O espetáculo “Uma Passagem para Dois”, em cartaz no Teatro Feluma, terá sua temporada prorrogada devido à grande receptividade do público. Com uma trama envolvente que explora o confronto entre a arte e a economia, a peça vem conquistando o coração dos mineiros, tornando-se um dos destaques culturais na capital.
A montagem, dirigida pelo neurocirurgião Jair Raso e estrelada por Paulo Rezende e Marcelo do Vale, oferece uma experiência única com diálogos inspirados na filosofia e nas neurociências. Os personagens revelam a maravilha transformadora do pensamento e como ele molda nossas memórias.
Jair Raso, revela que a proposta da peça nasceu a partir do curso Neurociências e artes cênicas aplicadas a Ciências da Saúde, que ministra na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, desde 2020. “Conto a minha trajetória entre o teatro e a medicina. Vivi um conflito para entrar na residência médica e fazer papel no teatro ao mesmo tempo. Para resolver essa questão, entrei para a Psicanálise e fui estudar a Filosofia. Freud e Marx foram as principais linhas de pensamentos nas vertentes que escolhi“.
Raso ainda destaca que “Uma passagem para dois” é sua primeira peça neurofilosófica. “Neste espetáculo, o público vai encontrar conceito da neurofisiologia; Mind wandering; citações de Sócrates, Freud, Feuerbach, entre outros pensadores. Essa peça é a síntese que eu faço dos meus estudos em filosofia e neurofisiologia, que chamo de neurofilosofia, que atua na construção da inteligência e na construção do humano“.
As novas sessões foram estendidas até 21 de julho, garantindo mais oportunidades para que todos possam desfrutar do espetáculo. Os ingressos já estão disponíveis para venda na bilheteria do teatro 1 hora antes das apresentações e pela plataforma Sympla.
Inovações Tecnológicas e Tradição Teatral
Uma passagem para dois se destaca por sua linguagem híbrida, de live cinema, projeção mapeada e integração com inteligência artificial, combinando o melhor da tecnologia moderna com a essência do teatro. O cenário tradicional modular construído com objetos metálicos, têxteis, entre outros, é enriquecido com recursos imagéticos no painel de LED em 4K, que oferece uma experiência visual imersiva e moderna. Além de uma trilha sonora original em surround 7.1.
Instituto Cultural Ciências Médicas
“Uma Passagem para dois” é a primeira produção do Instituto Cultural Ciências Médicas (ICCM-MG). O instituto inaugurado em junho de 2024, faz parte do projeto estratégico da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Sua atuação abraça a excelência e a qualidade, comprometendo-se em promover atividades culturais, publicar trabalhos científicos, preservar o patrimônio histórico e fomentar a produção artística.
O ICCM-MG é responsável pela gestão do Teatro Feluma, da Editora Universitária Ciências Médicas e do Centro de Memória Ciências Médicas, consolidando seu compromisso com a preservação cultural e o enriquecimento da sociedade.
Ficha técnica
Texto e direção: Jair Raso
Elenco: Paulo Rezende e Marcelo do Vale
Trilha sonora original: Itiberê Zwarg
Vídeos: Paulo Conceição
Cenário: Pedro Henrique e Marlon Silva
Cenotécnica: Ricardo Bah
Figurinos: Ivana Neves
Preparação corporal: Suely Machado
Preparação vocal: Jai Batista
Assistentes de direção: Andréa Raso e Matilde Biadi
Produção executiva: Luiz Alberto De Filippo
Produção: Teatro Feluma e Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais – ICCM-MG
Classificação indicativa: 12 anos
Tempo de duração: 70 minutos
Teatro Feluma
O Teatro Feluma é uma iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), que tem por objetivo ampliar oportunidades para que artistas e produtores mineiros viabilizem projetos culturais, além de promover a integração das artes com o ensino acadêmico.
Localizado no 7º andar do prédio da FCM-MG, o espaço abriga a sala de espetáculos Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, com plateia de 396 lugares e preparada para receber espetáculos teatrais, musicais, de dança, além de eventos corporativos.
Dentro do propósito de incentivar e favorecer a prática científica e o aprendizado, o espaço também tem em sua programação seminários, congressos e outras atividades acadêmicas, integrando arte, ciência e educação. Com forte vocação para propiciar ensino e formação multidisciplinar, a FCM-MG acredita que esta iniciativa amplia o aprendizado ao associar cultura e educação.
Serviço:
Temporada: 14 de junho a 21 de julho
Sexta e sábado, às 20h | domingo, às 19h
Teatro FELUMA
Ingressos: Inteira (R$80) e meia (RS40) https://bileto.sympla.com.br/event/94789
Capacidade: 396 lugares
Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º andar – Centro
Contato: teatro@feluma.org.br| (31) 3248-7250