Cemitério mais uma vez inicia celebrações do Dia de Finados no dia 1° de novembro e mantém programação diversificada para as homenagens.
Oficina infantil, palestras, eventos de arte e atividades lúdicas durante todo o dia 2 de novembro.
Stael Veiga, estará presente no Bosque para falar sobre o luto, transformando momentos difíceis em lembranças leves e sensíveis, cultivando conexões genuínas e calorosas. Uma conversa humanizada através do acolhimento e olhar compassivo. O evento, previsto para às 15:30hs da quarta-feira, dia 1° de novembro, abrirá as celebrações do Dia de Finados seguido por uma missa às 17h e posteriormente uma bela homenagem – Iluminando a Saudade, para todos os entes queridos ali sepultados. Um momento único e singular deixará o lago do cemitério iluminado com velas e acendendo a luz dos nossos sentidos, no interior dos nossos corações.
Com o tema “Cultivar Lembranças – Semear Lembranças é valorizar a vida”, o Bosque da Esperança, promoverá na quinta-feira, dia 2 de novembro, mais duas palestras com Stael Veiga, às 9:00hs e às 16:00hs e atividades de homenagens muito especiais para crianças com monitoria e direcionamento de especialistas, que ajudam no enfrentamento das perdas. Ainda no dia 2 de novembro, foram organizadas missas às 8h, 11h e 15h, além de diversas atividades para expressar o sentimento e homenagear a lembrança dos entes que partiram.
“O Bosque da Esperança tem por missão cuidar e acolher em todos os momentos do luto e entendendo nosso papel, buscamos proporcionar às famílias, principalmente nesse dia de Finados, momentos de expressão da dor e acolhimento, pois sabemos que a morte, muita das vezes, descontrói nossas crenças, nossas certezas e nossas convicções; e o importante é homenagear mantendo vivo o legado dos entes queridos permanecendo latente em nossos corações”, afirma o Diretor Ricardo Ribeiro.
No dia 2 de novembro, Finados, o Bosque da Esperança espera receber mais de 20 mil pessoas. E entre elas também fãs do cantor Wando, do cantor Vander Lee, que estão sepultados no cemitério Bosque da Esperança.
Chuva de Pétalas
A tradicional chuva de pétalas está programada para acontecer no dia 02 de novembro com a chegada do helicóptero às 10:15hs. Um momento sempre esperado por todos há mais de 34 anos.
A escola musical de jovens aprendizes, Orquestra Criarte vai se apresentar juntamente com o espetáculo da chuva de pétalas.
Reflorescendo Memórias
“Cultivar Lembranças – Semear Lembranças é valorizar a vida.”
O projeto Reflorescendo Memórias vem de encontro com tema abordado para este ano na celebração de Finados.
Iniciado no finados de 2022, com o objetivo de cobrir 2.000 m2 com mudas de espécies nativas do Cerrado, em respeito à Área de Proteção Permanente (APP), este projeto do Bosque transformou-se em um projeto de acolhimento, renascimento, continuidade e perpetuação de memórias.
O convite é endereçado aos enlutados: plantar com seu amor a nova vida. Um novo espaço de vivências, confidências, toque, cheiro, vibração e amor será designado para o plantio de novas 170 vidas pulsantes.
O seu amor pode se transformar em vida que brota, cresce, floresce, perfuma. Um ponto de encontro, de diálogo, de confidências, de abraço e de energias que revitalizam a alma.
A árvore plantada dá vida às suas memórias, na mesma proporção em que estas memórias, vivas, dão sentido à sua vida.
Um lugar no futuro onde seu ente querido está presente.
O luto infantil
Novamente as crianças terão um espaço especial neste Finados. Durante a realização de missas, de manhã e à tarde no cemitério, serão montadas oficinas infantis sobre a vivência do luto. Uma equipe dedicada estará à disposição para reunir as crianças e lhes proporcionar dinâmicas para a elaboração do luto. As atividades passam por contação de histórias, espaço de leitura, criação de mensagens escritas e desenhos, que estimulem a reflexão, o diálogo e a compreensão da perda.
Programação nos dias 1 e 2 de novembro
01 de novembro, Dia da Todos os Santos, quarta-feira
15:30hs Palestra com Stael Veiga
17:00hs missa católica seguida de homenagem aos entes queridos sepultados
18:00hs Iluminando a Saudade
02 de novembro, Finados, quinta-Feira
8:00hs missa católica seguida de homenagem aos entes queridos sepultados
9:00hs Início das Atividades infantis** (criação de mensagens escritas, desenhos e pintura de rosto.)
9:00hs Palestra com Stael Veiga
10:15hs Chuva de Pétalas – tradicional homenagem do Bosque com o sobrevoo do helicóptero espalhando as pétalas de rosas, num belo e perfumado espetáculo*
11:00hs missa católica seguida de homenagem aos entes queridos sepultados
13:00hs Retorno das atividades infantis (criação de mensagens escritas, desenhos e pintura de rosto.)
15:00hs missa católica seguida de homenagem aos entes queridos sepultados
16:00hs Palestra com Stael Veiga
17:00hs Encerramento
*Durante todo o evento Apresentação musical com Orquestra da Escola Criarte
** Atividade Infantil terá início às 09h00 – Balões, desenhos, pintura de rosto e teatro, além da pipoca e algodão doce que compõem a atividade que se estenderá até às 16h00.
*** Reflorescendo Memórias terá início em 2 de novembro com liberação de horários e quantidades específicas ao longo de todo o dia a ser anunciado durante as missas e palestras.
O Grupo Musical Nosso Tom estará presente em todas as celebrações das missas no dia de Finados.
Bosque da Esperança
O Bosque da Esperança Cemitério Parque tem 500.000 m2, sendo que 70.000 m2 são de bosque natural e preservado. Atualmente com mais de 36 mil sepultados. Toda estrutura está sendo montada para facilitar o acesso, sendo que os carros devem dirigir-se e entrar pela portaria nº2, localizada à Rua Tipuana.
Para quem for de carro, o Bosque da Esperança possui estacionamento gratuito limitado para 1000 carros com apoio de equipe interna orientando sobre fluxo de veículos.
Com fácil acesso e localização, informamos algumas linhas de ônibus que chegam até o Bosque da Esperança, partindo do centro:
Estação Tamoios – MOVE 62 / 65 / 66: descer na estação Vilarinho e pegar os ônibus circulares 736, 737, 738 e 739.
De metrô – pegar sentido estação Vilarinho e posteriormente pegar os ônibus circulares 736, 737, 738 e 739.
Floricultura e Cafeteria
Em suas dependências dispõe de uma completa e diferenciada Floricultura com grande variedade de belíssimos buquês, orquídeas e arranjos para homenagens … além de uma cafeteria.