quarta-feira, fevereiro 5, 2025
HomeNoticiasEmpresasEquipe do GP São Paulo visita planta industrial de rerrefino de óleo...

Equipe do GP São Paulo visita planta industrial de rerrefino de óleo lubrificante usado em Lençóis Paulista

Parceria entre o GP São Paulo e a Lwart Soluções Ambientais ocorre pelo terceiro ano consecutivo e reforça a sustentabilidade na etapa brasileira da maior modalidade do automobilismo mundial

A Lwart Soluções Ambientais, localizada em Lençóis Paulista, recebeu a equipe responsável pelas ações de sustentabilidade do GP São Paulo de F1, pela primeira vez. O objetivo do encontro foi reforçar a parceria entre a categoria e a empresa, que será responsável, pelo terceiro ano consecutivo, por coletar e dar destinação adequada ao Óleo Lubrificante Usado dos carros de todos os pilotos. A ação faz parte do programa ESG do evento, em linha com as atuais diretrizes da FOM (Formula One Management Group).

Durante a visita, a equipe do GP São Paulo teve a oportunidade de conhecer de perto o compromisso da empresa do interior paulista com a sustentabilidade, acompanhar qual o caminho do óleo coletado na competição e como funciona, de fato, o processo de transformação do resíduo – chamado de rerrefino.

O OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado) é aquele óleo preto que sai das máquinas e motores quando é feita a troca do óleo. Se ele for descartado de maneira incorreta, pode se tornar um risco para o meio ambiente e para a saúde, por conta do alto poder de contaminação do solo, da água e do ar. Segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.

A lei brasileira prevê* que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino, uma espécie de reciclagem do material, que faz com que ele se transforme e seja inserido novamente no mercado como óleo puro, transparente e de ótima qualidade para a produção de lubrificantes. Em Lençóis Paulista, a Lwart possui um conjunto tecnológico de ponta, que permite o aproveitamento de praticamente 100% do OLUC que entra no processo industrial.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)

Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

 

Sobre Lwart Soluções Ambientais

 

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em www.lwart.com.br.

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments