A iluminação pública tem papel crucial na garantia da segurança da população. Isso porque, a iluminação apropriada, bem como a manutenção ativa dela, proporciona visibilidade adequada, desencoraja a prática de atividades criminosas, facilita a identificação de suspeitos e contribui para a prevenção de acidentes, inclusive os de trânsito. Por isso, é de extrema importância a participação da população na sinalização de lâmpadas que necessitam de reparo.
De acordo com Júlio Neves, gerente do Consórcio IPMinas, a presença de luz em áreas públicas promove o uso noturno desses espaços, aumenta a atividade comunitária e melhora a sensação de segurança. “A iluminação também facilita o monitoramento por câmeras de vigilância, agiliza a resposta a emergências e cria ambientes urbanos mais sustentáveis”, declara.
Participação da comunidade na manutenção
A comunidade é muitas vezes a primeira a notar falhas ou problemas na iluminação pública. Por isso, a participação dos cidadãos no relato de lâmpadas queimadas, postes danificados ou outros problemas facilitam intervenções rápidas.
Mesmo com o monitoramento por meio de rondas diárias e pelo controle de telegestão, a IPMinas disponibiliza três canais de atendimento para reforçar a estratégias para detecção de falhas no sistema de iluminação pública.
Entenda porque a participação da população é indispensável para segurança pública:
- Prevenção dos crimes;
- Visibilidade melhorada;
- Redução de riscos de acidentes;
- Promoção de atividades noturnas;
- Facilitação do monitoramento;
- Aumento da sensação de segurança;
- Resposta mais eficiente a emergências;
- Prevenção de esconderijos;
- Incentivo à vigilância comunitária;
Como solicitar manutenção?
As formas de entrar em contato com o call center do IP Minas são pelo atendimento telefônico gratuito 24 horas, aplicativo e pelo site da concessionária. Após a reclamação, o prazo máximo para resolver os chamados é de 48 horas, salvo nos casos de falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes.
Canais de atendimento do IP Minas: como abrir os chamados?
Ao avisar da falha na iluminação pública, é importante que o cidadão repasse o máximo de informações. Desse jeito, facilita para que nossas equipes de campo encontrem a localização do ponto de iluminação que precisa de reparo. Assim, o problema é solucionado mais rapidamente. A seguir, confira as três formas de abrir chamados com o IP Minas.
- Teleatendimento gratuito – 0800.606.1535. Serviço 24 horas. Informações necessárias: nome, data de nascimento e endereço do ponto de iluminação com falhas.
- Site – www.ipminas.com.br. Basta clicar na aba “Abrir chamado”, no lado superior direito da página. Informações necessárias: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.
- Aplicativo – baixe o App “Cidade Iluminada” na Apple Store ou Google Play. Informações necessárias: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.
Sobre o consórcio
Desde dezembro de 2019, toda gestão da iluminação pública do município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, tem sido feita pela parceria público-privada (PPP) entre a prefeitura municipal e o consórcio IP Minas, composto pela empresa catarinense Quantum Engenharia, Seven Engenharia Consultoria Elétrica e pela FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano.
O Consórcio IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que já estão sendo substituídos por luminárias de LED. O projeto envolve 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos. Em dois anos, diversas obras já foram realizadas pelo consórcio, que tem o compromisso de manter uma gestão eficiente e moderna por 30 anos.