quinta-feira, outubro 17, 2024
HomeAgência Grupo ConteúdoBelo Horizonte9ª edição do Festival Verbo Gentileza reuniu cerca de 15 mil pessoas...

9ª edição do Festival Verbo Gentileza reuniu cerca de 15 mil pessoas em programação diversa

Verbo Gentileza 2024 – Foto @alnereis.

Ações do projeto continuam com a campanha Outubro Rosa Verbo Gentileza, que conta com show de Snatam Kaur, no dia 9 de outubro

 

Entre 7 e 8 de setembro, o Festival Verbo Gentileza reuniu cerca de 15 mil pessoas na Praça Floriano Peixoto. As ações do projeto continuam em outubro, com a campanha Outubro Rosa Verbo Gentileza, que promove saúde e bem-estar por meio da música e da conscientização. Entre os destaques da programação está o show da artista americana Snatam Kaur, no dia 9 de outubro. Indicada ao Grammy na categoria música New Age, ela apresenta seu novo álbum “Heartflow”, composto por melodias originais que convidam à meditação.

 

Além do show, o Verbo Gentileza promove rica programação online explorando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as atividades, está uma live com a Dra. Bárbara Paz, em que o público poderá tirar dúvidas com a especialista, e um webinar educativo sobre o autoexame de mama.

 

Para aumentar o engajamento e a conscientização, o Desafio Cor-de-Rosa incentiva as pessoas a tirarem fotos com um laço ou algum objeto simbólico rosa e compartilharem nas suas redes sociais, marcando o Verbo Gentileza. Nas redes do projeto, também serão compartilhados depoimentos inspiradores de mulheres que superaram a doença.

 

DESTAQUES DA 9ª EDIÇÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE

 

Neste ano, o evento destacou a potência feminina, com equipe de produção e programação formada integralmente por mulheres, e mais uma vez se reafirmou como um festival que vai além do entretenimento, promovendo ações que podem transformar o mundo.  Para quem perdeu ou quer rever partes da extensa programação, o evento disponibilizou algumas atrações no YouTube.

 

“Em cada ação, gesto e palavra, buscamos cultivar um mundo mais justo, consciente e humano. Nosso festival é a materialização dessa visão. Ele não apenas ocupa a cidade com eventos, mas cria vivências que tocam a alma. Um festival que é para todos, mas que, este ano, se dedicou especialmente a ‘reconhecer’ e celebrar a mulher, em toda a sua diversidade e plenitude”, comenta Patrícia Tavares, idealizadora do Festival.

 

Desde as primeiras horas da manhã até o cair da noite, o evento trouxe shows, rodas de conversa, oficinas infantis e colaborações únicas, como a mostra de economia criativa, que reuniu diversas empreendedoras locais. Um dos grandes destaques foi o show de encerramento, em que Fernanda Takai convidou Coral. As duas cantoras que se estabeleceram em Belo Horizonte uniram suas referências para celebrar a diversidade e a riqueza da música brasileira contemporânea.

 

O Festival ainda proporcionou o encontro de artistas mulheres de diferentes gerações do samba e do choro, no Samba da Gentileza, como Bia Nascimento, Dona Eliza e Marcela Nunes. A banda Tutu com Tacacá, formada por musicistas mineiras,  promoveu um show envolvente, trazendo sonoridades inéditas a partir da combinação de referências de Minas com o Pará.

 

Além da música, o Festival foi palco para conversas transformadoras. A influenciadora Virginia Sasdelli e a psicóloga Bel Ornelas exploraram o tema corpo, atravessado pela experiência de ser mulher. Com o  tema “Cruzando as Fronteiras para os Direitos das Mulheres”, a MINIONU Plural focou em discussões sobre gênero, como os direitos e atuação das mulheres na política internacional.

 

Performances também acionaram reflexões e vivências impactantes. Apresentada pela multiartista Ludmilla Ramalho, a performance instalação “Papel de Mãe”, que estreou em Santiago, deflagrou a invisibilidade materna na sociedade patriarcal. No Sarau DiVERSO, a poesia foi declamada e sentida, dando vida às experiências, sentimentos e reflexões de vozes femininas. Já Elisa de Sena navegou por poemas, músicas e contos autorais, abordando temas como amor e ancestralidade.

 

Um dos objetivos mais profundos do Festival é oferecer um espaço de pausa na vida acelerada dos grandes centros urbanos. Parar, respirar e reconhecer – este foi um dos principais propósitos deste ano. Com esse objetivo, o evento também promoveu diversas atividades que podem ajudar a proporcionar um estilo de vida mais saudável e tranquilo, como a prática de Yoga, que foi explorada em duas vertentes: o Kundalini e o Hatha.

 

O Festival Verbo Gentileza foi apresentado por Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Cemig, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O Festival contou ainda com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e apoio da Do Brasil. Produção: Fina Fazedoria.

 

CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

SERVIÇO

Snatam Kaur – Heartflow

Dia 9 de outubro (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Sesc Palladium

Rua Rio de Janeiro, 1046 – Belo Horizonte (MG)

Ingressos: Sympla

Mais informações: www.verbogentileza.com.br
https://www.instagram.com/verbogentileza_/

https://www.youtube.com/@verbogentileza

 

Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Jornalista Felipe Jesus | Siga: @felipe_jesusjornalista Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP - Grupo Federal Educacional LTDA. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments