No dia 25 de setembro de 2024, o projeto Estação Filosofia recebe o deputado federal Patrus Ananias para uma reflexão essencial sobre o futuro do país, com o tema: “Brasil, a que será que se destina?”.
Patrus irá fazer uma análise histórica, enriquecida por provocações filosóficas que nos ajudarão a entender melhor as contradições que o Brasil enfrenta. “Nós estamos entre as seis, sete maiores economias do mundo. E estamos entre os seis, sete países mais injustos e desiguais do mundo”, reflete o convidado.
Advogado e ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias tem uma trajetória marcada pelo compromisso com transformações sociais. Como ministro do Desenvolvimento Social, ele consolidou o Programa Bolsa Família, e no Ministério do Desenvolvimento Agrário, defendeu a agricultura familiar e a agroecologia. Hoje, atua nas áreas de Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Educação, além de presidir a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional.
Idealizado para tornar a filosofia acessível a todos, o Estação Filosofia promove uma atmosfera acolhedora e informal, convidando o público a participar ativamente dos debates e a explorar novas perspectivas sobre temas fundamentais da experiência humana. O formato associa o pensamento acadêmico com a informalidade dos cafés filosóficos, fortalecendo a identidade cultural da cidade e promovendo um espaço inclusivo de reflexão e debate.
O evento acontece na última quarta-feira de cada mês, sempre com entrada franca. Este encontro mensal, que combina discussões filosóficas com apresentações artístico-musicais, vem se consolidando na cidade como um espaço em que cultura e conhecimento se entrelaçam. O projeto tem coordenação geral de Patrícia Lucchesi Barbosa, doutora em Filosofia Antiga pela UFMG, coordenação artística da cantora e compositora Regina Souza, e é produzido pela Souza Produções em parceria com a Casa Outono.
A apresentação e o debate serão conduzidos pela coordenadora do projeto, Patrícia Lucchesi. A participação musical será de Celinha Braga, Ebert Rafael e Regina Souza.
Serviço – Projeto Estação Filosofia:
Tema: “Brasil, a que será que se destina?”, com Patrus Ananias.
Apresentação e debate: Patrícia Lucchesi
Participação musical: Celinha Braga, Ebert Rafael e Regina Souza.
Data: 25/09, quarta-feira, 19h30
Local: Casa Outono Café & Cultura, Rua Outono 571, Bairro Carmo, Belo Horizonte, MG.
Informações: (31) 99906-0624
ENTRADA FRANCA
Sobre o Projeto:
A ideia de criar um projeto semelhante a um café filosófico surgiu no início de 2022, em uma conversa entre a cantora e compositora Regina Souza, formada em Comunicação e Filosofia pela PUC Minas; Patrícia Lucchesi Barbosa, doutora em Filosofia Antiga pela UFMG; Maria Dulce Reis, doutora em Filosofia Antiga pela UFMG; e Sílvia Contaldo, doutora em Filosofia Medieval pela PUC RS. Juntas, elas desejavam levar discussões filosóficas para além das salas de aula, criando um espaço de reflexão em ambientes culturais, ideia que Regina acalentava desde o início de sua graduação.
Embora o projeto não tenha se concretizado naquele momento, em um encontro posterior entre Patrícia, Regina e Celinha Braga, cantora, compositora, e proprietária da Casa Outono junto com Rômulo Russo, nasceu o Estação Filosofia. O nome foi inspirado tanto pela ideia de “estação” como ponto de partida e chegada no percurso do pensamento filosófico quanto pelas mudanças de estação, simbolizando as transições e transformações culturais, aproveitando o nome da Casa onde seria realizado o projeto, a Casa Outono.
O Estação Filosofia, desde sua estreia em outubro de 2023, tem proporcionado ao público uma série de discussões filosóficas e apresentações artísticas, sempre conduzidas por especialistas na área, e apresentado pela coordenadora do projeto, Patrícia Lucchesi Barbosa.
Edições Anteriores:
- 18 de outubro de 2023: O pássaro e as cigarras – alegorias do voo da alma em Platão – com Patrícia Lucchesi Barbosa. Debatedoras: Sílvia Contaldo e Maria Dulce Reis. Apresentação musical: Celinha Braga e Regina Souza.
- 15 de novembro de 2023: De onde vem-me querer o mal? (Santo Agostinho) – com Sílvia Contaldo. Debate: Patrícia Lucchesi Barbosa. Participação artística: Celinha Braga, Lívia Itaborahy e Regina Souza.
- 20 de dezembro de 2023: Ética e Política – com Fabiano Veliq, e as debatedoras Patrícia Lucchesi Barbosa e Maria Dulce Reis. Participação artística: Celinha Braga e Regina Souza.
- 28 de fevereiro de 2024: As faces da Media de Eurípides – com Andrelino Filho. Debate: Patrícia Lucchesi. Participação artística: Celinha Braga e Regina Souza.
- 27 de março de 2024: Filosofia e Cultura – com Vitor Viana. Debate: Patrícia Lucchesi. Participação musical: Ebert Rafael e Regina Souza.
- 24 de abril de 2024: A Laicidade do Estado Brasileiro – com Thiago Rodrigues Silame. Debate: Patrícia Lucchesi. Participação musical: Celinha Braga e Regina Souza.
- 29 de maio de 2024: Filosofia e Tecnologia – com Fernando Placides e debatedor, João Lino. Participação musical: Celinha Braga e Regina Souza.
- 26 de junho de 2024: Corpos em Disputa: Reconhecimento, Poder e a Banalização da Vida – com Thiago Teixeira. Debate: Patrícia Lucchesi. Participação artística: Celinha Braga, Ebert Rafael e Regina Souza.
- 28 de agosto de 2024: Diálogos pelo inexprimível, com Clovis Gontijo Salgado e Gilda Vaz. Debate: Patrícia Lucchesi. Participação artística: Celinha Braga, Ebert Rafael e Regina Souza.
Sobre as Coordenadoras:
- Coordenadora geral: Patrícia Lucchesi Barbosa: Patrícia Lucchesi Barbosa é professora, pesquisadora e coordenadora do projeto Estação Filosofia. Doutora e mestre em Filosofia Antiga pela UFMG, também possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e bacharelado em Psicologia. Atua como pesquisadora na UFMG, UFU e FAJE. Sua tese, A Performance da Psicagogia no Fedro de Platão, foi publicada em 2023. No Estação Filosofia, além de coordenar, Patrícia apresenta e organiza os debates, selecionando palestrantes para os encontros mensais na Casa Outono.
- Coordenação artística: Regina Souza: Cantora, compositora, atriz e produtora, formada em Relações Públicas e Filosofia pela PUC Minas. Tem cinco álbuns solo, incluindo o mais recente “Sou”, lançado esse mês de agosto. Regina é conhecida por suas atuações em espetáculos da Cia. Burlantins, da qual foi uma das fundadoras, atriz convidada do espetáculo “Os Gigantes da Montanha” do Grupo.
FOTOGRAFIA: