, participam das mesas os convidados Bianca Santana, Erica Toledo, Lívia Sant’Anna Vaz, Valter Hugo Mãe, Mariana Paz, Simone Paulinho, Renato Noguera, Taiane Santi Martins, Matheus Leitão, Calila das Mercês, Natalia Timerman, Sérgio Abranches, Socorro Acioli, Xico Sá, Denise Stoklos, Jeferson Tenório, a cubana radicado no Brasil, Teresa Cárdenas e Eugênio Bucci.
Um destaque da programação de sexta (1/11) é a participação da atriz e cantora Alessandra Maestrini que vai ler textos de Rubem Alves. Com sua habilidade única de dar vida às palavras, Maestrini vai trazer o espírito lírico e reflexivo do renomado autor mineiro, transportando a plateia para um universo de memórias e sabedoria.
A noite será encerrada no Coreto Instituto Cultural Vale com a apresentação da Orquestra Ouro Preto (Quinteto), às 20h, trazendo uma experiência musical que une tradição e erudição. Às 21h, o palco é do Thamiris Cunha Trio, que promete fechar o dia com uma mistura contagiante de ritmos.
O Flitabira segue até o dia 3 de novembro, domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita, em Itabira, que fica a cerca de 100 KM de Belo Horizonte. Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Veja abaixo a programação completa do Flitabira de sexta—feira – 1/11:
Programação infantojuvenil
08:30 – 09:30 – Biblioteca – Hora da História – com Tia Di
08:30 – 09:30 – Teatro – Tino Freitas e Estevão Ribeiro
09:30 – 10:30 – Biblioteca – Circo Giramundo
09:30 – 10:30 – Teatro – Madu Costa e Rubem Filho
14:00 – 15:00 – Biblioteca – Circo Giramundo
14:00 – 15:00 – Teatro – Alessandra Roscoe, Rafael Nolli e Débora Thomé
15:00 – 16:00- Biblioteca – Circo Giramundo
15:00 – 16:00- Teatro – Tino Freitas e Míriam Leitão
Programação nacional /internacional – Teatro da FCCDA
17h: Bianca Santana, Erica Toledo e Lívia Sant’Anna Vaz
17h: Valter Hugo Mãe e Mariana Paz conversam sobre Poesia e Artes Plásticas, mediação de Simone Paulinho – BIBLIOTECA
18h: Renato Noguera, Taiane Santi Martins e Matheus Leitão
19h: Calila das Mercês, Natalia Timerman e Sérgio Abranches
20h: Socorro Acioli, Xico Sá e Estevão Ribeiro
21h: Alessandra Maestrini, Denise Stoklos e Jeferson Tenório
21h30: Valter Hugo Mãe, Teresa Cárdenas e Eugênio Bucci
Programação local
11:00 – 12:00 – Biblioteca Gibi Fala Quilombo: Nosso Território Vive – A Ancestralidade Negra e Quilombola no Ensino Básico
13:00 – 14:00 – Biblioteca Narrativa ancestral e feminina – Com Thamara Santana, Wanessa Maia e Juscélia Almeida
16:00 – 17:00 – Biblioteca – Poesia sentimental, política, marginal e de resistência
19:00 – 21:00 – Biblioteca – Slam da Fênix
Programação local – Musical
20:00 – 21:00 – Coreto Instituto Cultural Vale – Orquestra Ouro Preto (Quinteto)
21:00 – 22:00 – Coreto Instituto Cultural Vale- Thamiris Cunha Trio
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org!
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Serviço:
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita