O circuito trará obras de dez artistas com produções de diversas técnicas. Obra “Janelas”, de Maíra Paiva é uma das que poderão ser vistas pelo público
Pela primeira vez, o Circuito Tapume – Mostra de Lambe-Lambes de Beagá toma as ruas da cidade em um festival exclusivamente dedicado aos lambe-lambes. A programação conta com instalações artísticas de dez artistas visuais, selecionadas pela equipe curatorial do projeto, formada pelas produtoras culturais e curadoras Juliana Flores, Grazi Medrado e Gi Milagres. As obras inéditas serão exibidas em dois circuitos. O primeiro deles, de 11 de outubro a 9 de novembro, no Circuito “Baixo Centro”, abrange espaços como o CRJ (Centro de Referência das Juventudes), o Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC-FMC), o Sula – Comida e Cultura e o Centro Cultural UFMG. Já o Circuito “Transborda”, segunda etapa da exibição, acontece de 12 de novembro a 8 de dezembro, nos centros culturais das nove regionais de BH: Liberalino Alves de Oliveira, Usina de Cultura, São Geraldo, Urucuia, Vila Fátima, Vila Marçola, Venda Nova, São Bernardo, Salgado Filho e Pampulha. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no Instagram: @circuitotapume.
Inauguração Circuito Baixo Centro
O público que tiver interesse em acompanhar o processo de montagem das obras na sexta-feira, 11 de outubro, poderá ver de perto as colagens dos lambes, que têm o recurso acessível da audiodescrição. O primeiro espaço a receber os lambes será o Centro Cultural UFMG (Av. dos Andradas, 367), às 10h, com montagens das artistas Fabiana Alves e Maíra Paiva, que poderão ser vistas de terças a sextas, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
O Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC-FMC) receberá as criações de Priscila Rezende e Ella, às 13h. O espaço está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e está localizado no Edifício Central. Ainda na Praça da Estação, às 15h, é possível acompanhar a montagem das obras de Débora Rossi, Marina Rosa e Izabela Santiago, que ficarão instaladas no Centro de Referência das Juventudes (CRJ). O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 21h30, e sábado, das 9h às 17h30.
Finalizando o circuito, o Sula – Comida e Cultura receberá, a partir das 17h, a montagem das obras de Mayara Smith, Lê Góis e Falso Poeta / Math. Elas poderão ser visitadas pelo público, de segunda a sexta, das 11h às 15h, ou de sexta e sábado, das 18h às 01h. Na sexta-feira, a partir das 18h, o Sula – Comida e Cultura receberá uma festa de inauguração do Circuito Tapume, com a presença do DJ cente e o apoio da Lambe Lambe Bebidas.
Além da exibição das obras, cada circuito incluirá atividades específicas. No “Baixo Centro”, serão incentivadas a mobilidade urbana com roteiros de visitação a pé e de bike. E no dia 26 de outubro será realizada uma visita orientada com as curadoras e os artistas participantes, às 16h, saindo do CCUFMG. A visita é aberta ao público e haverá intérprete de libras.
No “Transborda”, os 10 artistas contemplados realizarão ações formativas nos espaços onde suas obras estarão expostas, contribuindo para a formação de público e capacitação de agentes culturais locais. Cada oficina atenderá, no mínimo, 20 pessoas, com carga horária de duas a quatro horas-aula.
Sobre o projeto
O Circuito Tapume – Mostra de Lambe-Lambes de Beagá visa valorizar e promover a arte urbana em Belo Horizonte, conectando a comunidade e proporcionando um espaço para a expressão artística. A iniciativa promete fortalecer a cena cultural local e incentivar a participação ativa de diversos grupos sociais, contribuindo para a diversidade e inclusão no cenário artístico da cidade. Ao final do projeto, todas as obras serão doadas para a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, podendo ser mantidas nos centros culturais ou destinadas a outros espaços públicos, garantindo visitação gratuita por tempo indeterminado.
Este projeto é criado pela Através e pelo #UmLambePorDia. Realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da Hotmart e apoio da Lambe Lambe Bebidas.
SERVIÇO
Circuito Tapume – Mostra de Lambe-Lambes de Beagá
INAUGURAÇÃO CIRCUITO “BAIXO CENTRO”
Período de exibição das obras: De 11/10/2024 a 09/11/2024
Festa de Inauguração: Sexta-feira, às 18h, no Sula – Comida e Cultura
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Instagram: @circuitotapume
Locais com obras e horários de funcionamento:
CRJ (Centro de Referência das Juventudes)
Artistas e obras:
Débora Rossi Fantini – “AParTAMENTOS”
Marina Rosa – “Janelas”
Izabela Santiago – “Brasigrafia”
Endereço: Rua Guaicurus, 50
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 21h30, sábado, das 9h às 17h30.
Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC-FMC)
Artistas e obras:
Priscila Rezende – “A raiva organizada é revolucionária”
Ella – “Valente”
Endereço: Av. dos Andradas, 367
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Centro Cultural UFMG
Artistas e obras:
Fabiana Alves – “Pare de Acreditar no Governo”
Maíra Paiva – “Palavras de cabeça”
Endereço: Av. Santos Dumont, 174
Horário de funcionamento: Terças a sextas, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Sula – Comida e Cultura (no Edifício Sulacap)
Artistas e obras:
Mayara Smith – “raíz forte”
Lê Góis – “ELA”
Falso Poeta / Math – “Imaginário Nacional”
Endereço: Av. Afonso Pena, 955
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 15h
Sexta e sábado, das 18h às 01h