O Bloco de carnaval “Atenção, Creuzebeck!” participará da pré-estreia do longa “Mamonas Assassinas – O Filme”, que acontecerá em uma das salas de cinema do Minas Shopping, no dia 18 de dezembro, às 21h, em uma sessão exclusiva para a imprensa e convidados. O convite é fruto de uma parceria com a equipe de marketing da distribuidora Imagem Filmes e o Minas Shopping.
O filme se passa em Guarulhos na década de 90. Dinho, Sérgio, Samuel, Júlio e Bento são garotos típicos da época com pouco dinheiro e muitos sonhos. Eles nem imaginam que o humor debochado e inteligente, tão característico do grupo de amigos, irá mudar suas vidas para sempre. De algumas tentativas fracassadas ao sucesso absoluto, em pouco tempo, eles se tornaram o maior fenômeno musical brasileiro da década: os Mamonas Assassinas.
O bloco foi contemplado com um total de 70 ingressos que serão utilizados em sua totalidade pelos seus percussionistas, integrantes da banda, da produção e organização. Todos os membros irão fantasiados ou com a camisa do bloco, que este ano traz o tema “Abra sua mente!” e homenageia a música Robocop Gay em um claro movimento de apoio a toda a comunidade LGBTQIA+.
Nome – O nome do Bloco veio dos próprios Mamonas. Creuzebeck era o apelido do técnico de som da banda e é citado por eles diversas vezes em suas músicas. O bloco nasceu em 2019 da vontade de um grupo de amigos seguirem tocando percussão em um bloco próprio após terem participado juntos de outro bloco de Belo Horizonte, e também de proporcionar para outras pessoas que nunca tocaram nenhum instrumento a oportunidade de serem membros de uma bateria de carnaval para poderem sentir a mesma emoção que sentimos no dia do nosso cortejo.
Para o repertório, foi escolhido a banda Mamonas Assassinas como tema principal, que é uma banda alegre, muito querida por todo tipo de público e que traz muitas memórias boas da infância e adolescência dos integrantes, além de não estar sendo representada por nenhum outro bloco. Mas, por possuírem um repertório pequeno, houve integração de músicas de outras bandas da mesma época e estilo. Para o carnaval de 2024, o bloco ampliará ainda mais seu repertório com o objetivo de incluir mais vocais femininos e novos ritmos para ser ainda mais diversos.
Em 2024, o O bloco “Atenção, Creuzebeck!” terá 70 pessoas na bateria, um pequeno crescimento em relação aos carnavais passados. E segue com o foco de receber pessoas que nunca tiveram a oportunidade de tocar um instrumento musical. Essa é a principal intenção do bloco: trazer as pessoas para o Carnaval, mostrar que todos têm a capacidade de aprender um instrumento e, principalmente, proporcionar a todos a experiência de fazer parte de um coletivo e de sentir a energia de produzir música.
Outra característica do Bloco é a diversidade entre nossos ritmistas. A bateria não faz distinção de gênero, etnia, faixa etária, orientação sexual, religiosa, classe social etc, pois seu grande propósito, além de ensinar, é integrar. Exatamente como os Mamonas Assassinas, o Bloco é uma verdadeira mistura de pessoas fazendo música e proporcionando alegria.
Em 2012, o bloco aborda um tema muito importante: “ABRA SUA MENTE”, uma das frases mais marcantes da música “Robocop Gay”, que foi composta em meados de 1991, mais de 30 anos atrás, quando a homofobia era muito presente no país e a comunidade LGBTQIA+ ainda era vista como uma “doença e monstruosidade”. A frase “Abra sua mente, gay também é gente” foi um marco e um ato revolucionário para a época. Os Mamonas Assassinas foram praticamente os primeiros a falar do assunto em TV aberta com alegria e naturalidade tendo em vista o enorme alcance que eles tinham. E faziam questão de afirmar: “É uma homenagem!”. Na letra fica claro que pessoas homossexuais “podem ser o que quiserem” e “estar em qualquer lugar”. E que ser gay é tão normal e trivial quanto “baiano falar oxente”
Serviço
Data: Segunda-feira, dia 18 de dezembro, às 21h
Onde: Minas Shopping
Instagram: @atencaocreuzebeck
Créditos das fotos: Vlad Fonseca