quinta-feira, novembro 21, 2024
HomeAgência Grupo ConteúdoBelo HorizonteQuais os possíveis motivos do aumento no número de divórcios nos últimos...

Quais os possíveis motivos do aumento no número de divórcios nos últimos anos

Apenas no Brasil foram registrados mais de 1 milhão de divórcios em 2023

O aumento no registro de números de divórcios tem chamado atenção nos últimos anos, em 2023 no Brasil, foram contabilizados 1 milhão de divórcios extrajudiciais, aqueles realizados por meio de serviços de cartórios, sem necessidade de um processo na Justiça. Isso mostra uma mudança nas dinâmicas sociais nas relações interpessoais.

A pandemia contribuiu para esses aumentos, mas a questão é bem mais ampla. A pressão econômica, desemprego e divisão de despesas são um dos fatores que contribuem com a tensão nos relacionamentos. A saúde financeira entre casais tem relação direta com a vida amorosa.

Outro contexto importante para analisar é a relação das pessoas com as redes sociais e conectividade instantânea. O excesso desses meios de comunicação pode deixar o relacionamento “mais frio”, trazer comparações, perda de hábitos do casal e também ciúmes.

“As redes sociais acabam fomentando a comparação do seu relacionamento com o de outras pessoas. Além disso, suspeitar do que seu cônjuge está fazendo on-line pode fazer você se sentir  desconfiado”, conta o Mentor de Desenvolvimento Pessoal, William Dumont.

Individualização e informação 

Outros pontos também são analisados pelo mentor. “A individualização da sociedade, mudanças na percepção do relacionamento e dos interesses pessoais estão  à luz sobre a complexidade dos fatores que contribuem para o aumento nas taxas de divórcio”.

Segundo William, a sociedade moderna tem mais acesso sobre direito e opções, algo que pode resultar em soluções alternativas, entre elas o divórcio, em situações de adversidade.

“Existem também os casos de relacionamentos vistos com interesse de crescimento pessoal, isso desafia a visão tradicional do casamento. Expectativas mais elevadas, consequentemente, podem gerar frustrações”, conclui William Dumont.

Fonte:  William Dumont – Formação em Administração, Coaching, Mentoring, e formação em andamento como terapeuta (conclusão em dezembro 2023) @williampdumont

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo, pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP e Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments