Inaugurada no último sábado, a tradicional iluminação natalina da Praça da Liberdade segue encantando o público até o próximo dia 6 de janeiro. O projeto Luzes de Natal da Praça da Liberdade integra a programação do Natal da Mineiridade. Serão 36 dias de luzes, espetáculos e imersões, atraindo um público de cerca de meio milhão de pessoas. Ao todo, serão criadas mais de 300 oportunidades de trabalho entre artistas e fornecedores. A ação é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com patrocínio da Cemig, a partir do projeto concebido, produzido e coordenado pela equipe da Casulo Cultura e Full Produções.
Neste ano, o projeto homenageia ícones das artes de MG e suas contribuições ao mundo. A proposta tanto da decoração quanto da programação tem como objetivo destacar riquezas e personagens que integram o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Ela evidencia o espírito criativo e libertário do povo mineiro e lança luzes, temas e conceitos inovadores e contemporâneos ao Circuito Liberdade. As ações se expandem além da Praça da Liberdade, incluindo o Palácio da Liberdade, que receberá cenografia especial e uma programação de shows ao longo de todo o período, e os prédios da UEMG e do IEPHA, que terão iluminação integrada à proposta artística da Praça. Na Praça José Mendes Júnior, uma feira da cozinha mineira funcionará diariamente entre 18h e 23h.
A programação deste ano reunirá tradição e inovação. Junto da iluminação de elementos arquitetônicos e paisagísticos da Praça, serão realizadas diversas ações artísticas, entre elas projeções com utilização de lasers, exposições e até mesmo uma instalação sonora. Uma réplica iluminada do 14 Bis, de Santos Dumont, pilotada pelo Papai Noel, e os profetas de Aleijadinho reproduzidos em neon são alguns dos atrativos que conectam a criatividade mineira ao clima de confraternização do Natal.
O Bom Velhinho inclusive estará presente entre os dias 02 e 23, sempre das 18h30 às 21h30, representado por um ator. De 30 em 30 minutos, haverá um show de neve, complementando a magia da experiência.
Com um espaço de 7.000 m2, a Praça da Liberdade possui uma importância histórica e um protagonismo que também pode ser conferido na Política, na Economia e na Cultura, impactando o desenvolvimento e a construção da identidade do povo mineiro. Em seu entorno, a arquitetura testemunha o percurso da vida na cidade e no tempo: a passagem dos primeiros anos da capital à cidade moderna e ao seu momento contemporâneo.
O Natal é certamente a festa popular mais celebrada em todo o mundo. De caráter universal, a festividade é capaz de promover a união dos povos e estimular temas como solidariedade, cuidado, empatia e a preocupação com o outro. A programação do Natal da Mineiridade 2023 foi pensada de forma inclusiva, com o objetivo de atrair pessoas de todas as idades e classes sociais. A experiência mágica de projeções, luzes, imersões Instagramáveis e da decoração típica da celebração ganhará ainda mais atrativos com a presença de uma série de elementos históricos, exaltando o tema Criatividade, contribuindo para tornar esta edição uma das mais memoráveis de todos os tempos.
Estrutura
Com direção artística de Danusa Carvalho e Joca Corsino, a iluminação da Praça da Liberdade – Natal da Mineiridade promete surpreender não apenas pela inovação em tecnologia como também pela conexão harmônica entre tradições natalinas e a história e personagens icônicos de Minas Gerais.
A Praça da Liberdade será transformada em um grande tabuleiro lúdico, dividida em cinco áreas que expressam elementos universais que dialogam com o Natal e a cultura de Minas. Elas abordam os temas Alma, Artes, Ciência e História, todas conectadas pela Alameda Travessia. Cada um desses espaços apresenta uma faceta dessa diversidade. No espaço Alma, por exemplo, os visitantes verão um presépio iluminado com a cena sacra em tamanho natural. No período natalino, o coreto vai abrigar a Casa do Papai Noel, ambiente com iluminação cênica e espetáculo de neve de 30 em 30 minutos. Um túnel iluminado em neon flex também vai proporcionar uma experiência imersiva e instagramável no espaço.
Homenagem a Aleijadinho com as silhuetas iluminadas dos 12 profetas do adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, instalações sonoras com transmissão de bandas, orquestras e outras expressões que fazem parte da história da música de Minas, alameda principal da Praça da Liberdade com “céu” de lâmpadas de LED, além de iluminações cênicas e projeções a laser, darão o tom do Natal da Mineiridade na Praça da Liberdade.
