quinta-feira, dezembro 26, 2024
HomeNoticiasCulturaProjeto "Giro: sons que conectam" abre inscrições para curso de produção cultural...

Projeto “Giro: sons que conectam” abre inscrições para curso de produção cultural em Belo Horizonte

Iniciativa vai reunir jovens de todas as regionais da capital ao longo de um ano e, como resultado, promoverá shows durante 12 meses

O Instituto Odeon abre hoje as inscrições para o projeto “Giro: sons que conectam”. A iniciativa é direcionada para jovens de 18 a 28 anos, interessados no mercado de produção cultural, e vai selecionar um participante de cada regional de BH e nas cidades metropolitanas de Santa Luzia, Vespasiano e Ribeirão das Neves. Ao longo da mentoria, os participantes terão encontros online e presenciais com a equipe de produção e o curador desta edição do projeto, Matéria Prima. Ao final, cada mentorado participará da produção de um show, colocando em prática os ensinamentos. O projeto é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realizado pelo Instituto Odeon e Governo de Minas Gerais. As inscrições estão abertas até dia 23 de setembro através deste link e serão selecionados 12 jovens.

“Temos o olhar voltado para iniciativas que estimulam e promovem a cultura de maneira mais democrática, mantendo sempre que possível um diálogo com a educação, incentivando a formação de novos públicos, mas também de artistas e produtores da cena cultural. O projeto “Giro: sons que conectam” pretende munir os jovens de conhecimento sobre a área de produção cultural para que eles aprendam e possam colocar em prática, ainda durante o período de mentoria, o que será ensinado. O objetivo é que eles experimentem áreas desse mercado e, ao mesmo tempo em que conhecem, tenham a chance de pensar em mais uma possibilidade de carreira profissional”, afirma Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, falou sobre a importância de apoiar a cultura de Minas Gerais e destacou a democratização proposta pela iniciativa ao levar a atração para várias regiões da capital. “Estar ao lado da cultura no estado, como a maior incentivadora do setor em Minas, é motivo de muita satisfação e alegria para a Cemig. Acolher as expressões artísticas em toda a sua multiplicidade e diversidade, proporcionando a democratização e a ampliação do acesso às práticas culturais, é um compromisso da Companhia. Esse projeto dialoga com esse nosso propósito ao abraçar artistas de várias cidades, promovendo a troca de conhecimento e de experiências, em um processo contínuo de aprendizagem, resultando em entregas nas diferentes regionais de Belo Horizonte”, ressaltou.

Durante o curso, os inscritos no “Giro: sons que conectam” irão participar de quatro módulos da mentoria, que inclui encontros em grupo e individuais, sobre os temas curadoria, planejamento e produção e projeto e prestação de contas. Eles terão ainda a oportunidade de vivenciar experiências na prática, como o acompanhamento de montagem de eventos e seleção de atrações musicais, por exemplo. O projeto conta com uma bolsa auxílio de R$ 2.400 por aluno.

Ao final de cada mês, será realizado um show em cada uma das regionais, com o auxílio e participação do aluno desta região. As apresentações serão gratuitas e a primeira será dia 24 de novembro com dois shows e DJ.

Serviço | Abertura de inscrições “Giro: sons que conectam”

Data: até 29 de setembro

Mais informações: @institutoodeon (Instagram)

Sobre Matéria Prima:

Matéria Prima é um artista natural de Belo Horizonte, presente na cena hip hop desde o começo dos anos 2000 e integrante de vários projetos dentro e fora de Minas Gerais, dentre eles Quinto Andar, Subsolo e Zimun, projeto que continua atuante na cena local, tendo predominantemente o jazz e o rap como carros chefe. Fez do rap sua base para construir sua identidade musical e a partir daí, navega por vários gêneros. Seu último trabalho, lançado no final de 2020, o álbum VISÃO, foi produzido por Nill o Adotado e agora vem trabalhando em eps colaborativos com vários produtores, como o EP DE MANHÃ (2023), em parceria com IMANE RANE e NO INTERVALO DO FIM (2023), em parceria com GORIBEATZZ, RASANTE, em parceria com DJ CIZCO, além de se aventurar no universo da fotografia.

 

Assessoria de imprensa Instituto Odeon – Atômica Lab

Paula Pizzi paula.pizzi@atomicalab.com.br +55 21 98838-0887

Gabriela Murad gabriela.murad@atomicalab.com.br +55 21 99964-4521

 

Vem com a gente Facebook @AtomicaLab Instagram @lab_atomica

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments