sábado, dezembro 21, 2024
HomeAgência Grupo ConteúdoBrasilQuitar financiamento é uma boa opção?

Quitar financiamento é uma boa opção?

Saiba quais são os benefícios de se livrar dessa dívida

 

O sonho de quem compra um imóvel através do financiamento é se livrar dessa dívida e quitar o quanto antes. Com essa atitude é possível ter alguns benefícios muito interessantes, incluindo a redução do tempo total necessário para quitar a conta, é claro. O pagamento de parte ou todas as parcelas futuras de uma dívida, pode ser feito a qualquer hora, o direito está previsto no artigo 52 do Código do Consumidor.

Thiago Lodi Bechelany, Gerente Comercial de Vendas da QUARTZO, explica que quitar o financiamento levanta questões para muitas pessoas, especialmente porque é uma questão financeira pessoal e pode colocar algum dinheiro em risco. “A utilização de um dinheiro aplicado para realizar o pré-pagamento do financiamento imobiliário pode ser uma alternativa para os compradores reduzirem despesas. No entanto, antes de tomar essa decisão, você precisa realizar alguns cálculos matemáticos. O ponto de partida é analisar os indicadores de reajuste dos contratos de financiamento imobiliário, o estoque de investimentos e o saldo devedor”, afirma.

Possuindo essas informações, é importante comparar o percentual de retorno financeiro anual do montante aplicado, com o percentual de juros cobrado na dívida imobiliária no mesmo período. “Se, no ano, o índice de correção do investimento for inferior à taxa de juros do financiamento, antecipar o pagamento do saldo do empréstimo do imóvel é uma boa opção”, complementa o Gerente Comercial.

Dessa forma, o que deve ser colocado na balança em relação à liquidação de contrato de financiamento, é o rendimento que se ganharia caso fosse usar o valor numa aplicação ou realizar algum outro tipo de investimento, como por exemplo, abrir uma empresa. E ainda, realizar essa comparação após ter a certeza de possuir uma reserva emergencial, que possa cobrir os gastos mensais por alguns meses.

Benefícios de quitar o imóvel antes do prazo

Economia de juros;
Redução do custo total;
Liberdade financeira;
Maior patrimônio líquido;
Maior segurança financeira;
Flexibilidade financeira;

Possibilidade de venda facilitada.Fonte: Thiago Lodi Bechelany é um experiente Gerente Comercial de Vendas com uma sólida formação acadêmica que inclui um diploma de Administrador de Empresas pela Universidade Una e um MBA em Gestão de Negócios pela renomada Fundação Dom Cabral.

Foto: Reprodução | Internet

Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo, pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP e Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments