“Conceitualmente, [contraste] é uma forma de identificar as diferenças e ressaltar sua importância, celebrar seu valor”, diz Lívia. A artista observa que por meio do contraste há a possibilidade da análise e “por isso, é ainda uma maneira de escancarar conexões inesperadas. Seja como for, o contraste me encanta por ser uma maneira de ver, de colocar as coisas em perspectiva e enxergar além”, atesta a fotógrafa.
As imagens expostas são em preto e branco porque, segundo Lívia, revela novas perspectivas. “Estamos muito acostumados a assimilar o mundo por meio das cores. Ao nos privarmos dessa ferramenta, somos obrigados a apelar para outros recursos”, observa a artista. Lívia afirma que a ausência das cores faz com que os olhares prestem mais atenção às simetrias ou assimetrias, texturas e outras composições. “Então, o preto e branco nos ajuda a perceber as discrepâncias entre o mundo natural e o construído, mas também a assimilação de um mundo pelo outro”, aponta a fotógrafa.
Sobre a arte da fotografia
Lívia diz que a fotografia é um meio de arte amplo e de fácil acesso. “Acho que a fotografia é, hoje em dia, um dos meios de arte mais democráticos, e eu acredito nessa acessibilidade”, observa. A artista entende que há formas de fotografias que atualmente são mais caras, como é o caso da analógica. “Mas é possível fotografar e até editar com o celular, e essa fotografia não deixa de ser arte se está ajudando alguém a se expressar”, atesta Lívia. Além disso, a fotografia é uma arte versátil e com “possibilidades ilimitadas”, revela.
Para Lívia, a fotografia é uma forma de expressão pessoal. “Faz parte da minha vida por quase metade dela. É ao mesmo tempo meu esconderijo e meu peito aberto, é minha ferramenta, minha maneira de enxergar as coisas, de encontrar recortes que façam sentido num mundo caótico e superestimulante. É meu atalho pra conhecer a mim mesma”, diz.
O objetivo de Lívia com a exposição Contraposto é trazer à baila a discussão da beleza. “Espero que os visitantes saiam com um olhar mais apurado para os seus próprios recortes de beleza, com a sensação de que é possível encontrar poesia em todas as esquinas e nos olhos das pessoas com quem cruzamos todos os dias”, deseja a artista.
Serviço
Exposição “Contraposto”, de Lívia Cristina LC
Data: de 6 de novembro a 6 de dezembro de 2023
Local: av. dos Bandeirantes, 2.323, Serra, no Minas II
Horário: de segunda a sexta, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h