quinta-feira, novembro 21, 2024
HomeNoticiasEmpresasFila de transplante de córnea acende alerta para doenças oculares

Fila de transplante de córnea acende alerta para doenças oculares

Veja como o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar o agravamento da doença

De repente, a visão noturna fica mais turva, embaçada, a luz passa a incomodar e a pessoa começa a ter dificuldades para enxergar. No médico, o diagnóstico: ceratocone, uma doença degenerativa da córnea que faz com que a estrutura se deforme e adquira uma forma cônica. O distúrbio provoca uma visão distorcida e, em casos avançados, pode levar à necessidade de um transplante.

 

O tratamento para o ceratocone evoluiu muito nos últimos anos com opções que variam desde lentes de contato especiais, até procedimentos cirúrgicos que impedem o avanço da doença, como o crosslinking. “Normalmente, em casos iniciais, o uso de óculos é suficiente para recuperar a qualidade visual e, em casos mais evoluídos, o uso de lente rígida é necessário para o corrigir o astigmatismo provocado pela deformidade”, explica a  médica oftalmologista Daniela Danif, da Oftalmologia Felício Rocho.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 150 mil brasileiros são diagnosticados com ceratocone anualmente. Por ser gerada por uma condição genética e hereditária, podem adotar hábitos que controlam a evolução da doença. Entre as medidas estão a correção do hábito de coçar os olhos, o tratamento das alergias, a lubrificação da superfície ocular e o acompanhamento frequente com especialista.

 

Complicações e fila do transplante

Segundo Daniela Danif, alguns casos de ceratocone podem se complicar, levando o paciente para a fila do transplante. E, quando o paciente só procura o especialista em estágio mais avançado da doença, é preciso partir para tratamentos cirúrgicos, como, por exemplo, a cirurgia do anel corneano ou mesmo o transplante de córnea. “Estou com um paciente, que por ser 100 % dependente do uso de lentes desenvolveu uma alergia grave nos olhos. Essa é uma situação atípica, mas que, infelizmente, trouxe danos consideráveis para ele. Agora, a única opção é esperar pelo  transplante”, , diz a especialista.

A médica explica que é muito importante alertar sobre o uso correto e higiene adequada das lentes de contato rígidas. Elas são um grande aliado no tratamento, mas podem se tornar um problema quando não se segue as recomendações, como é o caso do paciente que desenvolveu a alegria.

 

Atualmente Minas Gerais está entre os cinco piores estados no índice de transplantes de córnea. Segundo levantamento anual da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, em dez anos, o número de pessoas esperando pela cirurgia aumentou 53 vezes, passando de 64 para 3.402. “Esses são números preocupantes e que trazem um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, acompanhamento médico e tratamento para evitar o agravamento da ceratocone”, ressalta Daniela.

 

Sobre Oftalmologia Felício Rocho:

A Oftalmologia Felício Rocho é uma instituição especializada em oftalmologia, parceira do Hospital Felício Rocho. Comprometida com a excelência em cuidados visuais, oferecemos um leque completo de serviços, desde consultas detalhadas até exames oftalmológicos avançados, empregando as mais recentes tecnologias para garantir diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados e dedicados, reconhecidos pela competência em diagnósticos, tratamentos e cirurgias oculares.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments