quinta-feira, dezembro 26, 2024
HomeNoticiasCidadeSanta Casa BH realiza testes com microscópio cirúrgico inovador, inédito no SUS...

Santa Casa BH realiza testes com microscópio cirúrgico inovador, inédito no SUS em Minas Gerais

Desenvolvido pela alemã ZEISS, o KINEVO 900 é um dos microscópios mais avançados do mundo e permite a visualização 3D em neurocirurgias complexas

Crédito: Rodrigo Nunes

Em um passo significativo para a neurocirurgia em Minas Gerais, a Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS acaba de iniciar os testes com o microscópio cirúrgico KINEVO 900, modelo mais avançado da ZEISS, empresa de tecnologia alemã, líder internacional nas indústrias de óptica e optoeletrônica. O equipamento está sendo utilizado em neurocirurgias complexas e a previsão é que sejam realizados 25 procedimentos, até o início de novembro.

O hospital é o primeiro do SUS no estado a testar essa tecnologia inovadora, que oferece inúmeras vantagens em relação a outros microscópios, como explica o neurocirurgião da Santa Casa BH, Dr. Marcos Dellaretti: “O KINEVO 900 permite uma abordagem dual às cirurgia e microcirurgias, possibilitando a utilização do método tradicional, por meio da óptica, e também apresenta o formato de exoscopia, em que o cirurgião e a equipe visualizam a área operada em um telão 3D”, diz.

Essa característica do microscópio, segundo Dellaretti, traz benefícios para os médicos e, principalmente, para o paciente, já que “proporciona uma postura mais natural durante as intervenções, melhorando a ergonomia e reduzindo a fadiga em procedimentos prolongados. Esse é um fator fundamental para o resultado final”, pontua. O tempo de uma neurocirurgia complexa varia, mas geralmente leva de 4 a 8 horas. Alguns casos mais complicados, como a retirada de tumores cerebrais ou cirurgias de coluna, podem durar até 12 horas. O KINEVO 900 pode ser utilizado em todas essas ocasiões.

Além do ganho de performance, com o telão 3D, os médicos passam a contar com uma visualização mais apurada do local da intervenção, “melhorando a precisão das incisões, remoções e fechamentos”, conta Dellaretti, que relata o sucesso de um dos primeiros testes com o microscópio, utilizado em uma endarterectomia de carótida, que consiste em retirar placas de dentro da artéria que podem causar infarto. “É uma cirurgia extremamente delicada e o equipamento foi bem funcional”, revela o médico.

Outro ponto forte da tecnologia é a alta capacidade de integração com vários equipamentos utilizados na neurocirurgia, como o neuronavegador – dispositivo que mapeia com exatidão os pontos do cérebro que precisam ser operados -, endoscópios, entre outros. Em um hospital como a Santa Casa BH, que possui uma rotina de cirurgias neurológicas altamente complexas, isso significa mais recursos no tratamento dos pacientes do Sistema Único de Saúde.

Dellaretti afirma que a instituição foi escolhida como campo para realizar os testes com o KINEVO 900 em Minas Gerais por ter a excelência reconhecida nacionalmente. “É uma confirmação do nosso compromisso com uma saúde de ponta para todos. Estamos muito empolgados estudando a possibilidade de adquirir este microscópio de última geração e levar ainda mais inovação e qualidade aos atendimentos do SUS”, completa o neurocirurgião da Santa Casa BH.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments