A 13a edição do projeto estreou na Virada Cultural e ainda acontece em mais 3 momentos este ano
O Festival Durante, é um evento de performance que acontece desde 2016, em Belo Horizonte. Idealizado por um coletivo de artistas, busca aproximar a arte contemporânea do público. Nele, várias performances acontecem simultaneamente, durante um período de tempo específico. “Um dos principais objetivos é descentralizar a arte, tornando-a acessível a todos. O evento ultrapassa os espaços tradicionais das artes, promovendo ações educacionais artísticas e atividades inovadoras” conta Cesco Napoli, um dos integrantes. “A performance é o ponto central do Festival Durante,. Ela possibilita a expansão dos processos criativos e conceituais, alcançando um público mais amplo e estimulando uma abordagem crítica e perceptiva”, completa.
O resultado da Convocatória do 13° Festival Durante acaba de ser divulgado. Foram selecionadas seis performances presenciais e nove vídeos performances no formato reels (Instagram). Nesta edição, o festival se expandirá com diálogos entre música, dança, poesia e educação. “Foram mais de 100 inscrições nas duas modalidades, presencial e videoperformance. Tivemos longas conversas e debates para selecionar os 15 trabalhos que farão parte do 13º Festival Durante,” explica Cesco Napoli.
Três selecionados participarão da próxima etapa do projeto no dia 22/09 na Gruta. Outros três, fazem parte da série de apresentações que acontecerão na Casa do Baile no dia 22/10. Já os outros nove participam de forma online.
22/09 – Gruta
– Jandires: Eli Nunes Monteiro
– Cálice de Pedra: Sara Não Tem Nome
– Refluxo: Thalita Motta Melo
20/10 – Casa do Baile
– Experimento do Ócio: Diez e Cristiano Belarmino
– Digestão: Maria Ambuá e Izabella Coelho
– Percusinos: Moisés da Silva Melo
Videoperformance para reels (IG)
– Mãos: Antônio Ornellas
– Território Inventado: Cristianne de Sá
– Internet live: Hyu
– Fragmentos Efêmeros: Larissa Teixeira Noé
– O que a gente faz com o medo?: Lígia Morase
– Afiade: Mone de Melo
– Fome: Núclea de Pesquiza Tranzborde
– Fios e Voz: Tatiana Duarte
– Eco Faz Um Feat. Com Narciso, É Tudo Fake É Tudo Farsa: Xikão Xião
SOBRE O DURANTE,
O “Durante,” é um festival de performance que teve sua primeira edição em 2016. Ele foi criado em Belo Horizonte, por um coletivo de artistas, com o intuito de aproximar a arte contemporânea do público geral. Um espaço de tempo é demarcado e nele várias performances são apresentadas simultaneamente, para, em um segundo momento, acontecer um bate papo entre os artistas, estudantes e público. Foram realizadas onze edições, todas com entrada gratuita e abertas ao público, com a participação de mais de 50 artistas.
“O festival sempre buscou discutir questões atualizadas da arte de forma inclusiva e participativa, fomentando ações educacionais e atividades artísticas propositivas que transcendem os espaços padronizados, habituais e oficiais das artes, descentralizando o acesso à arte e ao conhecimento produzido por ela” explica Cesco Napoli, um dos idealizadores.
Assim, uma vez que o universo das artes normalmente fica restrito aos muros da academia, a possibilidade de expandir, descentralizar e dar acesso ampliado aos processos de criação e conceituação gera uma ação inclusiva – perceptiva e crítica – sobre a capacidade da arte atual atingir o público em geral.
Sua 13ª edição acontece em três etapas, durante o segundo semestre de 2023, em agosto na Virada Cultural, em setembro na Gruta e em outubro na Casa do Baile.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.