Os espaços
- Espaço Alma
Neste local estão presentes elementos típicos do Natal representados em luzes, como um presépio de neon em tamanho natural, e o Coreto da Praça, que se transformará na Casa do Papai Noel, incluindo um espetáculo com neve artificial, que será realizado a cada 30 minutos. Árvores de natal em grandes proporções e um túnel multicolorido complementam a experiência imersiva, criando um caminho mágico.
- Jardim da História
Prestará homenagem a um dos artistas mineiros mais reverenciados de todos os tempos, Aleijadinho. A reprodução iluminada dos Doze Profetas, conjunto de esculturas em pedra-sabão, produzidas entre 1800 e 1805 pelo artista para o adro da Igreja de Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas, será uma atração à parte. O Chafariz, outro ponto que chama bastante atenção do público, receberá uma intervenção com uma tecnologia de luzes que são acionadas de forma sequenciada, simulando pássaros em revoada.
- Jardins das Artes
Contará com reproduções de obras de arte do acervo da futura Pinacoteca de Minas Gerais, com um recorte que remete ao Natal, em painéis de led, proporcionando um espetáculo à parte. O espaço conta, ainda, com uma instalação sonora que homenageia a tradição musical do Estado. Criada com tubos de PVC e inspirada no trabalho do Grupo Uakti, um dos maiores exemplos da criatividade brasileira na música, a instalação celebra o toque dos sinos das igrejas e o ofício dos sineiros, parte patrimônio histórico imaterial de MG. O Jardim das Artes também receberá reproduções em neon de parte do conjunto arquitetônico de maior destaque em BH, como Mineirão, Viaduto Santa Tereza, Edifício Niemeyer, Serra do Curral e Igreja da Pampulha, entre outros.
- Ciências:
No quadrante dedicado à Ciência, a fonte da Praça será transformada por projeções a laser multicoloridas proporcionando um show de luzes em suas águas.
- Alameda Travessia:
Ela conecta todas as áreas da Praça da Liberdade, criando um céu de estrelas, e recebe escultura criada pelo artista plástico Zé do Arame, de Ouro Preto, uma reprodução do 14 Bis em homenagem a Santos Dumont, que se veste de Papai Noel e distribui presentes. A escultura conta com iluminação cênica com transições de cores, tornando-a dinâmica.
Em cada um destes espaços acima, haverá a presença de um QR Code, com audiodescrição e informações complementares sobre cada uma das obras/intervenções. A programação se estenderá até 6 de janeiro, quando haverá um grande encontro de Folias de Reis marcando o encerramento do Natal da Mineiridade 2023 em cortejo de celebração às tradições populares.
Programação cultural
Importante ressaltar a programação cultural realizada no Circuito da Liberdade, que inclui shows, cantatas, fotos com Papai Noel, além do Palácio da Liberdade, que podem ser acompanhadas nos centros culturais que integram o complexo cultural da Praça.
Sustentabilidade
O projeto Natal da Praça da Liberdade trabalha com iluminação de baixo consumo utilizando leds e neon, além de outros sistemas bastante potentes e econômicos que poderão ser conferidos desde a árvore de Natal até os quadrantes temáticos. Os lasers que serão utilizados também dispõem de bateria própria, visando reduzir ainda mais o consumo. O sistema que vem sendo desenvolvido permite uma redução significativa no consumo de energia elétrica, contribuindo para tornar o show de luzes um evento com baixíssimo consumo de energia.
Pinacoteca Cemig Minas Gerais
A produção artística do acervo de cerca de seis mil obras do Estado de Minas Gerais celebra a chegada do Natal e a criação da Pinacoteca Cemig Minas Gerais. A expressividade das obras escolhidas, inspiradas no espírito natalino, traduz aqui a afetividade do encontro das famílias e dos amigos.
A Pinacoteca se tornará um importante espaço para mostrar a arte e a cultura do estado, desempenhando um papel na preservação e exposição das diversas manifestações artísticas. Isso não apenas enriquece a compreensão da herança cultural local, mas também proporciona à comunidade a chance de se envolver e se inspirar na criatividade de artistas tanto de MG como de outras regiões.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.
A produção artística do acervo de cerca de seis mil obras do Estado de Minas Gerais celebra a chegada do Natal e a criação da Pinacoteca Cemig Minas Gerais. A expressividade das obras escolhidas, inspiradas no espírito natalino, traduz aqui a afetividade do encontro das famílias e dos amigos.
A Pinacoteca se tornará um importante espaço para mostrar a arte e a cultura do estado, desempenhando um papel na preservação e exposição das diversas manifestações artísticas. Isso não apenas enriquece a compreensão da herança cultural local, mas também proporciona à comunidade a chance de se envolver e se inspirar na criatividade de artistas tanto de MG como de outras regiões.