O município de Vespasiano (MG) recebe, aproximadamente, quatro mil livros para serem distribuídos em 38 instituições públicas de educação da rede municipal, beneficiando 4.412 crianças. Cada instituição recebe um conjunto com 100 títulos de literatura para crianças, jovens e adultos. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Itaú Social, com a proposta de fortalecer a atuação de docentes como mediadoras de leitura e aproximar as crianças do universo literário e da cultura escrita.
De acordo com os dados do último Censo Escolar, apenas 31% das instituições públicas de Educação Infantil têm bibliotecas e 23% contam com sala de leitura. A gerente de Implementação do Itaú Social, Cláudia Sintoni, destaca como a literatura pode impactar no desenvolvimento da criança.
“O contato com o livro na primeira infância está diretamente associado à aquisição da habilidade da leitura durante as próximas etapas da Educação Básica. Além disso, quando essa aproximação ocorre por meio da mediação de leitura com um adulto com o qual possui um vínculo, a experiência se torna ainda mais significativa, estimulando a aprendizagem, a imaginação, a criatividade e a empatia para lidar com sentimentos e emoções, tornando-se uma ótima oportunidade para a construção da identidade da criança”, conclui.
Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2022 mostram que quatro a cada dez crianças (40,8%), entre seis e sete anos, não sabem ler e escrever. Além disso, o resultado da pesquisa do Pacto pela Alfabetização, do MEC (Ministério da Educação), realizada em 2023, destaca que 56% dos estudantes não são alfabetizados na idade certa e apenas 43% apresentam níveis adequados de alfabetização no final do segundo ano do Ensino Fundamental.
Formação
A cidade mineira conquistou 5.6 e 5.2 para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, respectivamente. O resultado é próximo à média nacional de 5.8 e 5.1. Segundo o atual PNE (Plano Nacional de Educação), até 2024, todas as escolas municipais devem ter uma nota superior a seis.
Para qualificar o uso do livro nas instituições de educação infantil, o Itaú Social oferece, para equipe técnica da secretaria Municipal de Educação e docentes, o percurso Cultura Escrita, com destaque para uma formação sobre Mediação de Leitura na Educação Infantil, desenvolvida com apoio técnico da “A Taba”, com encontros on-line ao vivo, atividades práticas e mediação.
O percurso conta ainda com dois cursos autoformativos gratuitos para quem deseja conhecer mais sobre práticas literárias, são eles: “Infâncias e Leituras” e “Mediação de literatura infantil digital”. Ambos estão disponíveis no Polo, o ambiente virtual de aprendizagem do Itaú Social, para todos os públicos. Ao final, será promovido um encontro presencial entre participantes com a proposta de trocar experiências e práticas no município.
Parceria antiga
A rede de ensino de Vespasiano também recebeu o programa “Mentalidades Matemáticas”, desenvolvido pelo Itaú Social em parceria com o Instituto Sidarta. A iniciativa é inspirada na abordagem de mesmo nome, criada pela professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA), Jo Boaler. Desde 2022, são realizadas formações para docentes e equipe técnica sobre possíveis estratégias para tornar o ensino da disciplina mais atrativo aos estudantes.